Home / Animais / Quais São os Principais Lacertílios e Crocodilianos do Brasil?

Quais São os Principais Lacertílios e Crocodilianos do Brasil?

Certamente você já se perguntou por que o Brasil não possui crocodilos na sua fauna natural, tal como é muito comum no interior das áreas pantanosas dos Estados Unidos, por exemplo. Ou, indo mais longe, qual o parentesco entre as lagartixas domésticas que vemos diariamente em nossas casas e os lagartos selvagens, que ocupam praticamente o Brasil inteiro e são um grande símbolo da biodiversidade presente na fauna nacional. Porém, para responder a qualquer um dos questionamentos acima, antes é necessário definir o que são crocodilianos e o que são lacertílios, pois ambas as definições ajudarão a acabar com todas as dúvidas que pairam ao redor desses répteis tão misteriosos.

Os lacertílios, em resumo, são lagartos. Ou, mais precisamente, são o grupo de répteis que têm o corpo coberto por escamas. É possível encontrá-los nas florestas tropicais, tal como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, mas esses animais também podem ser vistos nas regiões do cerrado no Centro-Oeste brasileiro e da caatinga no Nordeste do país, além de campos em geral. Ademais, também é possível vê-los em ambientes domésticos junto ao homem e à vida urbana, na forma de lagartixas.

Já os crocodilianos são os crocodilos e jacarés, mas, como não se tem crocodilos na fauna nacional, para os brasileiros apenas os jacarés ocupam o posto. Esses crocodilianos vivem em lagoas e rios, tendo peixes, aves e pequenos mamíferos como principais fontes de alimentação da sua dieta. Na década de 1970 e de 1980, houve um grande temor de que as espécies crocodilianas pudessem ser extintas no Brasil, pois havia uma grande campanha de caça predatória para a obtenção do couro desses animais – pela grande facilidade de venda e pelo alto valor para uma matéria prima, era bastante lucrativo caçar jacarés para o comércio do couro. Atualmente, depois de forte campanha de conscientização da população para evitar a compra desses itens, a população de crocodilianos se recupera e já não se encontra mais tão ameaçada quanto antes.

Veja abaixo quais são os principais lacertílios e os principais crocodilianos do Brasil, além de informações em geral a respeito desses animais.

Os Principais Lacertílios do Brasil

Os lacertílios, como já explicado, vivem em praticamente todas as regiões do Brasil, pois, além de muito resistentes à intervenção humana, são também capazes de se adaptar a quase todos os ecossistemas brasileiros. Portanto, das florestas equatoriais da região Norte até o semiárido do Nordeste, passando pelas savanas do Centro-Oeste, os lacertílios encontram-se presentes em boa parte do mapa nacional. Assim, eles são répteis de tamanho médio e pequeno, que variam dos 10 centímetros até os 45 centímetros de comprimento, algo que também facilita a sua sobrevivência a distintos climas e locais, pois há bastante facilidade desses animais em se esconder em espaços realmente pequenos.

Em relação à morfologia dos lacertílios, a cauda desses animais é bastante longa e o corpo delgado, além de possuírem cores muito chamativas e coloridas, mas que alternam bastante de espécie para espécie. Há escamas grandes na cabeça e pequenos granulares nas costas, além de a maioria das espécies apresentar características físicas distintas entre machos e fêmeas.

Já a alimentação se baseia bastante em insetos, outro ponto positivo para a fácil adaptação a praticamente qualquer ecossistema. Algumas espécies comem, ainda, sementes, enquanto outras de maior porte já são capazes de comer pequenos ovos e restos de carne de animais mortos por predadores maiores.

Assim, os principais exemplos de lacertílios são:

  • Lagarto;
Lagarto do Brasil
  • Camaleão;
Camaleão do Brasil
  • Iguana;
Iguana do Brasil
  • Cobra-de-vidro;
Cobra de Vidro do Brasil
  • Dragão-de-komodo;
Dragão de Komodo do Brasil
  • Monstro-de-gila.
Monstro de Gila do Brasil

A cobra-de-vidro, apesar do nome, é na verdade um lagarto, assim como o dragão-de-komodo e o monstro-de-gila – esses dois últimos, porém, são exemplos de lagartos grandes.

Curiosidades Sobre os Lacertílios

Algo curioso a respeito dos lacertílios é o fato de que a única espécie realmente venenosa é o monstro-de-gila, um lagarto de tamanho maior que a média brasileira e que tem origem na fronteira entre o México e os Estados Unidos. O veneno do monstro-de-gila, se não for devidamente cuidado da maneira correta, pode ocasionar a morte do paciente em poucas horas.

Outra curiosidade interessante sobre os lacertílios é que alguns deles possuem um recurso curioso para se livrarem de predadores maiores que buscam matá-los. O que acontece é que a cauda desses animais pode ser desprendida do restante do corpo, mas permanecendo em movimento por algum tempo. Assim, enquanto o predador fica distraído com a cauda e confuso com o que está acontecendo, o réptil consegue tempo suficiente para escapar do local em segurança. É claro que, com a capacidade de regeneração dos lagartos, depois de algum tempo a cauda desses animais volta a crescer. Até lá, é bom não encontrar novos predadores.

Os Principais Crocodilianos do Brasil

Os crocodilianos são répteis de grande porte, que podem ser encontrados em diversas áreas do planeta. Como características morfológicas, possuem o corpo coberto por escamas, além de placas ósseas dérmicas. Os crocodilianos são animais ovíparos, que depositam os ovos no meio externo para conseguir reproduzir. Ademais, são semiaquáticos, ou seja, vivem parte do tempo na água e parte do tempo na terra, sempre visando regular a temperatura interna do corpo, já que esses animais são considerados de “sangue frio” – a temperatura interna varia conforme a variação da temperatura externa, diferentemente dos seres-humanos.

Carnívoros, os crocodilianos se alimentam basicamente de peixes, caranguejos, aves e pequenos mamíferos.

Veja abaixo todos os crocodilianos que habitam a Terra:

  • Crocodilos;
Crocodilo do Brasil
  • Jacarés;
Jacaré do Brasil
  • Gaviais.
Gaviais do Brasil

É importante destacar que, dentre os crocodilianos citados, os gaviais e os crocodilos não compõem a fauna brasileira, existindo apenas em outros locais do mundo, com os continentes africano e asiático. Já os jacarés estão fortemente presentes pelo Brasil, sobretudo na região do Pantanal Mato-grossense, diferenciando dos crocodilos principalmente por terem um focinho mais largo.

Curiosidades Sobre os Crocodilianos

Os crocodilianos são extremamente antigos no mundo. Segundo pesquisas e dados já coletados, esses animais surgiram no planeta Terra há aproximadamente 80 milhões de anos, alterando a sua morfologia ao longo do tempo por questões evolutivas, mas resistindo desde então a mudanças climáticas e às ações do homem.

Outro detalhe curioso envolve os gaviais, crocodilianos nativos do Nepal, que correm grande perigo de extinção. Atualmente, calcula-se que existam apenas cerca de 300 gaviais vivendo livres no mundo.

Veja também

Planta em Casa

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.