Home / Animais / Tudo Sobre a Joaninha: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Joaninha: Características, Nome Científico e Fotos

Famosa pela sua coloração vermelho-vibrante, assim como pela presença de bolinhas pretas, a joaninha é uma inseto importantíssimo no controle da população de outros insetos.

Embora a representação na cor vermelha seja a mais comum, também é possível encontra-la em outras tonalidades (como por exemplo, verde ou amarelo).

Este inseto corresponde a um grande número de espécies, as quais estão distribuídas dentro do grandioso quantitativo de 360 gêneros.

Neste artigo, você conhecerá tudo o que precisa saber sobre a joaninha: suas características; comportamento; classificação e nome científico; e até mesmo curiosidades.

Então venha conosco e boa leitura.

Tudo Sobre a Joaninha: Classificação Taxonômica

Joaninhas na Natureza
Joaninhas na Natureza

Desde o Domínio até a família taxonômica, a classificação científica da joaninha é extensa e obedece à seguinte estruturação:

Domínio: Eukaryota;

Reino: Animalia;

Sub-Reino: Eumetazoa;

Filo: Arthropoda;

Subfilo: Hexapoda;

Classe: Insecta;

Subclasse: Pterygota;

Superordem: Endopterygota;

Ordem: Coleoptera;

Subordem: Polyphaga;

Infraordem: Cucujiformia;

Superfamília: Cucujoidea;

Família: Coccinellidae;

Na ordem Coleoptera, estão presentes insetos como as joaninhas, escaravelhos, besouros, gorgulhos e outros. A terminologia desta ordem é de origem grega e, em tradução livre, significa ‘estojo de asa’. Neste grupamento estão presentes aproximadamente 350 mil espécies, caracterizando a ordem taxonômica animal com maior número de espécies.

Grande parte das espécies da ordem Coleoptera estão presentes na subordem Polyphaga, a qual conta com um quantitativo de quase 300.000 membros, os quais estão distribuídos em cerca de 144 famílias.

Outra classificação referente à ordem é a de infraordem, neste caso representada pelo grupamento Cucujiformia, cuja maioria das espécies alimenta-se de vegetais e seus componentes (como, por exemplo, seiva, folhas, pólen, semente, madeira e detritos)- com exceção das joaninhas. Esta infraordem possui 6 superfamílias taxonômicas- dentre elas a Cucujoidea.

Tudo Sobre a Joaninha: Características, Nome Científico e Fotos

A família taxonômica das joaninhas conta com aproximadamente 6.000 espécies, as quais estão agrupadas em mais de 350 gêneros. Dentre essas espécies, a mais famosa e representativa é a joaninha-dos-7-pontos (cujo nome científico é  Coccinela septempunctata), a qual é originária da Europa.

Em relação ás características gerais das joaninhas, estes insetos possuem o corpo bem redondo ou semiesférico. O comprimento varia entre 0,8  milímetros a 1,8 centímetros. As antenas são curtas e a cabeça é pequena. Estes insetos possuem asas membranosas e bem desenvolvidas que estão escondidas em carapaças quitinosas (as quais recebem o nome de élitro). A famosa coloração vermelha da maioria das espécies corresponde à coloração desta carapaça. As joaninhas possuem um total de 6 patas.

Na carapaça também estão presentes os famosos pontos negros. A joaninha-dos-7-pontos, como o próprio nome indica, possui 7 pontos negros na carapaça, sendo 3 de cada lado e 1 no meio.

Tudo Sobre a Joaninha: Alimentação e Papel Regulador no Meio Ambiente

A maioria das espécies de joaninha é insetívora, todavia, algumas poucas espécies podem alimentar-se de folhas, mel, pólen e até fungos. Em relação às espécies insetívoras, os principais componentes da dieta são os ácaros, cochonilhas, pulgões e moscas-das-frutas. Curiosamente, a maioria destes insetos é muito nociva para os vegetais, causando grandes estragos em colheitas e plantações (caso não recebam agrotóxicos).

Além de alimentarem-se de insetos, as joaninhas também podem ingerir os ovos e larvas dos mesmos- mecanismo que influencia o ecossistema de modo direto.

Muitos agricultores que estão optando pelo cultivo de alimentos orgânicos, vêm pesquisando sobre os ciclos de vida da joaninha- de modo a utilizá-la como alternativa aos agrotóxicos no controle de pragas.

Tudo Sobre a Joaninha: Ciclo de Vida

Considerando primeiramente os fatores reprodutivos, não há joaninhas hermafroditas, logo os sexos masculino e feminino estão presentes separadamente. A fecundação é interna e, curiosamente, pode ocorrer várias vezes durante o ano.

Cada postura conta com um quantitativo de quase 200 ovos. O local preferencial de postura é aquele no qual existem presas que possam servir de alimento às larvas, após a eclosão desses ovos ( a qual ocorre de 2 a 5 dias da postura).

epois da eclosão, tais larvas se dispersam à procura de alimentos. O próximo estágio de desenvolvimento é a pupa e, posteriormente, a fase adulta.

É curioso pensar que as joaninhas em estágio larval são muito diferentes das joaninhas adultas, uma vez que possuem corpo alongado e apresentam coloração quase sempre negra.

A transformação em pupa ocorre de 7 a 10 dias da eclosão dos ovos, processo no qual as larvas se fixam à superfície de apoio (quase sempre folhas).  O período de permanência da fase de pupa é de quase 12 dias.

Momentos após a abertura da pupa, a joaninha adulta ainda está com um exoesqueleto bastante mole (o que a torna bem vulnerável). Por essa razão, tende a permanecer imóvel durante alguns minutos até que endureça e esteja apta a voar.

A maturidade sexual é atingida, assim que a joaninha alcança a fase adulta.

Tudo Sobre a Joaninha: Simbologia

Muitos animais e insetos carregam certo simbolismo e arquétipo em algumas localidades e culturas. Este também é o caso das joaninhas.

Em algumas culturas, estes insetos estão ligados ao simbolismo de sorte. Para outras culturas, pode representar equilíbrio, amor e fertilidade.

Há inclusive uma crença popular que diz que, ao encontrar uma joaninha, a quantidade de pintas que a mesma possui corresponde à quantidade de meses que faltam para encontrar seu amor verdadeiro.

Na Ásia, acredita-se que, quando uma joaninha é pega e solta, voará novamente até o seu verdadeiro amor.

Na França, acredita-se que, quando uma joaninha pousa em alguém, levvará embora toda a sua tristeza e aflição.

Tudo Sobre a Joaninha: Curiosidades Adicionais

Joaninha Amiga da Sua Horta
Joaninha Amiga da Sua Horta

Um fato que poucos sabem é que as fêmeas são capazes de colocar até 1.000 ovos durante a vida inteira, todavia nem todos esse ovos são férteis. Os ovos inférteis servem de alimento para as larvas.

Poucos sabem também que algumas espécies de joaninhas são capazes de praticar canibalismo. Isso mesmo que você leu. Contudo, esta não é uma prática tão frequente e só ocorre em situações de extrema escassez de comida.

Outro fato improvável é que as joaninhas hibernam durante o inverno e também são animais de sangue frio.

*

Gostou de aprender um pouco mais sobre as joaninhas ? Então, não precisa ir embora.

Sinta-se à vontade para continuar por aqui e conhecer também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brasil Escola. Joaninha (Família Coccinellidae). Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/animais/joaninha.htm>;

Britannica Escola. Joaninha. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/joaninha/632914>;

Sintema Mato Grosso. 21 Curiosidades Sobre as Joaninhas. Disponível em: < http://www.sintemamt.org.br/noticias/exibir.asp?id=2888&noticia=21-curiosidades-sobre-as-joaninhas>;

Veja também

Ciclo de Vida de um Pernilongo

Qual o Ciclo de Vida de um Pernilongo?

Os pernilongos são mosquitos hematófagos comuns no ambiente doméstico. Dependendo da região do Brasil, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *