Home / Animais / É Possível ter um Esquilo de Estimação?

É Possível ter um Esquilo de Estimação?

Hoje vamos falar sobre os esquilos, essas criaturas fofas e saltitantes que conhecemos. Eles são tão incríveis que todo mundo se sente tentado a levar para cada esses seres tão adoráveis, mas será que é possível ter um esquilo como animal de estimação?

Primeiro precisamos lembrar que esse é um animal silvestre, e por conta disso ter um animal dessa casa pode não ser como ter um cachorro por exemplo, ele vai ter hábitos e necessidades completamente diferentes.

Saiba que os esquilos são mamíferos, são bichos altamente ativos e cheios de energia, por isso também são bem rápidos além de bem fofos. Eles têm uma coloração marrom, são pequenos e não medem mais de 45 cm, o rabo é extenso e bem peludo serve para dar equilíbrio e deixar ele estável.

Eles conquistam todos com seu jeito fofo, gentil e super animado, mas geralmente habitam florestas fechadas e com bastante árvores onde possam passear tranquilamente. Os Esquilos podem ser vistos em todo planeta.

É Possível ter um Esquilo de Estimação?

Esquilo em um Campo de Flores
Esquilo em um Campo de Flores

Caso você não tenha percebido, eles são animais muito acelerados e não muito obedientes, por isso é importante entender muito bem sobre eles antes de pensar em levar um desses para a casa.

Um esquilo depois de domesticado, não será mais capaz de voltar a morar na natureza sozinho, nem conseguirá se relacionar com outros da mesma espécie. Portanto, não existe chance de tentar reintroduzir essa espécie na natureza caso se arrependa da escolha, seja responsável.

Talvez você não saiba disso, mas esses animais podem morder quando se sentem ameaçados ou estressados. Melhor cuidar para não incomodar ele demais, isso vale especialmente para casas com crianças que não tem muita noção do perigo e também pessoas bem mais velhas que possam acabar se machucando e não vai ser nada divertido.

Outra coisa que pouca gente sabe é que elas são bastante ruins, espero que isso não seja um problema, pois isso pode seguir ao longo do dia. É através dos gritos e outros ruídos que eles se expressam isso a qualquer momento. Talvez não seja uma boa ideia caso você tenha vizinhos que não sejam muito tolerantes com isso, ou até mesmo você.

Eles são bem difíceis lidar em alguns momentos podem ser bem difíceis de controlar. Aliás, são animais silvestres que devem viver soltos na natureza e não dentro de casa.

Não são animais que podem ficar sozinhos, precisam de muita supervisão e atenção. Por isso, antes de adquirir um veja se vai ter esse tempo para ficar de olho neles, brincar com eles e não deixar que fujam.

Aliás, o espaço também é bem importante para esses animais. Eles são cheios de energia e precisam gastar de alguma forma, correndo, escalando e descobrindo o que se passa ao seu redor e por isso você precisa disponibilizar bastante espaço.

Muita gente não sabe que esses animais têm necessidade de demarcar território. Se eles estiverem soltos dentro de casa certamente vão tentar fazer isso, fazendo xixi em tudo o que ver pela frente, vai ser um tanto desagrádavel.

Eles são mais ativos durante o dia, gastam tanta energia fazendo estripulias de manhã e de tarde que de noite apagam e dormem muito bem.

Dicas Para ter um Esquilo Como Pet

Se depois de todas essas características sobre como é ter um esquilo dentro de casa você ainda segue firme com essa ideia, separamos algumas dicas para como lidar com esse novo ser dentro da sua casa. Eles podem precisar de cuidados especiais.

Primeira dica: não compre esse tipo de animal pela internet, menos ainda leve um animal encontrado nos seus passeios para casa. Procure por profissionais habilitados e que tenham autorização para esse tipo de comércio e que te garanta que o animal está saudável.

Conforme a dica acima de não levar para casa um esquilo que encontrou pelo caminho, um dos motivos é o fato de você não saber sobre a sua saúde e se é capaz de transmitir algumas doenças. Esquilos silvestres que não são os próprios para serem domesticados não conseguem se adaptar a essa vida, podem te atacar e até morrer.

Só compre esquilos com mais de dois meses de vida, pois só após essa idade eles estão aptos para viver de forma independente.

São animais que gostam de socializar, por este motivo devem ficar próximos de pessoas e ter contato com elas o dia todo.

Esconda qualquer tipo de produto químico que possa fazer mal a ele, pois são muito curiosos e por isso podem acabar consumindo.

Antes de Levar um Esquilo Para Casa

Esquilo Deitado Sobre Galho de Árvores
Esquilo Deitado Sobre Galho de Árvores
  • Antes da chegada do seu pequeno esquilo já compre uma gaiola própria para ele. Eles precisam de uma gaiola bem espaçosa, pois precisam de espaço para se divertir. Procure um lugar confortável na sua casa onde não pegue muita luz, para que possam relaxar.
  • É indicado também que coloque alguns pequenos galhos dentro da gaiola, para que eles possam roer e lixar as suas unhas.
  • Faça uma cama bem fofa para eles, eles gostam de ninhos para descansar. Você pode usar papelão para construir um, além disso pode adicionar pano, algodão e palha para deixar mais confortável. O local deve ser sem muito barulho, assim eles podem descansar melhor se sentindo seguros.
  • Outra dica é não obrigar eles a ir para dentro dessa gaiola, deixe que explorem, cheirem e se sintam confortáveis para entrarem sozinhos.
  • A alimentação dos esquilos deve ser baseada na alimentação natural deles, eles consomem alguns insetos, frutas, algumas flores, nozes e sementes. Tente oferecer esse tipo de coisa para eles, pois assim ficaram nutridos com tudo que é necessário.
  • Na natureza esses animais fazem diversas refeições por dia, cerca de 2 a 5 refeições em apenas um dia, mas o ideal é que consulte um profissional para ver a necessidade do seu animal.
  • Água é essencial para vida dele, deixe água fresca e limpa a sua disposição sempre dentro da gaiola, dessa forma ele pode consumir quando sentir necessidade.

Veja também

Norfolk Terrier

História do Norfolk Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje voltamos a falar da raça Norfolk Terrier, mas vamos nos aprofundar hoje na história …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.