Home / Animais / Qual a Diferença Entre o Cordeiro e o Carneiro ?

Qual a Diferença Entre o Cordeiro e o Carneiro ?

Cordeiro é a denominação dada ao filhote da ovelha com o carneiro (independentemente do sexo), até que alcance a idade de 1 ano. Os cordeiros também podem ser chamados de anhos ou borregos.

Acredita-se que as ovelhas domésticas sejam descendentes do muflão-asiático e que a sua domesticação teria se iniciado no ano de 9.000 a. C, em um território que atualmente equivale ao Iraque. Esta domesticação teria sido motivada pela necessidade consumo de sua carne, lã e leite- mas principalmente, lã.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a espécie, seus filhotes e algumas das diferenciações em relação ao macho adulto.

Então venha conosco e boa leitura.

Gênero Ovis

Cordeiro é o Filhote da Ovelha
Cordeiro é o Filhote da Ovelha

As espécies pertencentes a este gênero são chamadas de ovinos. Contando com a ovelha doméstica (nome científico Ovis aries), existem 8 espécies de ovinos na atualidade. Dentro desta listagem, também estão inclusos o muflão (nome científico Ovis musimom), o carneiro de Bighorn (nome científico Ovis canandensis), o carneiro-de-dall (nome científico Ovis dalli), o muflão-asiático (nome científico Ovis orientalis), o urial (nome científico Bovis vignei), o argali (nome científico Ovis ammon) e o Ovis vinicola.

Na forma selvagem, os carneiros são encontrados em locais montanhosos e geralmente em rebanhos. A conformação em rebanhos é uma estratégia de proteção contra predadores, bem como uma estratégia para manter certo ‘aquecimento’ e proteção contra baixas temperaturas. As espécies selvagens possuem a visão e a audição bastante aguçadas, dessa forma, fogem para terrenos mais elevados assim que detectam a presença de predadores. Algumas espécies são capazes até mesmo de lutar contra os predadores. A espécie carneiro-de-dall, por exemplo, pode inclusive aturar lobos de penhascos.

Os chifres dos carneiros são utilizados tanto para o enfrentamento de predadores quanto para lutarem pela dominância do território e pelo direito de acasalar com as fêmeas. A dieta é formada basicamente por gramíneas, mas também pode incluir determinados tipos de plantas e de líquens.

Carneiros Selvagens: Argali e Urial

Carneiro da Montanha
Carneiro da Montanha

Em relação a algumas dessas espécies citadas em particular, o argali (nome científico Ovis ammon) também pode ser chamado de carneiro-da-montanha, sendo considerado a maior espécie de carneiro selvagem, uma vez que possui uma altura de 120 centímetros, bem como peso de 140 quilos. Possui 9 subespécies reconhecidas. A coloração da pelagem pode variar entre os tons de amarelo-claro para cinza marrom-escuro; no entanto, a face possui tonalidade mais clara. Os chifres do macho possuem formato de espiral e podem alcançar até 190 centímetros de comprimento. No caso das chifres, estas também possuem chifres, todavia, estes são menores Esta espécie é considerada em perigo ou ameaçada de extinção, uma vez que vem sendo caçada pelos seus chifres e sua carne, assim como vem perdendo hábitat para as ovelhas domésticas. Geralmente são encontrados em bandos contendo de 2 a 100 indivíduos.

O carneiro Urial (nome científico Ovis vignei) também pode ser conhecido pelos nomes de Arkhar e Shapo. Possui pelagem marrom-avermelhada que é longa e cresce durante a estação do inverno. Possuem como hábitat as regiões montanhosas (geralmente planícies inclinadas abaixo de 4.400 metros) da Índia, Ásia Central, Paquistão e Rússia. Os machos apresentam longos chifres que podem atingir até 1 metro de comprimento. Estes chifres formam uma curvatura para trás.

Características da Ovelha Doméstica

Ovelha Doméstica
Ovelha Doméstica

As ovelhas possuem longos pelos, densos e ondulados cuja coloração nem sempre é branca e pode variar de acordo com a raça. E à propósito, existem mais de 800 raças de ovelhas na atualidade.

Como características físicas, estes animais apresentam focinho estreito e comprido, bem como comprimento corporal equivalente a 1,5 metros. O peso pode variar de 75 a 200 quilos.

Com exceção da China, as países com maior criação de ovelhas para fins comerciais pertencem ao hemisfério Sul, a exemplo da Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina e Uruguai.

Existem raças especializadas na produção de lã, bem como as raças especializadas na produção de carne e as raças com dupla aptidão. Este último grupo, em particular, possui grande resistência contra parasitas e doenças.

Cada gestação possui duração média de 150 dias, dando origem de 1 a 3 filhotes (geralmente apenas um).

As ovelhas contam com uma expectativa de vida média de 20 anos.

Semelhanças e Diferenças Entre as Cabras e Ovelhas

As cabras domésticas (nome científico Cara aegagrus hircus), por vezes podem ser confundidas com as ovelhas domésticas (nome científico Ovis aries), bem como com os seus correspondentes (cordeiros e carneiros). Tal confusão pode estar relacionada ao fato de que ambas as espécies pertencem à mesma subfamília taxonômica (Caprinae), contudo, estão distribuídas em gêneros distintos.

Enquanto que a lã das ovelhas é volumosa e ondulada, cabras possuem pelos curtos e lisos (sendo que em algumas raças, esta pelagem apresenta textura áspera). As ovelhas domésticas nunca possuem chifres, no entanto, tais estruturas podem estar presentes em algumas raças de cabras.

As cabras possuem a cauda levantada, ao passo que nas ovelhas esta estrutura está ‘caída’.

Entre carneiros e bodes (machos adultos da cabra domestica) a diferença mais nítida está no formato dos chifres. Os carneiros possuem chifres encaracolados, ao passo que, bodes apresentam chifres retos e esguios.

Apesar das semelhanças entre cabritos (filhote de cabras) e cordeiros, estes últimos possuem orelhas pequenas, cabeça mais arredonda e corpo mais robusto. Em relação aos cabritos, os mesmos apresentam cabeça alongada, bem como orelhas maiores e caídas.

Qual a Diferença Entre o Cordeiro e o Carneiro ?

Carneiro é o Cordeiro Adulto
Carneiro é o Cordeiro Adulto

Carneiros são machos adultos, enquanto os cordeiros são indivíduos mais jovens até um ano de idade.

Para a ovinocultura de corte (ou seja, criação para aproveitamento da carne), muitos criadores preferem os animais adultos (cordeiros) com a justificativa de que o sabor e o aroma se intensificam com a idade. Acredita-se que o peso e os anos de vida aumentam a retenção de líquidos e, dessa forma, proporcionem maior suculência. A partir de um ano de diferença, já é possível notar diferenças no sabor.

A carne dos carneiros é mais escura; enquanto que a carne dos cordeiros possui tonalidade clara.

*

Depois dessas dicas e informações, que tal continuar por aqui conosco para visitar o nosso amplo acervo ?

Sua visita é sempre bem-vinda.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Casa da ovelha. Você sabe a diferença entre cabra e ovelha ? Disponível em: <https://www.casadaovelha.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-cabra-e-ovelha>;

PACIEVITCH, T. Infoescola. Ovelha. Disponível em: <https://www.infoescola.com/mamiferos/ovelha/>;

Tudo Vet Blog. Qual a diferença de ovelha, carneiro e cordeiro ? Disponível em: <https://tudovet.com.br/blog/2020/04/22/qual-diferenca-de-ovelha-carneiro-e-cordeiro/>;

Wikipédia. Argali. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Argali>;

Wikipédia. Urial. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Urial>.

Veja também

História do Iaque e Origem do Animal

O iaque (nome científico Bos grunniens) é um animal mamífero, bovino (uma vez que pertence …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *