Home / Animais / Jerboa Pigmeu: Características e Onde Comprar

Jerboa Pigmeu: Características e Onde Comprar

Você já ouviu falar sobre o jerboa ?

Pois bem, esse roedor é bastante semelhante a um rato, todavia, salta em uma postura bípeda. Há quem considere o mamífero como um animal híbrido entre canguru, lebre e rato.

Os jerboas são encontrados em locais desérticos, com terreno arenoso ou rochoso. A localização geográfica envolve a África e Ásia.

Dentre as espécies de jerboa, uma chama especial atenção: o jerboa pigmeu- o qual recebe o título de menor roedor do mundo. Seu tamanho diminuto, assim como outras características físicas, o tornam um animal particularmente adorável e bastante procurado para criação doméstica.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os jerboas, em especial sobre o jerboa pigmeu.

Então venha conosco e boa leitura.

Os Jerboas Estão Inclusos em Qual Família Taxonômica ?

Jerboa é um Roedor
Jerboa é um Roedor

Estes roedores pertencem à família Dipodidae ou dipodídeos- grupamento que também inclui os ratos bétulas e ratos saltadores. Ao todo, é possível encontrar mais de 50 espécies nesta família, as quais estão distribuídas em 16 gêneros.

Estas espécies são classificadas como de pequeno a médio porte, apresentando comprimento que varia entre 4 a 26 centímetros.

Os pulos em postura bípede são uma característica comum a todas as espécies.

Família Dipodidae: Ratos-Bétula

Os Ratos-Bétula Possuem Caudas e Patas Mais Curtas do que as Jerboas
Os Ratos-Bétula Possuem Caudas e Patas Mais Curtas do que as Jerboas

Os ratos-bétula possuem caudas e patas mais curtas do que as jerboas e ratos saltadores, no entanto, ainda muito longas.

As caudas desses ratos são ligeiramente tufadas. Estes mamíferos possuem distribuição em florestas, bem como em estepes (ou seja, planície de pastagem sem árvores). A cabeça e o restante do corpo podem apresentar juntos comprimento compreendido entre 50 a 90 milímetros. No caso da cauda, esta apresenta entre 65 a 110 milímetros. O peso total do corpo está compreendido entre 6 a 14 gramas.

A pelagem possui coloração que pode variar entre o marrom claro ou marrom escuro, bem como amarelo acastanhado na porção superior- sendo que na porção inferior, a pelagem é mais clara.

Além dos seus hábitats tradicionais, também podem ser encontrados em regiões semi-áridas ou subalpinas.

Família Dipodidae: Ratos Saltadores

Os ratos saltadores pertencem à subfamília taxonômica Zapodinae. Estão presentes na América do Norte e na China. São bastante semelhantes aos camundongos, todavia, a diferenciação fica a cargo dos membros posteriores alongados, bem como na presença de 4 pares de dentes em cada lado da mandíbula.

Outras relevantes características físicas dizem respeito à cauda muita longa que corresponde a 60% de todo o comprimento corporal. Esta cauda é muito importante para proporcionar equilíbrio durante a realização dos saltos.

Todas as suas patas apresentam 5 dedos, sendo que o primeiro dedo das patas dianteiras é fisicamente mais rudimentar.

Estes ratos correspondem a um total de 5 espécies. A distribuição geográfica é bastante eclética e compreende desde prados alpinos, até pastagens e locais arborizados. Costumam confeccionar o ninho dos filhotes em árvores ocas, troncos ou fendas de rocha.

Família Dipodidae: Jerboas

O Jerboa Tem Uma Forma Fofa
O Jerboa Tem Uma Forma Fofa

Os jerboas são roedores pequenos que apresentam comprimento geralmente inferior a 10 centímetros (desconsiderando a cauda)- embora, algumas espécies possam apresentar comprimento de até 13 ou 15 centímetros.

Possuem patas traseiras maiores e mais longas do que as patas dianteiras, sendo que na sola dos pés estão presentes almofadas peludas, as quais favorecem a locomoção na areia.

Olhos e orelhas são grandes. O focinho também é destacado. Aliás, os jerboas possuem um olfato apuradíssimo.

A cauda é bastante longa e costuma não ter grande presença de pelos em sua extensão, exceto na ponta (a qual, para algumas espécies, possui um tufo de pelos nas cores branca e preta). A cauda é muito importante para estabilizar estes mamíferos e promover equilíbrio durante os saltos.

A alimentação é composta basicamente por insetos. Embora algumas espécies também possam ingerir gramíneas ou fungos do deserto, estes não são considerados como a refeição principal. Como adaptação ao clima inóspito, os jerboas obtém água a partir dos alimentos.

Grande parte das espécies de jerboa possuem hábitos solitários, todavia o grande jerboa egípcio (nome científico Jaculus orientalis) é uma exceção, uma vez que é considerado um animal bastante sociável. Ainda sobre esta espécie em particular, a locomoção bípede não ocorre de modo imediato, mas desenvolve-se de modo gradual, a partir do alongamento das patas traseiras, aproximadamente 7 semanas após o nascimento.

O jerboa egípcio é considerado uma das espécies com menor risco de extinção entre esses roedores.

Jerboa Pigmeu: Características e Onde Comprar

O jerboa pigmeu, mais precisamente, está ameaçado de extinção. Sua distribuição geográfica envolve o deserto de Gobi (cuja extensão compreende parte da Mongólia e da China), assim como o nordeste da África.

Como é uma espécie pequena, a descrição de menos de 10 centímetros é aplicável. A pelagem possui coloração predominantemente castanho-claro.

Assim como os demais jerboas, esta espécie não é endêmica no Brasil, logo dificilmente será encontrada para venda por aqui (pelo menos de forma legalizada). Convém lembrar que todo animal exótico deve possui autorização do IBAMA para ser criado em cativeiro.

Outros Roedores de Estimação

Alguns roedores fazem grande sucesso na categoria pets, como é o caso dos coelhos, hamsters e porquinhos da índia.

O porquinho da ìndia possui esse nome, porém curiosamente é oriundo da América Latina, sendo um parente muito próximo das capivaras. Sua origem remonta à Cordilheira dos Andes e, por essa razão, são bastante sensíveis a temperaturas muito elevadas.

Em relação aos hamsters, estes são pequenos, rechonchudos e não possuem cauda. São conhecidos pelo hábito de estocarem comida nas bochechas (uma vez que possuem uma estrutura semelhante a um saco no interior da boca).

 

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os jerboa, jerboa-pigmeu e outros roedores; que tal continuar por aqui para visitar também outros artigos do site ?

Por aqui, você encontrará um amplo acervo nas áreas de zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Canal do Pet. Você sabe a diferença entre os tipos de roedores de estimação ? Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/especiais/2019-03-23/roedores-de-estimacao.html>;

CSERKÉSZ, T., FÜLÖP, A., ALMEREKOVA, S. et. al. Phylogenetic and Morphological Analysis of Birch Mice (Genus Sicista, Family Sminthidae, Rodentia) in the Kazak Cradle with Description of a New Species. J Mammal Evol (2019) 26: 147. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1007/s10914-017-9409-6>;

FERREIRA, S. Rock n’ Tech. Este é o Jerboa pigmeu- o animal mais fofo que você vai conhecer em sua vida! Disponível em: < https://rockntech.com.br/este-e-o-jerboa-pigmeu-o-animal-mais-fofo-que-voce-vai-conhecer-em-sua-vida/>;

Mdig. O jerboa pigmeu é um animal estranhamente adorável. Disponível em: < https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=39280>;

Wikipedia in English. Dipodidae. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Dipodidae>;

Wikipedia in English. Zapodinae. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Zapodinae>;

 

 

Veja também

História do Iaque e Origem do Animal

O iaque (nome científico Bos grunniens) é um animal mamífero, bovino (uma vez que pertence …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *