Home / Animais / Como Identificar Uma Cobra Jararaca e Evitar Acidentes

Como Identificar Uma Cobra Jararaca e Evitar Acidentes

A jararaca ou Bothrops jararaca é muito conhecida no Brasil por ser uma cobra peçonhenta e é pertencente a família Viperidae.

Esta espécie pode ser encontrada em diversas regiões da América Central, sendo que são mais comumente vistas em países da América do Sul, como o Paraguai, Argentina e o Brasil.

Já aqui em terras brasileiras, a jararaca pode ser encontrada em diversos estados como a Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina, Paraná e em regiões de Cerrado ou da Mata Atlântica.

Por aqui podem ser encontradas com uma maior freqüência cerca de 7 subespécies, cuja ocorrência também irá variar de acordo com a região do país. São elas:

  • Jararaca verde
  • Jararaca da seca
  • Jararaca do Norte
  • Jararaca Ilhoa
  • Jararaca da Mata
  • Jararacuçu
  • Jararaca Cruzeira

Todas elas são peçonhentas, ou seja, possuem veneno e podem ser encontradas até mesmo em regiões rurais, onde há plantação, e em alguns casos em regiões próximas ao perímetro urbano.

Tal característica, aliada a desatenção ou ao desconhecimento, faz com que essa espécie de cobra seja responsável por um número razoável de acidentes. Sendo que, em alguns casos específicos a sua picada pode levar até a morte.

Embora sejam perigosa, a jararaca possui grande importância para a manutenção do equilíbrio ecológico, ajudando até mesmo no controle de pragas, já que se alimenta de pequenos roedores. Sendo assim, não é algo legal sair matando um animal selvagem por ai.

Já que a melhor forma de evitar problemas com esses animais é a calma e a informação, surge então a seguinte pergunta: Como identificar uma cobra jararaca? É isso que iremos ver a seguir.

Como Aprender a Identificar uma Cobra Jararaca?

Bom, como já falamos anteriormente, existem 7 espécies principais de cobras jararacas. Porém, as características dela podem variar e muito quanto ao tamanho e a cor e por isso pode ser mais difícil aprender a identificar uma cobra jararaca.

Em média elas podem atingir até 1,20 de comprimento, sendo que as fêmeas costumam ser maiores e mais pesadas que os machos. Dependendo da espécie e da região, podem apresentar em suas escamas tons de cinza, verde, pardo, marrom e amarelo.

Já a sua região ventral quase sempre possui uma cor clara e única que se estende por todo o seu comprimento. Já as suas escamas de forma geral apresentam um desenho em “V” bem característico.

Cobra Jararaca Enrolada na Árvore
Cobra Jararaca Enrolada na Árvore

Porém, existem algumas características específicas das cobras peçonhentas em geral, que em conjunto permitem que seja feita a sua identificação. Tais características também podem valer para aprender a identificar uma cobra jararaca.

  1. Presença de fosseta loreal

Este é uma estrutura presente entre os olhos e narinas das serpentes, que permite a identificação de mudanças de temperatura. Tal estrutura auxilia na captura de animais para a sua alimentação.

  1. Cabeça triangular
    Cabeça da Jararaca
    Cabeça da Jararaca

De uma forma geral, as serpentes são conhecidas por terem a sua cabeça em formato de um triângulo e bem destacadas em relação ao restante de seu corpo.

  1. Escamas

Salvo a exceção da cobra coral verdadeira, a grande maioria das cobras venenosas possuem escamas bem pontudas e alongadas.

  1. A maioria delas possuem hábitos noturnos

Possui hábitos normalmente noturnos, embora possam ser avistadas durante o dia e dificilmente se enrolam em árvores. Por esse motivo, na grande maioria das vezes, essas cobras são avistadas no chão, camuflada em montes de folhas.

Por Que Elas Atacam?

Na grande maioria das vezes ela fica camuflada e por esse motivo não é possível identificar a cobra jararaca. Pelo fato de não a enxergarmos, muitas das vezes acabamos nos aproximando muito do animal, fazendo com que ela se sinta ameaçada e nos ataque.

O problema é que ao contrário de algumas outras espécies que costumam fugir quando se sentem ameaçadas, a cobra jararaca tem o hábito de armar o seu bote e atacar a sua possível ameaça, sem pensar duas vezes.

Além de esta espécie ser a responsável pela maioria dos acidentes com cobras registrados no Brasil, a sua picada possui uma característica diferente de algumas outras espécies, fazendo com que o caso seja um pouco mais grave.

Quando vai atacar, a jararaca acaba projetando as suas presas inoculadoras de veneno para fora, fazendo com que ela consiga injetar uma quantidade maior de veneno em sua vítima.

Qual é a Ação do Veneno da Jararaca no Corpo Humano?

Além de causar uma grande dor na pessoa picada, pode haver ainda alguns outros sinais e sintomas que podem se agravar levando o indivíduo à morte caso não receba o soro antibotrópico. Entre os sintomas estão:

  • Dor
  • Edema local
  • Sangramentos no local, gengivas e ferimentos já pré-existentes
  • Necrose local

Em casos mais graves, onde o atendimento é demorado ou o mesmo não receba o antígeno, devido a necrose a pessoa pode ter o membro afetado amputado ou então evoluir para a morte devido à hemorragia.

Como Evitar Acidentes com Cobras Jararacas?

Bom, embora saber como identificar uma cobra jararaca possa ajudar a evitar um acidente ou outro. Mas a verdade é que na grande maioria das vezes, quando a vemos, o acidente já está prestes a acontecer ou até mesmo já ocorreu.

Por esse motivo, principalmente ao adentrar locais que são habitats naturais das jararacas, toda a atenção é necessária. Sendo assim, recomenda-se que seja feito sempre o uso de calças compridas e de botas de cano alto e resistentes.

Além disso, deve se olhar sempre o local onde você irá pisar, evitando principalmente pisar em montes de folhas ou locais com galhos acumulados.

Agora se mesmo tomando todos esses cuidados, você ainda assim sofrer algum acidente relacionado a essa cobra, é extremamente indicado que seja procurado o hospital mais próximo com urgência.

E ai? Gostou de saber como identificar uma cobra jararaca e saber um pouco mais sobre os seus hábitos e características? Caso queira saber mais sobre o veneno da cobra Jararaca recomendamos o texto “Picada de Cobra Jararaca Pode Matar?

E para ficar sempre por dentro de assuntos referentes ao mundo das plantas, animais e da natureza, continue conferindo o blog Mundo Ecologia.

Veja também

Galinhas Ornamentais Gigantes e em Miniatura

Já ouviu falar das chamadas galinhas ornamentais? Também chamadas de exóticas, elas nada mais são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *