Home / Animais / Pele de Girafa, Para Que Serve

Pele de Girafa, Para Que Serve

A pele da girafa tem a mesma estrutura histológica geral de outros mamíferos, mas há características notáveis. A pele é fortemente pigmentada com a epiderme, os canais piloso e a camada celular externa do ducto apócrino, ricamente melanizada. Em termos comuns, isso significa que a atração à pele da girafa tem exposto o animal a muitos riscos pela ganância humana…

A Pele da Girafa

As células dendríticas melanóticas são freqüentemente encontradas nas glândulas sebáceas, em toda a extensão da bainha radicular externa e nos túbulos secretores das glândulas apócrinas. A pele espessa tem uma derme papilar que se estende até logo abaixo das serpentinas secretoras das glândulas apócrinas e bulbos de folículos pilosos e uma camada reticular igualmente espessa abaixo dessas estruturas.

Os folículos pilosos não crescem em cachos, e com algumas variações regionais, associam glândulas sebáceas, glândulas apócrinas e músculos arrectores pilorum. Apenas os pêlos grandes têm uma medula proeminente. Em regiões especializadas como as pálpebras, nariz e lábios, as glândulas apócrinas são cercadas por nervos reativos à colinesterase, mas as glândulas na superfície geral do corpo não são.

Os únicos receptores nervosos especializados são os órgãos finais dos folículos pilosos encontrados em todos os pêlos das pálpebras, nariz e lábios, mas raramente em outros lugares. As girafas têm peles curtas e densas com um padrão único de manchas escuras que variam de bege a marrom castanho. Em todas as girafas, a cor da pelagem tende a se tornar mais escura com a idade.

As peles de girafas são uma variedade espetacular de manchas em forma de polígonos, geralmente na cor marrom. Este esconderijo é único para cada girafa – não há dois couros iguais. As peles das girafas também os ajudam a se camuflar de predadores em árvores e bosques. Os polígonos são maiores no corpo do que na face e nos membros, e seu ventre geralmente não tem nenhum padrão.

Embora não haja dois padrões de pele de girafa exatamente iguais, alguns padrões regionais são tão comuns e distintos que os zoólogos identificaram uma série de subespécies de girafas com base nos padrões. Uma das mais notáveis dessas subespécies é a girafa reticulada, que tem grandes manchas marrons separadas por finas linhas contrastantes, formando um padrão que parece uma pavimentação quebrada.

Pra Que Serve a Pele de Girafa?

Em uma época em que a população de girafas está despencando na natureza, a venda de produtos feitos com pele e osso de girafa está crescendo. De acordo com um relatório divulgado pela Humane Society dos Estados Unidos e sua afiliada internacional, mais de 40.000 partes de girafas foram importadas para os Estados Unidos nos últimos dez anos para serem transformadas em almofadas caras, botas, alças de faca, capas bíblicas e outras bugigangas.

Os EUA estão permitindo a importação de dezenas de milhares de peças por ano de girafas ameaçadas de extinção mortas por sua pele e ossos. Os caçadores de troféus dos EUA importam milhares de ossos e partes de pele de girafas em perigo a cada ano. Como resultado, a venda de bugigangas feitas com essas peças está crescendo. Importar partes do corpo e vender esses produtos é legal nos EUA.

Um investigador da Humane Society EUA foi disfarçado a 21 locais para rastrear as vendas de peças de girafa. Além de encontrar um corpo inteiro taxidermizado de uma girafa juvenil, ele também encontrou: uma jaqueta personalizada, botas ocidentais feitas de couro de girafa, facas especiais feitos de osso girafa, bíblias de pele de girafa e móveis. Ossos e esculturas ósseas e um travesseiro feito com uma cabeça de animal intacta até os cílios também foram encontrados.

Necessidade de Conservação Urgente

A administração Trump relaxou as restrições às importações de partes da vida selvagem mortas por caçadores de troféus, anunciando o que alguns chamam de “era de ouro para os caçadores de troféus”. Documentos obtidos pelo grupo de defesa Amigos dos Animais sugeriram que o governo emitiu mais de três dúzias de permissões para levar troféus de leão de volta aos EUA, com caçadores que doam para os republicanos permissões especiais. Donald Trump também propôs enfraquecer o Endangered Species Act, que protege uma ampla gama de espécies ameaçadas.

O animal mais alto do mundo foi classificado há dois anos como vulnerável depois que seus números caíram drasticamente. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que dirige a lista oficial de espécies ameaçadas do mundo , transferiu-a de uma espécie de menor preocupação para o status vulnerável em sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Isso significa que ela enfrenta a extinção na natureza no futuro a médio prazo, se nada for feito para minimizar as ameaças à sua vida ou habitat.

As girafas estão ameaçadas pela perda de habitat causada pela invasão humana e pela caça furtiva por parte dos habitantes locais em busca de carne de caça ou da cauda dos animais para se transformar em encantos como pulseiras ou linhas de costura. A mudança climática e a agitação civil também estão desempenhando um papel, de acordo com a IUCN.

O Que Pode Ser Feito ou o Que Tem Sido Feito a Respeito?

Bebê Girafa Junto a Sua Mãe
Bebê Girafa Junto a Sua Mãe

Em 2017, cinco grandes grupos de proteção da fauna silvestre pediram ao Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos que listasse a girafa como uma espécie em extinção. Como afirmou a petição, “a girafa sofreu uma grande redução no tamanho da população em toda a sua extensão, principalmente devido à perda de habitat, superutilização comercial e caça furtiva severa, e tal declínio continua inabalável”.

Se o Serviço de Vida Selvagem e Peixes concordar em listar a girafa, um conjunto de ferramentas legais estará disponível para proteger esta espécie icônica. Mas como a listagem nos EUA ajudaria esse mamífero africano? Enquanto a extinção pode ser um processo natural, a atual taxa de extinção é tudo menos isso. Os cientistas estimam que pelo menos 99 das 100 espécies de extinção no mundo de hoje são o resultado da ação humana .

Listagem é o processo público, administrativo, pelo qual uma espécie pode ter direito à proteção sob a Lei de Espécies Ameaçadas. Centra-se em torno de uma questão: esta criatura ou planta está em perigo de extinção? No estágio de listagem, o governo federal pode considerar apenas evidências científicas ao tomar sua decisão. Qualquer pessoa pode iniciar o processo de listagem por meio de petição.

A girafa, claro, não é nativa dos Estados Unidos. Como a listagem da ESA poderia ajudá-lo? A destruição do habitat e a exploração excessiva que ameaçam a girafa não estão acontecendo dentro das fronteiras dos EUA. A resposta está no papel que os Estados Unidos desempenham na compra e venda de peças para girafas. De acordo com um banco de dados do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, na última década, os americanos importaram mais de 21.000 esculturas de osso de girafa, mais de 3.000 pedaços de pele e 3.744 troféus de caça.

O tratado tem dois apêndices para listar espécies: o Apêndice I resulta em uma proibição quase completa do comércio internacional comercial; O Apêndice II exige que todo o comércio internacional dessa espécie seja monitorado e sujeito a permissão. A girafa não está listada atualmente em nenhum dos apêndices da CITES, mas isso não impede que países individuais, como os Estados Unidos. decidam limitar as importações.

A listagem na ESA exigiria que o governo federal limitasse as importações de partes de girafas para os Estados Unidos e, portanto, ajudaria a reduzir a demanda global. A ESA não pode garantir a proteção do habitat ou exigir que outros países tomem medidas de conservação afirmativa para proteger a girafa. Mas listar nos EUA limitaria uma ameaça importante na qual os americanos desempenham um papel.

Veja também

Mosca-Da-Areia: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Você provavelmente conhece moscas que sobrevoam ambientes domésticos, como a mosca-doméstica ou a mosca-da-fruta; moscas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *