Home / Animais / História do Jegue e Origem do Animal

História do Jegue e Origem do Animal

Também conhecido como burro ou asno, o jegue é um animal presente praticamente em todos os continentes do mundo com exceção da Oceania, e por esse motivo já podemos perceber que ele possui uma importância bem grande para diversas atividades que o ser humano desempenha no dia a dia.

Apesar disso, a grande verdade é que praticamente ninguém conhece a história desse animal, e por esse motivo ele fica muitas vezes esquecido e passa a ser visto apenas como um objeto ou um meio de carga, o que é algo muito errado e, principalmente, desrespeitoso com o animal.

Assim, é interessante estudarmos principalmente as origens desse animal para entendermos como ele chegou na situação em que está hoje: um pouco esquecido, mas ao mesmo tempo muito importante dependendo do país que é levado em consideração.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais específica sobre o jegue. Continue lendo o texto para saber exatamente qual é a história desse animal e também qual é a sua origem, para que assim possamos entender ainda mais como essa espécie se desenvolveu com o passar do tempo.

Origem do Jegue

Entender a origem de um animal é uma forma de respeito à espécie e também algo extremamente importante para que a gente entenda como ela se comporta na natureza nos dias atuais e até mesmo como o ser humano a encara, e quais são os motivos para tudo isso.

No caso do jegue, podemos dizer que ele possui duas origens diferentes, isso porque tudo depende do ponto de vista que estamos levando em consideração.

Por “ponto de vista” você pode entender “tronco”, já que existem dois troncos de origem do jegue: o tronco europeu e o tronco africano.

  • Tronco africano
Tronco Africano
Tronco Africano

O tronco africano originou a espécie Equus asinus africanu, e isso significa basicamente que essa parte da espécie do jegue se originou o continente africano, mais especificamente nos países do norte do continente. Além disso, existem teorias de que ele pode ter se originado na Abissínia (país que conhecemos atualmente como Etiópia) ou na região do Nilo.

  • Tronco europeu

O tronco europeu originou a espécie Equus asinus europeus, e isso significa de maneira simples que essa parte da espécie do asno teve origem no continente europeu, mais especificamente na região do Mediterrâneo, pelo que se acredita.

Tronco Europeu
Tronco Europeu

Portanto, o jegue é originário principalmente da África, mas também da Europa. E é exatamente por isso que esse animal possui uma história tão interessante e diferente.

Domesticação do Jegue

Basicamente, é importante que você saiba por qual motivo o jegue se tornou tão famoso ao redor de todo o mundo e por que a sua importância continua tão grande até os dias de hoje em muitos locais do mundo.

Em primeiro lugar, ele foi domesticado em diversos locais da África, assim como domesticamos animais como o cachorro e o gato, e por isso ele se tornou ainda mais importante para o ser humano.

Em segundo lugar, essa domesticação tinha como principal ideia a esperança de utilizar o jegue como meio de transporte, principalmente porque no continente africano a população não possui tantos automóveis nas áreas mais pobres.

Jegue Doméstico
Jegue Doméstico

Em terceiro lugar, ele foi visto como uma excelente maneira de fazer entregas de um ponto A para um ponto B, e foi exatamente desse contexto que a expressão “burro de carga” surgiu.

Por fim, a domesticação também foi feita porque as culturas são diferentes, e na África ele foi visto como um animal que poderia ser domesticado pelo ser humano.

Portanto, agora você também entende mais sobre como funcionou o processo de domesticação do jegue e por qual motivo ele acabou ocorrendo.

História do Jegue

Antes de mais nada, é interessante que você saiba que o jegue foi o quarto animal a ser domesticado no mundo, estando atrás apenas dos ovinos, caprinos e também bovinos.

Após a sua domesticação, o jegue teve uma importante muito grande na África. Isso porque no Egito antigo o jegue era o meio de transporte de maior importância encontrado no continente, junto até mesmo dos camelos, que possuem um porte maior e são mais imponentes.

Jegue de Transporte
Jegue de Transporte

Com o passar do tempo os jegues passaram a viajar longas distâncias e despertar interesse em pessoas das mais diversas culturas, e é aí que a espécie passa a se espalhar ao redor de todo o mundo.

Foi exatamente dessa maneira que o jegue chegou à Europa. Basicamente ele foi levado até o continente por meio de comerciantes da Grécia que fizeram uma viagem ao Egito e se encantaram pelo animal.

Assim, foi basicamente dessa maneira que esse animal foi ganhando cada vez mais espaço ao redor de todo o mundo: por meio de suas longas viagens feitas diariamente por um número cada vez maior de comerciantes, com uma carga também cada vez maior para o animal carregar (infelizmente).

Curiosidade Sobre o Jegue

Agora que você já aprendeu informações importantes sobre a história e a origem do jegue, é interessante que você saiba algumas curiosidades interessantes sobre esse animal.

Logo, vamos listar as mais interessantes aqui!

Curiosidade Sobre o Jegue
Curiosidade Sobre o Jegue
  • O burro foi se modificando com o passar do tempo principalmente ao chegar à Europa, já que o habitat também era diferente e ele precisava se adaptar;
  • O jumento possui longas orelhas que se parecem com a de coelhos, e isso é algo considerado muito bonito nesse animal;
  • Temos na França um descendente do burro africano, já que a espécie de jegue conhecida como Poitou se originou após a chegada de comerciantes italianos;
  • O jumento nos dias de hoje pode ser encontrado por praticamente todo o continente africano;
  • O continente asiático possui mais da metade de exemplares de jumento existente em todo o nosso Ecossistema, e isso é resultado principalmente da migração desse animal por meio do comércio e as cargas.

Portanto, essas são algumas curiosidades sobre o jegue que você com certeza ainda não sabia e são muito interessantes!

Quer aprender ainda mais informações sobre alguns outros seres vivos do nosso planeta? Confira também: Quantos Filhotes Tem Uma Lagartixa? Quantos Ovos Elas Botam?

Veja também

Anêmona: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

A anêmona do mar faz parte do filo cnidaria, como as águas vivas, e é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *