Home / Animais / Anta-Sul-Americana: Curiosidades, Alimentação E Imagens

Anta-Sul-Americana: Curiosidades, Alimentação E Imagens

Se você for ler esta matéria saiba que estará aprendendo sobre um dos animais mais injustiçados do reino animal, pois a Anta é constantemente usada para apelidar alguém como burro, mas fique sabendo que ela é um animal extremamente inteligente e a sua capacidade mental elevada já foi comprovada até mesmo pela ciência!

Caso os seus amigos te zoem lhe chamando de Anta, sinta-se honrado(a) porque mal sabe eles que você está sendo indiretamente elogiado(a), se quiser tirar uma onda com eles basta ler esta matéria sobre a Anta e depois poderá mostrá-los o quanto estão errados em relação a este animal super inteligente!

Sem mais delongas, vamos começar a estudar a Anta, mais precisamente a Anta-Sul-Americana, ela com certeza nos renderá uma matéria incrível!

Curiosidades e Alimentação da Anta-Sul-Americana

Se você é baixinho(a) como eu então provavelmente já se pegou imaginando como seria a sua vida se a sua estatura fosse um pouquinho melhor, eu não me importo com a minha altura, mas se tivesse nascido um tanto mais alto isso seria algo muito bom.

Bom o que isso tem a ver com a Anta? Este animal é o maior mamífero terrestre do Brasil! Será que ela se sente poderosa com isso ou mantem a humildade?

Meu propósito aqui é falar especificamente sobre a Anta-Sul-Americana, aparentemente ela possui características iguais a de todas as outras espécies de Anta, mas há alguns aspectos que são só dela, é sobre eles que eu quero falar.

Nossa protagonista a Anta-Sul-Americana, anda pelas terras Venezuelanas e também Argentinas, é claro que estes lugares se tratam de locais de selvas e matas mais fechadas onde não há a intervenção das mãos humanas. Lembrando que no Brasil ela também habita.

Alimentação da Anta-Sul-Americana
Alimentação da Anta-Sul-Americana

Não é à toa que este bichano é considerado o maior mamífero grandalhão do Brasil, também 300kg e 242cm de altura não é lá algo que se possa ignorar.

A Anta-Sul-Americana é um animal bastante estiloso, ela possui uma crista em sua cabeça que mais parece um charmoso cabelinho. Isso é o que eu chamo de estilo!

O seu corpo e sua pele não são algo muito diferente, a Anta Sul-Americana possui aquele corpo cinzento tradicional que todos estamos acostumados a ver na tv num daqueles seriados de animais.

Você sabia que esta anta e todas as outras de sua espécie possuem um papel bastante importante no mundo? É graças a estes bichos que as arvores são plantadas, pois quando eles comem e defecam as sementes saem nas fezes e logo germinam!

Alguns pesquisadores afirmam sem medo de que esta função de plantar árvores só pode ser exercida pela Anta, ou seja, num caso de extinção não haveria nenhum outro animal que poderia assumir um trabalho tão importante como este.

Alguns preferem ter muitos amigos a sua volta e outros gostam de ficar sozinhos, mas e você que tipo de pessoa é? Bom, a nossa Anta-Sul-Americana é um animal que prefere uma vida solitária e longe da agitação provocada pelos bandos e outros bichos! Isso deve ser bom para afastar os predadores!

O que você gosta de comer? Não sei se o seu paladar é diversificado, mas saiba que o da Anta-Sul-Americana não é, ela gosta apenas de comer frutas e vaga sempre por aí a procura delas!

Da mesma forma como a Anta-Sul-Americana caça ela também é caçada, animais como a onça-pintada por exemplo sempre ficam de olho nela. Na vida selvagem as coisas são bem difíceis, se você der mole por um segundo já era, portanto, a nossa Anta-Sul-Americana deve estar sempre atenta com aqueles que querem devorá-la.

Como você já sabe, a onça-pintada é um animal extremamente forte e veloz, eu creio que a nossa Anta não consegue ir muito longe quando perseguida por este astuto animal, por isso ela investe em esconderijos nas matas fechadas onde possa ficar de olho em quem está chegando.

Onça-Pintada
Onça-Pintada

A Anta-Sul-Americana está em perigo de extinção, mesmo assim você pode vê-la aos montes por aí, isso é um fato bem curioso que não se repete muito com outras espécies nesta mesma situação, existem algumas que nem vemos e nem poderemos ver nunca mais, isso é uma triste realidade causada pelas mãos de nós seres humanos.

Há instituições que combatem a extinção de animais os preservando em cativeiros, mas no caso da Anta-Sul-Americana isso não dá muito certo, pois como sua gestação é bem lenta pode ser que não dê tempo dela dar à luz se estiver com filhotes.

Com uma gestação demorada este animal anda pelas matas e provavelmente morre, pois quando não é pego pelos seus predadores naturais ela acaba sendo aniquilado pelas mãos de caçadores que usam a carne para se alimentar ou então fazem uso do animal com outras finalidades. De qualquer forma a extinção é quase que certa!

Você é fã de Pokémon? Sabia que há um personagem deste desenho que representa a nossa queria Anta-Sul-Americana! O Drowzee é um Pokémon que representa a nossa incrível Anta!

Drowzee
Drowzee

E aí, você sabia que este simples animal estava presente até mesmo em um desenho famoso? Me parece que a nossa Anta é mais querida do que eu imaginava!

Outra curiosidade que eu gostaria de compartilhar com você é o fato de que este grande mamífero é parente do forte rinoceronte, estes dois animais possuem ligações muito intimas, por isso podemos dizer que ambos pertencem a uma mesma família ainda que não sejam tão próximos.

Por fim, a última curiosidade diz respeito a inteligência da Anta, tanto a Sul Americana quanto as demais, sabia que estes bichos são extremamente inteligentes? É isso mesmo, eles geralmente servem para apelidar pessoas que são tachadas como lerdas ou burras, mas este tipo de pensamento é completamente equivocado, a Anta é mais inteligente do que podemos imaginar, isso foi comprovado cientificamente!

Enfim, está aí tudo o que sei sobre a Anta-Sul-Americana, espero que você tenha gostado e aprendido muito a respeito deste mamífero terrestre que é considerado o maior do Brasil!

Até a próxima!

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *