Home / Animais / Ciclo de Vida do Saola: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Saola: Quantos Anos Eles Vivem?

Muitos dos seres vivos que as pessoas conhecem atualmente já eram conhecidos há vários anos, sendo que esse processo de descoberta de novos animais acaba por ser bastante raro atualmente.

Porém, ainda assim é possível que animais dos mais diferentes tipos, que ainda não eram conhecidos pelas pessoas, sejam catalogados pela primeira vez. Há, na verdade, uma espécie de ordem nesse sentido: quanto menor for o animal, maior a chance de ninguém jamais ter catalogado esse animal.

Assim, animais de grande porte, sobretudo mamíferos, costumam ser muito menos comuns quando se trata de descobertas de novos seres, o que faz com que esses animais de grande porte jamais recebam a alcunha de “novo” para as pessoas.

Contudo, a vida é uma grande surpresa e, de vez em quando, surge um animal grande e ainda desconhecido para a maioria. Dessa forma, esses animais acabam por ser muito exaltados pelos cientistas da biologia, recebendo uma série de estudos sobre eles.

Conheça o Saola

Esse é o caso do saola, um mamífero de grande porte que foi descoberto apenas há cerca de 25 anos. Grande, com chifres e natural da Ásia, esse animal é uma verdadeira incógnita para muitas pessoas, sendo muitos outros que sequer sabem da sua existência. Assim, o saola está cada vez mais perto de ser extinto, já que esse animal tem vivido em florestas destinadas à reserva ambiental desde que foi descoberto, mas cada vez mais sofre com o desmatamento dessas tais reservas.

Logo, com o seu habitat sem extinto, o saola acaba por não ter muitas opções de destinação, sendo muitas vezes morto por carros ou simplesmente por não conseguir os alimentos dos quais necessita para sobreviver. Dessa maneira, o saola parece muito com um cervo e está na família dos animais bovinos.

O Habitat do Saola

O saola é muito comum no Vietnã, país da Ásia que sofre bastante com a pobreza em alguns locais e, assim, não funciona tão bem como um protetor desse animal que tanto intriga as pessoas de todo o mundo. O saola costuma ser comum, assim, nas florestas de altas altitudes.

Logo, o animal usa também essas altitudes mais altas para se proteger de predadores, que muitas vezes não vivem em um ambiente que pode ser bastante frio e, por vezes, bastante úmido. Dessa forma, a união desses dois fatores faz com que as florestas habitadas pelo saola não sejam muito bem vistas por outros tipos de animais. Dessa maneira, o saola jamais será visto no nível do mar, sendo que o mais comum é ver o animal de 500 a 2000 metros acima do nível dos oceanos.

Habitat do Saola
Habitat do Saola

Além das questões climáticas citadas, essas regiões do Vietnã são conhecidas por estarem mais distantes das pessoas, o que acaba não sendo um impedimento para que o animal seja perseguido e tenha o seu habitat devastado pela interferência humana direta. O saola costuma viver mais nas partes periféricas das florestas, não sendo o tipo de animal que se encontra com facilidade no centro desse tipo de ambiente natural.

Ciclo de Vida do Saola: Quantos Anos Eles Vivem?

O saola tem sido um animal cada vez mais perseguido ao longo do Vietnã, o que faz com que o animal tenha sérios problemas relacionados ao nível de conservação. De qualquer maneira, o saola ainda não está na fase mais aguda de estado de conservação antes da extinção, sendo um animal catalogado como em “perigo crítico”.

Dessa forma, o tempo de vida do saola gira em torno dos 8 a 12 anos, sendo que muitas vezes esse tempo é reduzido em razão da forma como o animal é brutalmente atacado pelas pessoas que visitam as altas montanhas e florestas do Vietnã. O principal motivo para que o saola não tenha bons indicadores de conservação é a destruição do seu habitat, mas também existe uma caça ilegal de animais desse tipo ao longo de todo o país asiático.

Portanto, o comércio ilegal de saolas tem sido um grave problema para o país desde que o animal foi considerado como um novo ser vivo. Apenas entre 1995 e 2003, cerca de 30 saolas foram mortos, sendo que a população desse tipo de animal já não é muito grande. Dessa forma, tem sido cada vez mais raro ver um saola no mundo.

Características do Saola

O saola é um animal de grande porte, mamífero, que foi descoberto há cerca de 25 anos no Vietnã. O animal costuma ter cerca de 85 centímetros, com cerca de 90 quilos de peso. Sua pelagem costuma ser castanha, com tons claros ao longo de todo o corpo, o que faz com que não seja tão simples ver o animal na floresta. De qualquer forma, os chifres e as manchas brancas na pata é que fazem com que se torne mais simples localizar o saola em meio às árvores altas do Vietnã.

O animal em questão costuma ser visto em grupos de 2 ou 3, nunca em grupos grandes, além de também ser visto sozinho. Isso acaba por fazer com que o saola seja uma presa mais fácil, já que não há companhia para ajudar o animal no momento do ataque de outras espécies ou até mesmo das pessoas.

Características do Saola
Características do Saola

O saola costuma ser um animal que marca muito bem o seu território, sendo destacável a forma como esse tipo de animal consegue estabelecer o seu terreno e avisar aos outros seres vivos ao redor que aquele local pertence a ele. Para tal, o saola costuma deixar um líquido que sai do focinho em cada local por onde passa e quer marcar a sua passagem, algo que faz com que seja simples identificar esse tipo de animal na selva.

O animal também se destaca bastante por ter uma capacidade muito boa de sentir odores e diferenciar esses cheiros, o que faz com que o animal seja muito inteligente quando se trata de fugir de predadores que possuem um cheiro de destaque.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *