Home / Animais / Irara da Amazônia É Mamífero? Qual Seu Reino, Classe e Filo?

Irara da Amazônia É Mamífero? Qual Seu Reino, Classe e Filo?

A fauna do mundo possui uma quantidade gigantesca de animais, e é até mesmo por isso que fica até difícil aprendermos mais sobre todas as espécies no geral, já que são tantos animais que acabamos aprendendo apenas de maneira superficial sobre os mais famosos deles.

Porém, a verdade é que devemos sim aprender mais sobre os animais que habitam o planeta com a gente, já que eles também influenciam muito a nossa vida e, consequentemente, também são influenciados por todas as ações que tomamos no dia a dia, por menores que elas pareçam.

Nesse caso, na Amazônia temos muitos animais pouco conhecidos na natureza, principalmente porque é exatamente lá que temos uma fauna muito diversificada com diversas espécies que ninguém nunca ouviu falar além dos pesquisadores.

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre um animal conhecido como irara. Continue lendo o artigo para entender exatamente se esse animal é mamífero, além de aprender um pouco mais sobre a sua classe, seu reino e também sobre o seu filo.

Reino da Irara

Quando paramos para analisar de maneira mais profunda a classificação científica de um animal, devemos perceber que a primeira classificação presente é o Reino. Isso porque o reino é a classificação mais abrangente que temos na Ecologia.

Basicamente, os reinos dividem seres que são diferentes. Entre os reinos, temos que os dois mais famosos são o Plantae (que engloba todas as plantas do planeta) e o Animalia (que engloba todos os animais do planeta), e é por isso que a irara se encaixa em um dos dois.

Como a irara nada mais é do que um animal, já fica mais do que claro que ela faz parte do reino Animalia, e é exatamente por isso que podemos afirmar que a irara faz parte do mesmo reino que os seres humanos, já que também pertencemos ao Animalia.

Basicamente, os seres desse reino possuem características em comum: são todos pluricelulares (possuem mais de uma célula), eucariontes (possuem carioteca em volta do núcleo celular), heterotróficos (não conseguem produzir o próprio alimento) e possuem células que ajudam na formação de tecidos biológicos.

Portanto, a irara faz parte desse reino e justamente por esse motivo já sabemos que ela possui todas as características anteriores apenas com a palavra “Animalia”, viu como a classificação científica diz muito sobre um ser vivo?

Filo da Irara

Como já dissemos anteriormente, os seres vivos presentes no reino Animalia possuem diversas características em comum e por isso acabaram sendo agrupados em uma única divisão na classificação científica.

Porém, os cientistas também perceberam que, apesar de possuírem características semelhantes esses animais também possuem muitas características diferentes, que fazem com que eles nem mesmo pareçam semelhantes. Podemos perceber isso quando comparamos um hipopótamo com um gavião, por exemplo.

Por esse motivo, o filo foi criado para fazer diversas divisão no reino Animalia e separar animais que possuíam características em comum ao mesmo tempo que elas se diferenciavam de outros grupos também de animais.

No caso da Irara, podemos dizer que ela faz parte do filo Chordata. Esse filo engloba basicamente os animais que são dotados de notocorda, possuem simetria bilateral, um sistema digestivo completo, e também uma cauda que vai além do ânus em algum momento de sua vida.

Duas Irara na Floresta
Duas Irara na Floresta

É interessante notarmos que mais uma vez a irara está na mesma classificação dos seres humanos, já que nós também somos animais cordados e por isso possuímos essas mesmas características citadas anteriormente.

Logo, o filo é a primeira divisão que agrupa apenas os animais em novas classificações de acordo com suas características biológicas e também características físicas como pudemos ver.

Classe da Irara

Já dissemos que o filo serviu para especificar um pouco mais o Reino, já que ela era muito abrangente e incluía animais completamente diferentes uns dos outros em sua classificação.

Porém, a grande verdade é que o filo também engloba animais muito diferentes uns dos outros. Isso porque no filo dos cordados temos animais como os seres humanos e os peixes, que são completamente diferentes.

Assim, com o passar do tempo surgiu a classificação da Classe. A classe nada mais é do que especificações dos filos para que a classificação ficasse ainda mais precisa.

Nesse caso, podemos dizer que a irara se encaixa na classe Mammalia. Isso basicamente significa que ela é um animal que possui glândulas mamárias, pelos pelo corpo e é um animal endotérmico, que mantém a temperatura corporal com uma certa constância.

Dessa maneira, mais uma vez podemos dizer que a irara está na mesma classificação que o ser humano, já que nós também estamos inseridos na classe Mammalia pois somos animais mamíferos.

Portanto, agora você já sabe também como funciona a divisão de Classe e por quais motivos a irara é considerada um animal pertence à classe Mammalia.

A Irara É Um Mamífero?

Agora que já vimos uma parte bem abrangente da classificação científica da irara você com certeza já é capaz de responder essa pergunta, já que explicamos exatamente no tópico anterior qual é a classe a qual esse animal pertence.

A resposta é na verdade bem óbvia para quem leu até aqui: sim, a irara é um mamífero pois ela é um animal que pertence a classe Mammalia. Isso significa que assim como o ser humano ela é um mamífero.

Essa dúvida ocorre principalmente porque as pessoas têm uma ideia bem diferente dos mamíferos, e por isso é importante estudar um pouco mais sobre o animal para entender exatamente como aquela espécie funciona e quais são suas classificações.

Portanto, pelo menos agora você já sabe mais informações sobre a classificação da irara e ao mesmo tempo pode explicar para as pessoas por que esse animal é sim um mamífero!

Gostou de aprender com esse texto e quer aprender com muitos outros, mas não sabe bem onde encontrar conteúdo de qualidade na internet? Não tem problema, porque aqui sempre temos os melhores conteúdos para você se manter informado! Assim, continue lendo aqui em nosso site: A história do jegue e a origem do animal 

Veja também

Chow Chow

Como Cuidar de um Chow Chow Filhote: Cuidados e Doenças

O chow chow é uma raça de cachorros bem interessante, possuindo uma personalidade forte, mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *