Home / Animais / Armadilhas Para Lacraias e Medidas de Combate

Armadilhas Para Lacraias e Medidas de Combate

Há pessoas que simplesmente se aterrorizam com a presença de bichinhos inconvenientes dentro de casa. Há quem tenha mesmo fobia. Precisamos compreender que, de fato, certas presenças são muito inconvenientes.

Porque Lacraias Entram nos Lares?

A necessidade de um abrigo é uma das características mais naturais em qualquer ser vivo. Seja para se proteger de condições climáticas, seja pra criação de filhos, os seres vivos sempre procurarão um lugar adequado pra suprir suas necessidades.

O homem é o ser vivo mais invasor do ecossistema. Seus hábitos de construção nunca levam em consideração a que ponto invadiram e perturbaram um habitat natural que já pertencia a outra espécie antes dele surgir ali.

Invariavelmente, portanto, as construções humanas são edificadas sobre o que já era a moradia de uma vasta moradia de espécies e não é de admirar então que velhos hábito permaneçam nesse antigos proprietários do solo invadido.

Iguais aos humanos, outros seres vivos tendem a se alojar e permanecer no ambiente que lhes propicia o que precisam pra sobreviver, em geral a provisão de alimentos. As lacraias dependem de umidade e muitos insetos.

Portanto, se a sua residência tem a presença de lacraias, certamente elas encontram nesse ambiente as condições ideais de sobrevivência e permanecerão aí. Lacrais podem nidificar e se reproduzir em seu habitat escolhido por seis ou sete anos.

Há Como Evitar as Lacraias?

O ditado popular diz que é sempre melhor procurar prevenir do que depois ter de remediar em consequência. Então há sim o que pode ser feito para evitar que a lacraia se interesse por sua residência e decida se alojar nela.

Como já foi dito, as duas principais situações desejáveis pra as lacraias envolve umidade e alimentação. Então, a melhor prevenção que se deve tomar para evitá-las é o básico dos básicos: manter o seu ambiente limpo e seco.

Há aqueles cômodos na casa cuja umidade é padrão: banheiros, lavatórios, etc. Certifique-se de sempre providenciar que sejam secados após o uso e nunca permita acúmulo de umidade em qualquer cômodo (isso envolve também sótãos, porões, armários, dispensas, etc).

Outro meio importante de prevenção é o zelo em não deixar restos de comida em qualquer lugar na residência. Isso atrairá insetos como baratas que, consequentemente, poderão atrair as lacraias como seus predadores.

Manter o ambiente de seu lar limpo e organizado, portanto, é a melhor prevenção no combate a esses bichinhos indesejáveis. Lixo, roupas desarrumadas e jogadas, acúmulo de tens desorganizados em baús, sótãos, armários, em caixas empilhadas em qualquer lugar.

Inseticida Contra Lacraias
Inseticida Contra Lacraias

Também folhas acumuladas em quintais, excesso de entulhos ou sobras de construção. Tudo isso cria o ambiente ideal para as lacraias pois são as situações que criam umidade e/ou atrai insetos que são as presas preferidas das lacraias.

Ainda outro cuidado preventivo que pode ser realizado é a vedação de quaisquer brechas ou buracos que possam existir em sua edificação. Selar e martelar todas as rachaduras na habitação, prestar especial atenção às janelas, portas, canos, fios, fendas em torno do tapume e outros espaços. Para a lacraia, bastará até mesmo a menor fenda para entrar.

O Meio Mais Simples de Combate

Se tiver sido zeloso e atento ao cumprir essas etapas preventivas todas, reduzirá praticamente a zero a possibilidade de uma lacraia te incomodar dentro de sua casa ou apartamento. Mas isso não significa que será impossível de acontecer.

Quando essas medidas não são tomadas por quem mora em sua vizinhança, por exemplo, ou se a sua região é uma em que a proliferação de centopéias é grande, sempre haverá a probabilidade de uma ou outra surgir inconvenientemente.

E se você não for o tipo de pessoa medrosa, que tenha asco ao tipo de bichinho ou fobia, o método mais simples de combater essas poucas visitas é simplesmente capturando e jogando fora, ou, se assim preferir, matar a lacraia.

Só não se aventure a capturar uma dessas com as mãos. Lacraias são agressivas, não hesitarão em picar e essa picada pode ser, no mínimo, muito dolorosa. Procure uma pinça ou algo semelhante para pegá-las (luvas como as de limpeza já servem).

Armadilhas Para Lacraias

Lacraia Capturada
Lacraia Capturada

Quando a frequência de lacraias for maior do que algumas poucas, a idéia de caçá-las uma a uma poderá parecer um desperdício de tempo e energia. Por isso, será a hora de criar novas alternativas que o auxiliem nessa caçada.

Algo que tem sido usual como armadilha para as donas de casa são fitas adesivas. Isso mesmo! Mesmo as lacraias com toda a sua agilidade e tantos pares de pernas não é capaz de sobrepujar a ação de aderência de uma boa fita adesiva.

Já que estamos falando de visitas recorrentes, você provavelmente já deve saber onde em sua residência essas aparições costuma ocorrer constantemente. Por isso é lá o lugar ideal de colocar sua armadilha.

Nas juntas de rodapé, próximo aos ralos dos banheiros ou nas fendas de portas, janelas e assoalhos ou telhados. Onde for o provável caminho delas, ponha os adesivos. Há muitos adesivos contra insetos com alto poder de aderência à venda.

Outra sugestão não tão limpinha mas plenamente eficiente como armadilha chama-se terra diatomácea. Esse pó é amplamente vendido e, sem dúvida, é fatal para as lacraias em especial. Serve contra muitos outros insetos também, como baratas e formigas.

Mas a lacraia principalmente não terá a menor chance no contato com esse pó porque sua ação é indefensável no organismo da espécie. Lacraias dependem da umidade pra sobreviver e a terra diatomácea tende a desidratá-la instantaneamente ao menos contato.

As lacraias não possuem nenhuma proteção contra qualquer agente anti emoliente que agir diretamente em seu corpo. Por isso basta um pouco desse pó sobre ela para que a lacraia acabe morrendo ressecada.

É espalhar esse pó pelos cantos da casa e não demorará pra surgir baratas e lacraias mortas por diversos pontos onde o pó agiu. Será uma sujeira ver esse pó espalhado mas certamente será eficiente também. (Atenção: a diatomácea perde seu efeito quando em contato com a água).

Medidas de Combate Mais Severas

Se o seu problema estiver praticamente fora do controle, medidas mais contundentes precisam ser tomadas. Há situações em que nem mesmo sugá-las em um aspirador de pó ou varrê-las será o suficiente. Em casos assim, a única armadilha que funciona é envenená-las.

Nestes casos, a melhor recomendação é a compra de produtos cujo ingrediente ativo é a bifentrina. Consulte em sua região como encontrar e como usar. Há desses produtos no mercado que já são vendidos prontos pra uso (sem a necessidade de diluir em água, por exemplo).

Esse tipo de produto não só matará as lacraias com rapidez suficiente, como também irá agir como um repelente por mais alguns meses em seu princípio residual. Você também pode borrifá-lo imediatamente como um spray. Ao contrário de muitas substâncias líquidas, pode ser aplicado dentro e fora da casa.

Outros produtos e outras medidas também são sugeridas, não só em casos comuns, como em situações extremas de infestações. Finalizamos aqui com a recomendação de sempre procurar orientações com autoridades no assunto para evitar de incorrer em práticas que ponham a sua saúde em risco, bem como a de terceiros ou outros animais domésticos.

Veja também

Tudo Sobre o Silky Terrier: Características, Nome Científico e Fotos

A raça de cães Silky Terrier exemplifica a expressão “cachorro pequeno, grande personalidade”. Com um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *