Home / Animais / Como Fazer um Formigueiro em um Pote de Vidro?

Como Fazer um Formigueiro em um Pote de Vidro?

As formigas são uma parte vital do ecossistema e contribuem para a saúde dos ambientes em todo o mundo. Quando encontradas em seus habitats naturais, as formigas estão ocupadas limpando o solo de matéria orgânica, como animais mortos e insetos mortos. Eles também limpam o lixo das folhas, criam solo superficial fértil e são uma parte essencial da cadeia alimentar.

Em vez de ouvir através dos canais auditivos, as formigas “ouvem” sentindo vibrações no solo. Sensores especiais nos pés e nos joelhos ajudam as formigas a interpretar os sinais do ambiente. Eles também usam suas antenas e os pelos em seu corpo para se sentirem ao redor enquanto buscam comida.

A Colônia

Você pode ver uma linha de formigas forrageiras ou uma única formiga à procura de comida, mas isso é apenas arranhar a superfície de uma colônia de formigas. Colônias de formigas são unidades familiares intrincadas, numeradas em milhares ou milhões. As colônias de formigas trabalham juntas para criar ninhos elaborados onde se reproduzem, criam jovens e armazenam alimentos.

Colônias de formigas existem literalmente em todas as formas e tamanhos. Algumas espécies vivem em colônias de apenas algumas dúzias de formigas; no entanto, a colônia média de formigas contém milhares de formigas individuais. Colônias menores vivem em fendas naturais ou aberturas, enquanto colônias maiores criam vastos ninhos e buscam alimentos e suprimentos. Há também super colônias ao redor do mundo que podem conter mais de 300 milhões de indivíduos.

Os Ninhos

Ninhos de formigas são únicos para as espécies de formigas que os criam. Por exemplo, os trabalhadores das formigas do exército formam um ninho de seus próprios corpos para proteger a rainha e os jovens, enquanto as formigas-aranhas criam ninhos enterrando-se em árvores mortas e na madeira danificada de uma casa. E, as formigas-de-fogo constroem um ninho subterrâneo a uma profundidade de 2 metros com um monte de sujeira no ninho que pode ter até dois metros de altura.

Agressividade

Há colônias de formigas agressivas e há colônias dóceis que só defendem seus ninhos quando ameaçadas. As formigas-de-fogo são algumas das espécies de formigas mais agressivas e podem picar e morder, causando danos aos seres humanos. A maioria das mordidas e picadas de formigas é menor, mas algumas pessoas têm reações alérgicas graves, portanto, deve-se tomar cuidado ao lidar com colônias de formigas.

Estrutura Social

A estrutura de uma colônia de formigas Uma colônia de formigas é a definição de estrutura. Existem castas ou grupos de formigas que realizam diferentes tarefas dentro da colônia. Essas castas incluem rainhas, machos e trabalhadores. As formigas-rainhas são responsáveis ​​pela postura dos ovos; os machos são necessários para a reprodução, mas morrem logo depois de se acasalarem; e formigas operárias são fêmeas que buscam comida e cuidam dos filhotes dentro do ninho. Todas as castas trabalham juntas para manter a colônia saudável.

As formigas são insetos muito sociais e dividem empregos entre diferentes tipos de formigas em cada colônia. A rainha ou rainhas têm apenas um emprego – colocar ovos. Todas as outras formigas são trabalhadoras; eles alimentam as larvas, tiram o lixo da colônia, procuram comida e suprimentos, ou defendem o ninho. O único trabalho das formigas masculinas é acasalar com a rainha.

Como Fazer um Formigueiro em um Pote de Vidro?

Possuir uma colônia de formigas de estimação pode realmente ser uma das experiências mais intrigantes, educativas e recompensadoras. Há várias coisas para saber, a fim de cuidar adequadamente de uma colônia de formigas de estimação:

Raças Diferentes no Mesmo Espaço

Não, eles vão guerrear e haverá mortes. Até mesmo formigas da mesma espécie de uma colônia diferente lutarão. As colônias identificam membros dentro de sua colônia com um distinto aroma de colônia, e qualquer formiga que não carrega esse cheiro é considerada um inimigo. Nunca misture suas formigas!

Formigueiro em Pote de Vidro
Formigueiro em Pote de Vidro

Como Escolher uma Espécie

Existem literalmente milhares e milhares de espécies de formigas no mundo. Em uma única região pode haver até milhares de espécies, então é impossível dizer qual espécie é mais fácil de manter. Por sorte, no entanto, quase todas as espécies encontradas podem ser mantidas com sucesso em um ambiente cativo com os cuidados, alojamento, equipamentos e condições corretos.

Iniciando a Colônia

Uma configuração adequada de formigas consiste em duas unidades conectadas por meio de um tubo. Primeiro, você precisará do que é conhecido como  formicarium , a área em que sua colônia de formigas irá se aninhar, onde a rainha e sua cria viverão e os trabalhadores irão comungar. Você também terá que anexar o formicarium ao que é chamado de outworld, que simula o mundo exterior, onde as formigas vão buscar comida e estabelecer seus locais de lixo e cemitério.

Na natureza, as formigas deixam seus ninhos para procurar alimentos. Eles têm um sistema usando feromônios (substâncias químicas biológicas usadas para comunicação entre formigas) que permitem que as formigas localizem onde a comida pode ser encontrada uma vez que uma única formiga a descubra. Naturalmente, as formigas serão compelidas a deixar seu ninho e levar comida para o resto da família, o que deixa você com a divertida tarefa de criar um mundo exterior para elas, onde elas podem passear e procurar por comida. É um método muito melhor e mais natural para alimentar suas formigas do que ter que abrir seu formigueiro e arriscar fugas e outros aborrecimentos.

Uma Receita Simples:

Coloque uma camada de 1 polegada (2,5 cm) de areia úmida num frasco de vidro grande (acima de 20 cm. de altura e largura) com tampa;

Encontre um formigueiro em um local seco onde o solo esteja solto, e aprisione algumas formigas (umas dez formigas grande);

Coloque as formigas num outro pote de vidro (maionese grande) que seja pelo menos a metade do vidro maior. Coloque este frasco de cabeça para baixo na areia dentro do frasco maior e coloque a tampa no frasco maior;

Preencha o espaço entre os dois frascos com a areia úmida;

Faça furos na tampa do frasco para circulação de ar. Cubra o topo com gaze, presa com a corda ou elástico;

Observe as formigas escavando a areia por alguns dias.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *