Home / Animais / Borboleta Asas Púrpura: Características, Nome Científico e Fotos

Borboleta Asas Púrpura: Características, Nome Científico e Fotos

Desde crianças, aprendemos sobre os animais. Os mais comuns e presentes no cotidiano são priorizados, por isso, com certeza, você já ouviu falar sobre as borboletas. São considerados os insetos menos asquerosos e mais bonitos que existem. Cada borboleta tem uma singularidade, suas cores, desenhos e padrões são chamativo e atraentes. Além disso, trazem beleza e cor para os lugares onde vão.

As borboletas são insetos, seu corpo é formado por cabeça, seis patas, um par de asas, abdômen e tórax. Provavelmente você já tenha visto uma borboleta voando ou ate mesmo parada. Suas asas são extremamente finas e frágeis. Exsitem muitas espécies diferentes de borboletas, cada uma delas possui uma padronagem diferente da outra. Essa variedade de cores e desenhos e um dos pontos mais atrativos nas borboletas. No total as espécies de borboletas que existem pode passar dos quinze mil exemplares, todas com diferentes aparecias, tamanhos, cores, etc.

Muitas vezes a vida da borboleta é usada com o uma metáfora para processos da vida humama. Isso porque as borboeletas passam por mudanças bruscas durante sua curta vida. No incicio desse processo, ela e somente um ovo. AO passar do temoi ela se torna uma larva, mais conhecido como a lagarta. Depois desse tempo, ela cria uma casca dura, se posiciona de ponta cabeça e inicia sua principal mudança. Dentro desse casulo protegido ela torma outra forma, a forma de uma borboleta. Desenvolvida, agora com asas e outro tipo de inseto. Outra alimentação, novos comportamentos, enfim. Uma mudança completa.

Comportamento das Borboletas

As borboletas são insetos diurnos, ou seja, apesar de sua vida tao breve, elas dormem durante a noite e durante o dia se alimentam, procriam, plinizam, etc. Praticamente todas as espécies de borboletas se alimentam de plantas, a Borboleta De Asas Purpura não é diferente.

A polinização delas é um pouco singular também, elas sugam o néctar de uma flor, o pólen dessa flor gruda em suas asas e em seu corpo, depis disso quando ela vai para outra flor, esse pólen vai com ela. Esse processo de polinização ajuda a reprodução das flores. As borboletas são insetos invertebrados, ou seja, elas não possuem estrutura óssea.

Borboletas X Mariposas

Borboleta de Asa Púrpura
Borboleta de Asa Púrpura

O processo que descrevemos sobre as borboletas se assemelha aos processos que as mariposas também sofrem. Seus ciclos de vida contém quatro estágios. Normalmente, elas passam a maior parte de seus dias sobre alguma flor ou algum tipode de vegetação ate que começam a voar e explorar, em sua fase adulta. É nessa fase que surge a possibilidade de encontrar uma delas cruzando o caminho dos humanos.

As borboletas de asa púrpura podem chegar a 9 centímetros de cumprimento, elas são comuns de ser encontradas em plantações de maracujá, pois é lá que elas colocam seus ovos. Raramente elas chegam ao fim da sua metamorfose, pois as lagartas que poderão virar as borboletas são consideradas pragas, e são interrompidas com larvicidas e germicidas antes que destruam as plantações.

Essa espécie é diferente de outras. Seu processo de polinização não é somente com o pólen se grudando em suas asas, mas elas possuem um aparelho que permite que elas ingiram pólen. Elas também podem se alimentar de mais coisas do que as outras borboletas. Isso faz com que sua dieta abranja mais nutrientes e proteínas, isso permite que elas vivam por mais tempo do que as outras espécies de borboletas, algumas delas chegam a 6 ou 7 meses de vida. Considerada a espécie com maior longevidade entre todas.

Metamorfose das Borboletas

Contrário ao pensamento de muitas pessoas, as borboletas não são os únicos insetos que passam por metamorfoses. Mas com certeza o processo delas é o mais conhecido e muito utilizado para associações com significados específicos. Existem basicamente quatro fases para todo o processo que elas passam, vamos entender melhor.

Fase dos ovos: As borboletas procuram uma folha resistente, nutritiva e segura onde possa colocar seus ovos. No caso das borboletas de asas purpura elas preferem colocar os ovos em plantações de maracujá. Essa folha deve aguentar o peso dos ovos, e devem sem ser resistentes e não se quebrarem durante o processo todo. Tudo isso são ‘preocupações’ instintivas que as borboletas têm ao colocar seus ovos.

Fase larva: Essa fase é conhecida como ‘lagarta’. Apesar de ser um conhecimento muito divulgado, muitas pessoas ainda pensam que borboletas e lagartas são insetos diferentes e nem imaginam que são fases do mesmo processo. A fase lagarta é muito importante para a nutrição. Durante esse período, tudo o que a larva deve fazer é se alimentar ferozmente para acumular nutrientes para todo seu tempo de hibernação. Por isso elas são consideradas pragas capazes de acabar com plantas.

As lagartas são insetos com um corpo cilíndrico e algumas patas. Algumas já possuem cores chamativas e atraentes. Outras possuem texturas diferentes e ate uma pelugem capaz de causar queimaduras. Depois de muito se alimentar, a lagarta escolhe um local seguro para sua próxima fase imóvel.

Fase Crisálida ou Pupa: Essa fase é a conhecida como casulo. Uma casca é formada em volta da lagarta e dentro desse casulo uma grande transformação acontece. Um novo inseto está em formação, com sistemas e aparelhagem completamente diferente.

Fase Adulta: Finalmente, sai de dentro do casulo uma borboleta completamente formada. Como citamos, suas funções são totalmente diferentes das lagartas, agora elas são responsáveis por polinização e o mais interessante, elas voam.

Todos as fases incluem outras mudanças entre elas, por exemplo, na fase lagarta, elas passam por mudanças em sua pele, na fase de casulo também existem mudanças importantes. Mas essas fases que citamos são simplificadas para que o entendimento seja mais fácil. Apesar de tratar-se apenas de um inseto, esse processo é altamente complexo.

Significados das Borboletas

Como mencionamos, muitos acreditam que todo o processo das borboletas possui uma relação com as jornadas humanas. Por isso há diferentes significados para as borboletas. Existem associações em cada fase. Muitos acreditam que os ovos são o nascimento dos humanos. A fase de larva é como a preparação e observação do mundo. Um processo de conhecimento e absorção de informações. Tudo o que forma nossa consciência e nos prepara para as próximas fases.

O Significado da Borboleta
O Significado da Borboleta

A fase pupa significa a hora de esperar, o reconhecimento do momento em que não é necessário agir ou falar, mas sim parar e perceber. Ouvir e entender o universo e suas mensagens.

Enfim a fase adulta. Onde devemos nos expor e encarar a vida de frente, com coragem e ousadia.

Provavelmente, uma borboleta ou mariposa que você ver uma vez, você nunca mais verá. Os motivos são simples, a vida desses pequenos e belos insetos é efêmera, ou seja, nascem, vivem e morrem em pouco tempo, ainda mais depois de sua transformação, seu tempo de vida pode se resumir a alguns meses.

Para diferenciar uma da outra, é preciso ter atenção a alguns detalhes.

  • As borboletas são vistas normalmente durante o dia enquanto as mariposas são encontradas durante a noite.
  • O pouso das mariposas é único, sempre pousam com as asas abertas e planas, enquanto as borboletas pousam com as asas para cima, até que se estabilizem.
  • Muitos tentam identificar e diferenciar uma da outra pelas cores vibrantes das borboletas, pensando que as mariposas são em sua maioria mais opacas e de cores neutras. Isso é um erro, pois as mariposas podem muitas vezes serem tão coloridas quanto as borboletas. O que vai diferenciar são os pontos que citamos.
  • As borboletas, como já foi mencionado, são insetos importantes e polinizadores. Graças a elas, as flores são propagadas. Por outro lado, as mariposas não efetuam a polinização. Enquanto lagartas, elas ingerem o suficiente para se manterem sustentadas durante a vida inteira. Por isso, as lagartas que são capazes de acabar com uma horta inteira, são mais propensas de se tornarem mariposas após a metamorfose.
  • A mariposas podem liberar uma substancia de suas asas que podem causar problemas dermatológicos. As borboletas também podem causar o mesmo, porem não afetam humanos, esse mecanismo funciona como uma defesa contra seus predadores. Enquanto são lagartas também podem queimar e ferir. Num contato que cause uma queimadura, é necessário que a pele seja lavada com agua em abundância.

Sobre as Borboletas: Curiosidades

  • As patas das borboletas possuem sensores, eles servem para sentir os sabor, ou seja, elas usam as patas para sentirem os sabores.
  • As borboletas, assim como diversos outros insetos, possuem a chamada visão composta, ou seja, a visão delas tem um potencial de 360 graus.
  • Não existe nenhuma espécie de borboleta na antártica. As condições climáticas tornam impossível a sobrevivência de borboletas, mariposas e alguns outros insetos frágeis.
  • A borboleta está entre os seres mais leves do mundo, algumas podem chegar a menos de 1 grama.
  • Existem mais de 10 mil espécies diferentes de borboletas pelo mundo.
  • As borboletas são um indicativo de boas condições ecológicas de um lugar. Isso porque sua sobrevivência exige condições especificas como boa qualidade do ar, vegetação, clima estável, etc. Portanto, quando encontra-se mais que uma borboleta em algum lugar, pode-se constatar que é um local saudável para a vida ecológica.
  • As mariposas e borboletas não expelem excrementos como fezes e urina. Absolutamente tudo o que ingerem é transformado em energia para seu sustento.
  • As borboletas podem passar a maior parte de suas vidas numa só planta. Ainda mais se a temperatura de seu corpo estiver a menos de 25 graus, elas mal conseguem se movimentar e ficam imóveis até que a temperatura esteja boa para levantar voo.
  • Existem algumas exceções em algumas espécies de borboletas. A maioria se alimenta de néctar e vegetais, porém existem algumas que ingerem sangue de alguns animais cujas feridas já estão abertas.
  • Algumas espécies vivem e se locomovem em bandos, outras podem passar uma vida solitária.
Borboletas Características

Criações de Borboletas

As borboletas são insetos incríveis, o que mais atrai são suas cores e formas. Elas não são interativas, mas é possível que uma borboleta pouse em um humano, muitos encaram esse acontecimento como sorte. Existem diversas pessoas que admiram tanto que criam borboletas.

Algumas as libertam depois da metamorfose, outras as mantém em borboletários particulares.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *