Home / Animais / Filhote de Cobra Marrom

Filhote de Cobra Marrom

A cobra marrom (Pseudonaja textilis) ou cobra marrom oriental é considerada a segunda cobra mais venenosa do mundo. Pertence à família Elapidae, e pode ser encontrada nos países da Austrália e de Papua Nova Guiné (ao sudeste).

Essa serpente é extremamente adaptável à mudanças ambientais decorrentes da intervenção humana, uma prova disso é que o desmatamento de terras para práticas agrícolas, embora tenha sido prejudicial a muitas espécies animais, favoreceu o aumento na população das cobras marrons. Elas são facilmente atraídas para estas áreas em virtude do aumento de roedores no local.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco sobre essa serpente, além de descobrir peculiaridades do filhote de cobra marrom.

Venha conosco e boa leitura.

Características Anatômicas da Cobra Marrom

A cobra marrom é considerada um ofídio de tamanho médio. Mede cerca de 1,5 metros de comprimento. A cabeça diferencia-se um pouco do pescoço. A coloração do dorso pode variar entre marrom escuro e castanho claro.

O ventre geralmente tem uma tonalidade que pode ser bege, amarelo ou laranja, com algumas manchas em tom rosa.

Os olhos apresentam uma íris alaranjada e grossa, e uma pupila redonda.

Habitat e Localização Geográfica

A espécie está presente ao longo da porção leste da Austrália, desde o estado de Queensland (ao Norte) até a região Sul. No país de Papua Nova Guiné, a serpente é encontrada nas regiões Sul e Leste.

Acredita-se que a cobra-marrom tenha chegado até a Nova Guiné por atividade humana, porém evidências genéricas sugerem que essa chegada ocorreu no período do Pleistoceno.

Habitat da Cobra Marrom
Habitat da Cobra Marrom

As cobras marrons podem ser encontradas em habitats variados, mas parecem ter preferência por paisagens abertas, como pradarias de savana e bosques. Quando estão localizadas em áreas áridas, tem preferência por estabelecerem-se próximo a cursos de água, sempre que possível.

Podem estar fortemente presentes em zonas rurais modificadas para fins agrícolas. Também são encontradas com frequência na periferia de grandes cidades.

Durante períodos de inatividade, recolhem-se por baixo de troncos caídos e grandes rochas, em fendas deixadas no solo e em toca de animais. Objetos deixados pelo homem, assim como materiais de construção, também podem ser utilizados como abrigo.

Localização da Cobra Marrom
Localização da Cobra Marrom

Os únicos cenários/biomas nos quais as cobras marrons ainda não foram encontradas são as florestas tropicais e regiões alpinas.

Em relação à sazonalidade, apesar de terem o hábito de se recolherem em temperaturas mínimas, no estado australiano de New South Wales já foram encontradas ativas em dias de inverno ameno.

Alimentação da Cobra Marrom

Esses ofídios têm um cardápio diversificado, ingerindo roedores, pequenos mamíferos, aves, rãs, ovos e, até mesmo, outras cobras. Tem uma preferência em especial por ratos e camundongos.

Cobras menores (e aqui está incluso o filhote de cobra marrom) comem presas ectodérmicas, a exemplo dos lagartos, com mais frequência; ao passo que cobras maiores têm a preferência natural por animais de sangue quente, ou seja, mamíferos e aves.

Em cativeiro, elas manifestam comportamento canibal, especialmente se houver superlotação.

As cobras marrons têm uma excelente visão. Uma vez que a presa é detectada, são rapidamente perseguidas. O ataque é por meio de veneno e constrição. Caçam principalmente pela manhã, no entanto, em períodos mais quentes podem ter preferência pelo final da tarde e/ou início da noite.

Acasalamento e Reprodução

O período de acasalamento, geralmente, ocorre durante a primavera. A cópula tem duração mínima de até 4 horas.

Em média, as fêmeas colocam 15 ovos por postura, podendo atingir o máximo de 25 ovos. Em temperaturas mais favoráveis (média de 30º C), os ovos demoram 36 dias para eclodir. Em temperaturas menores, esse tempo pode estender-se até 95 dias.

A Reprodução da Cobra Marrom
A Reprodução da Cobra Marrom

Frequentemente, as cobras marrons utilizam espaços como tocas de coelho abandonadas para estabelecer seus ninhos.

Filhote de Cobra Marrom

Após eclodir/ romper o ovo, o filhote de cobra marrom pode permanecer no interior do ovo por até 4 a 8 horas. Uma vez totalmente emersos, manifestam as características de agressividade da espécie após 15 minutos.

Anatomicamente, os filhotes de cobra marrom tem uma mancha escura bem destacada na cabeça e na nuca; além de algumas faixas escuras ao longo do corpo, na região dorsal. A tendência é que, conforme a idade adulta se próxima, essas manchas possam desaparecer espontaneamente.

Filhotes de Pseudonaja Textilis
Filhotes de Pseudonaja Textilis

A taxa de crescimento para um filhote de cobra marrom, e, entre os elapídeos de modo geral, é relativamente alta. Tanto a taxa de crescimento, quanto a taxa de maturidade sexual.

Uma fêmea criada em cativeiro pode iniciar sua vida sexual com 31 meses de idade.

Curiosidades Adicionais da Espécie

A expectativa de vida das cobras marrons ainda é desconhecida. No entanto, para as espécies criadas em cativeiro observa-se uma longevidade média de 7 anos.

As cobras marrons apesarem de serem venenosas, são presas de aves de rapina e gatos selvagens. Como essas cobras também tem o hábito de alimentar-se de anfíbios, ao ingerir um sapo cururu morrem logo após, em virtude dos efeitos do veneno desse anfíbio.

Como esses ofídios frequentemente estão presentes em áreas agrícolas, eles são constantemente mortos por proprietários rurais. Também são vítimas de acidentes rodoviários.

Ação do Veneno

O veneno é extremamente poderoso, pois contém neurotoxinas pré-sinápticas. O envenenamento pode resultar em paralisia progressiva e hemorragia incontrolável.

Quadros mais sérios implicam em hemorragia cerebral. A picada geralmente é indolor, o que pode dificultar a procura imediata por atendimento médico. Essa espécie de cobra é a maior causadora de mortes na Austrália.

A cobra marrom é uma espécie nervosa e alerta, que costuma reagir defensivamente se for surpreendida ou encurralada. No entanto, quando abordadas a uma relativa distância optam por fugir.

A maioria dos acidentes ofídicos por cobra marrom são relacionados à tentativa de matar esse réptil, ao avistá-lo em áreas agrícolas.

A partir da leitura deste artigo, caso você viaje algum dia para a Austrália e aviste a cobra, você já sabe que tentar mata-la não é muito recomendável.

Trabalhadores rurais também devem usar equipamentos de proteção, como botas de espessura grossa. Se precisarem manusear o solo, não se esquecer das luvas. Esses cuidados mínimos são importantíssimos para evitar acidentes com consequências letais.

Características da Cobra Marrom
Características da Cobra Marrom

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o filhote de cobra marrom e as características da espécie, o que acha de navegar pelo site e conhecer outros artigos?

Temos aqui uma variedade de publicações sobre o mundo animal e vegetal.

Se você chegou até este artigo porque é um grande curioso da herpetologia, também há uma variedade de textos sobre esta área.

Particularmente, eu te aconselho a começar pelo artigo Especies de Cobras.

Desfrute a leitura.

Até mais.

REFERÊNCIAS

Australian Museum. Animal species: Eastern Brown Snake Pseudonaja textilis. Disponível em :< https://australianmuseum.net.au/eastern-brown-snake>;

GreenMe. Quais são as cobras mais venosas do mundo? Disponível em: < https://www.greenme.com.br/informar-se/animais/1059-quais-sao-as-cobras-mais-venenosas-do-mundo>;

The IUCN Red List of Threatened Species. Pseudonaja textilis. Disponível em: < https://www.iucnredlist.org/details/42493315/0>.

Veja também

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *