Home / Animais / O Que Atrai Aranhas Caranguejeiras? Como Evitar?

O Que Atrai Aranhas Caranguejeiras? Como Evitar?

Aranhas habitam até 2/3 de todos os domicílios do mundo, estatisticamente. Pode parecer um exagero, mas esta é a estimativa dos pesquisadores. O encontro entre um ser humano e uma aranha não costuma resultar num final feliz. Ao lançar uma luz mais criteriosa em torno deste encontro, descobrimos que alguns corajosos até encorajam as aranhas a compartilharem de seu domicílio, na intenção de desfrutar de vantagens que a presença das aranhas proporcionam.

Não importa qual a atitude do ser humano diante deste encontro, uma palavra de cautela recomenda que jamais as toque. Sob ameaça ou perigo, seu instinto animal as leva ao ataque, e embora raramente letais, seu veneno dependendo da espécie da aranha e das condições de imunidade do ser humano, podem variar desde uma leve sensação de formigamento no local da picada, a um ferimento necrosante demandando cuidados médicos ou até quadros de maior gravidade.

O que Atrai as Aranhas Caranguejeiras? Alimentação

Todo  comportamento observado em animais está diretamente relacionado as suas necessidades de sobrevivência: alimento, abrigo e reprodução. E o que atrai as aranhas caranguejeiras é a oferta de condições que satisfaçam a uma ou todas estas necessidades essenciais a sua sobrevivência, como veremos.

Aranhas são predadoras e se alimentam de qualquer outro animal que for menor ou mais fraco do que elas, então pragas de insetos lhe servem de alimento,  incluindo baratas, mosquitos, moscas e traças, seu cardápio pode incluir também cobras,sapos, rãs, pererecas , lagartos e até pequenas aves. Em suas incursão noturnas em busca de alimentos, elas podem adentrar a uma residência, um local, em muitos casos com boa oferta de insetos.

Os criadores de aranhas sugerem que a presença de aranhas caranguejeiras dentro de casa constituem certeza de ambiente livre destas pragas, proporcionando um método eficaz de controle de insetos e até contra a infestação de outras aranhas, pois o encontro entre duas aranhas sempre origina uma luta onde a derrotada é devorada, garantindo que ao invés de muitas aranhas pequenas, a casa terá uma ou poucas aranhas grandes.

O assunto considerado sob esta ótica, justifica porque alguns, ao encontrar um animal destes, dentro de casa, ao invés de pegar o primeiro calçado que tiver na frente e esmaga-la, tenta estabelecer uma relação de reciprocidade. Ainda uma  argumentação acrescenta outro  benefício de  manter caranguejeiras dentro de casa, elas alimentam-se de insetos que transmitem doenças, sendo então sua presença um potencial meio de evitar a transmissão.

Aranha Caranguejeira Encontrada Dentro de Uma Casa
Aranha Caranguejeira Encontrada Dentro de Uma Casa

Resumindo, o que atrai aranhas caranguejeiras a princípio, é a oferta de alimentos que um habitat tenha a oferecer. As caranguejeiras supostamente vivem em tocas forradas de fios de seda debaixo de pedras, ou em meio a copas de árvores. Por que afirmamos que supostamente estes são seu habitat? – Porque as informações divulgadas quanto a este animal, são em grande parte obtidas através do estudo de seu comportamento em cativeiro, não há fundamento razoável em afirmações quanto ao seu comportamento  na natureza.

O que Atrai Aranhas Caranguejeiras? Reprodução

A reprodução das aranhas caranguejeiras, segue o protocolo comum a todas as aranhas. O macho coloca sua vida em risco pra fertilizar a fêmea, dai são gerados seus ovos, incubados e após a eclosão seus filhotes reiniciam o ciclo da vida.

Empresas de dedetização observam que surge uma explosão populacional de aranhas no final do verão, que levam mais pessoas a procurarem seus serviços, por que isto acontece, vejamos. Aranhas domésticas comuns tem um ciclo de vida de cerca de 2 anos, aranhas caranguejeiras vivem até dez vezes mais. Durante todo o seu ciclo de vida, as aranhas domésticas se reproduzem, e fertilizam uma quantidade enorme de ovos a cada postura. As aranhas que estão do lado de fora da casa, também produzem o mesmo ciclo de vida. Resultado, na época do acasalamento os machos adultos saem a procura de fêmeas para acasalar, e em seus deslocamentos somam-se dentro das casas, no mesmo objetivo.

O que Atrai Aranhas Caranguejeiras? Abrigo

O que não falta dentro de qualquer residência são cantinhos para se esconder, então amigo leitor, com certeza sua casa hospeda algum bichinho, mesmo que você não os tenha observado ainda. Se este cantinho for escurinho e ainda rolar uma umidade, ai fica perfeito e os bichinhos vão se sentir em casa, no pleno sentido da palavra habitat, um local onde supre todas as condições para que complete seu inteiro ciclo da vida.

Filhotes de Aranhas Caranguejeiras
Filhotes de Aranhas Caranguejeiras

Aranhas caranguejeiras não vão passar despercebidas se aparecerem em sua casa, para se alimentarem, procurando parceiros para se acasalar e nem provavelmente buscando abrigo, a não ser que o leitor more numa casa que se assemelhe a um castelo mal assombrado, porque quando adultas são uma aranhas de grande porte, do tamanho se sua mão, aproximadamente. Impossível de não ser vista.

O que Atrai Aranhas Caranguejeiras? Como Evitar?

Algumas medidas simples são sugeridas, genericamente para evitar a infestação de aranhas nos domicílios, que obviamente se aplicam as aranhas caranguejeiras.

Proteja sua casa contra a entrada de todos os insetos (tela nas janelas e portas promovem boa proteção). Inspecione e bloqueie todos os pontos de entrada (buracos na parede para passagem de fios, ar condicionado e janelas e portas com frestas);

Afaste das paredes da casa resíduos: lenha, lixo, plantas e restos de obras. Embale em plástico, bem vedado, recordações e roupas fora de uso. Aplique inseticidas de ação residual nos cantinhos da casa (atrás e embaixo de móveis, pias, tanques e eletrodomésticos);

Sabe aquelas tranqueiras que ficam “guardadas” no quarto da bagunça: sacola velha, sapato velho, roupa velha, aparelho que não funciona mais, livros e cadernos do tempo de colégio, o leitor sabe o que mais. Tudo vira casa para aranhas, e nestes casos adianta pouco só jogar inseticida, pois tais locais oferecem esconderijos inacessíveis à ação. Tem de ser reorganizados constantemente, ou então, até a caranguejeira vai passar despercebida.

Aranha Caranguejeira Capturada e Vivendo no Terrário
Aranha Caranguejeira Capturada e Vivendo no Terrário

Aranhas caranguejeiras com aquele porte, suas patas peludas, aqueles olhos grande, parecem personagem de filme de terror, mas produzem um veneno pouco tóxico ao ser humano, entretanto tais medidas preventivas, tornam-se necessárias, pois rodeando a sua casa, mais costumeiramente está a aranha marrom (Loxosceles) cuja picada pode levar a insuficiência renal, pessoas com baixa imunidade.

Já sabe o que atrai aranhas caranguejeiras e o que fazer, o texto lhe foi útil. Comente, participe.

by [email protected]

Veja também

Besouro Blapida Okeni: Características, Nome Científico e Fotos

O besouro é um invertebrado de tamanho pequeno, conhecido por ser incrivelmente versátil e encontrado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *