Home / Animais / Utilidade da Aranha na Natureza e Importância para o ser Humano

Utilidade da Aranha na Natureza e Importância para o ser Humano

As aranhas na maioria das vezes causam um certo receio para todos, e um medo mesmo que irracional. Na maioria das vezes quando avistamos uma aranha, mesmo que ela não esteja nos apresentando nenhum perigo, temos o instinto de matar ou nos livrarmos dela. Entretanto, o que não entendemos é em relação a sua importância. E é sobre isso que iremos falar no post de hoje, mostraremos a utilidade das aranhas na natureza e sua importância para nós seres humanos. Continue lendo para aprender mais.

Características Gerais da Aranha

As aranhas, animais bem conhecidos, fazem parte da conhecida ordem dos artrópodes, e da classe aracnídea, por isso podem ser chamadas de aracnídeos, uma palavra de origem grega. Esse animal está presente na maioria dos locais do mundo, com exceção da Antártida, e em qualquer ambiente terrestre. Elas são conhecidas por darem medo, apesar de nem todas elas realmente serem perigosas para nós seres humanos. Sua anatomia é incrível, com oito pernas e quelíceras, criadas exatamente para injetar venenos em suas presas.

Se destacam entre os artrópodes por possuir um dos sistemas nervosos mais complexos, desenvolvidos e centralizados de todos os outros. A característica mais reconhecedora dela é sua teia, que para ser feita, utiliza da seda produzida pela aranha dentro de seu corpo, com uma base proteica. A teia é leve, porém com uma força ótima e bem elástica, inclusive sendo considerada mais forte que vários outros materiais sintéticos que somos acostumados a usar. Cada aranha possui uma teia diferente da outra. São nessas teias que os insetos e outros animais irão ficar presos, para que venham a ser consumidos por elas. O tamanho das aranhas varia de espécie para espécie, podendo ser minúscula, medindo milímetros, ou a maior conhecida que tem 20 centímetros de envergadura. A menor do mundo tem o tamanho da cabeça de um alfinete.

Dentro dessa ordem, existe duas subordens, a Opisthothelae, que é a mais abundante e diversificada e tem também a Mesothelae, que inclui apenas aranhas asiáticas extremamente raras de serem vistas, e normalmente as mais perigosas. Existe em torno de 40.000 espécies de aranhas espalhadas pelo mundo e divididas em 100 famílias. Elas são muito vistas em mitologias e artes como símbolo de paciência e crueldade. Dessas quarenta mil, apenas mais ou menos 30 espécies de aranhas podem apresentar perigo real para os humanos.

Utilidade da Aranha na Natureza e a sua Importância para o ser Humano

De primeira podemos achar que elas não possuem importância nenhuma para nós e para o resto do mundo. Mas não é bem assim. A realidade é que elas tem uma papel fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico. São animais carnívoros, e sua principal fonte de alimentação são os insetos. Insetos esses que ela pode prender pelas suas teias ou ir caça-las ativamente através do uso de veneno. Sendo assim, temos que levar em consideração alguns cálculos, para entendermos a questão da densidade populacional. De uma forma geral, podemos dizer que existem entre 40 e 45 mil espécies de aranhas, no qual a sua densidade populacional é de mil indivíduos por metro quadrado. Não entendeu? Isso quer dizer que elas são os predadores mais diversificados e espalhados de todos. Muitas vezes nem notamos pelo fato que elas são animais noturnos, mas estão sempre ali se alimentando.

De acordo com pesquisas realizadas em conjunto na Alemanha, Suécia e Suíça, publica na famosa revista científica The Science of Nature, as aranhas no mundo todo comem entre 400 e 800 milhões de toneladas de insetos e outros pequenos animais. Isso faz com que elas batam o consumo humano, que é de 400 milhões de toneladas de carne e peixe. Ou seja, elas comem mais do que os grandes mamíferos como a baleia e nós mesmos! Elas são consideradas as inimigas naturais dos insetos.

Teia de Aranha na Natureza

Isso é uma ótima forma de controlar e manter o equilíbrio ecológico, evitando que a população de insetos, que tem fácil multiplicação, aumente demais. As pesquisas também apontam que essa questão é muito mais visível em aranhas que vivem em florestas e prados, e que lá elas costumam matar muito mais insetos do que em outros habitats, especialmente em habitats urbanos em que há agentes nocivos à vegetação ali presente Por ser tão espalhada, diversidade e quantitativa, há diversas teorias de que ela é uma ameaça as pragas de plantações. Entretanto, os estudos revelaram que as terras de cultivo são sistemas muito alterados, consequentemente praticamente inóspitas para as aranhas. O que isso significa afinal das contas? Imagina aqui comigo, que as aranhas sofram extinção, o número de insetos iria multiplicar de uma forma inexplicável e aí sim a situação ficaria insuportável para nós seres humanos. Então, da próxima vez que você ver uma aranha, independente do quão feia e asquerosa você ache que ela seja, tenha um pouco de paciência e respeito com ela.

Afinal, sem ela, não teríamos bosques e campos, que seriam destruídos com o aumento da quantidade de insetos. Para os humanos, sua utilidade é em relação as suas teias, que são alvos constantes de pesquisas. Como falamos anteriormente, o seu fio de teia é muito forte ao mesmo tempo que é elástico e flexível. Sendo assim, é um material de muita importância para nós, sendo utilizadas na fabricação de coletes a prova de balas, para-choques e várias outras utilizações na área farmacêutica.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre as aranhas e a questão da sua utilidade para a natureza e a importância para o ser humano. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre aranhas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *