Home / Animais / Golden Retrivier Preço, Valor para Comprar, como Adotar e Fotos

Golden Retrivier Preço, Valor para Comprar, como Adotar e Fotos

Raça de origem britânica, este cão é conhecido por ser bastante calmo e companheiro, características que possibilitam que o mesmo seja empregado como cão-guia. É o cachorro favorito das famílias, e sua popularidade cresceu bastante nas últimas décadas no Brasil e no mundo.

Criar um cachorro como esse demanda do dono presença e bastante energia, logo é necessário verificar se o animal se encaixa na rotina diária do humano.

O Golden Retrivier pode ser adquirido através de compra ou adoção. Embora, a última opção não seja disponibilizada com bastante frequência.

Neste artigo, você conhecerá algumas informações extras sobre a raça, incluindo suas características, cuidados básicos necessários, preço, entre outros tópicos.

Então venha conosco e boa leitura.

Golden Retrivier Aspectos Históricos

A origem deste cão remonta à Grã-Bretanha, isto porque foi desenvolvido na Escócia com a finalidade de caça às aves. Os cruzamentos para obtenção da raça envolveu muitas raças (algumas inclusive extintas), a exemplo do Tweed Water Spaniel.

No ano de 1903, estes cães foram aceitos para registro pelo Kennel Club da Inglaterra. A descrição da raça reconhecidamente como possuidora de pelagem de penugem dourada e amarela ocorreu no ano de 1911. O Golden Retrivier Club foi fundado no ano de 1913.

No Canadá, a raça foi registrada pela primeira vez no ano de 1927, sendo que teria sido levada a esse país no ano de 1881.

Golden Retrivier Características Físicas

A altura do macho, ao nível da cernelha, está entre 56 a 61 centímetros. No caso da fêmea, este valor está compreendido entre 51 a 56 centímetros.

A média de peso para o macho é de 29 a 34 quilos; para a fêmea, os valores são de 25 a 30 quilos.

Cruzamentos da raça ao longo dos anos contribuíram para que a mesma se apresentasse na atualidade em 3 tipos: o tipo britânico, o americano e o canadense. Algumas diferenças podem ser observadas entre uma raça e outra, tais como discreta mudança no percentual de gordura corporal e certos reflexos na coloração. Outro ponto bastante interessante é que o tipo britânico possui olhos circulares e escuros, em contraposição aos olhos ligeiramente triangulares do tipo americano.

No geral, a coloração dos pêlos é amarelo-dourado, e estes são bastante densos e semi-compridos. Alguns Golden podem apresentar o pêlo de uma amarelo-dourado muito claro, ao passo que outros podem se aproximar de uma coloração marrom.

A descrição que o American Kennel Club atribui à pelagem destes cães é de uma pelagem rica brilhante de ouro de várias matizes. Dentro da ‘definição’ do Kennel Club (britânico), a cor creme também é aceitável como pelagem da raça.

Golden Retrivier Características Comportamentais

Um típico cão dessa raça possui um temperamento amável e não é hostil com estranhos. É obediente e possui uma grande ânsia em agradar.

Sua inteligência permite que sejam treinados com facilidade. É comum ser empregado como cão guia, cão de assistência, cão de mobilidade, cão de busca e salvamento (uma vez que também possuem uma habilidade natural de natação). Possuem grande velocidade e senso de competição.

Golden Retrivier Características

Goldens adultos tem grande predisposição ao trabalho e ao cumprimento de tarefas, podendo até mesmo trabalhar próximo ao ponto de exaustão ou colapso.

É um cachorro compatível tanto com crianças quanto com adultos. Possui boa convivência com animais, e isso inclui gatos e até mesmo outros cães. Acredite se quiser, mas há locais do mundo nos quais o cão Golden é conhecido por se tornar mãe de aluguel de muitas espécies de animais, incluindo tigres. O mais curioso é que as fêmeas desses cães são capazes de produzir leite materno para filhotes de outros animais, mesmo não estando grávidas ou tendo amamentado recentemente.

Golden Retrivier Considerações Sobre a Saúde

Esses cães possuem uma expectativa de vida compreendida entre 10 a 15 anos, contudo apresentam vulnerabilidades a doenças específicas.

Uma das doenças mais comuns da raça é o câncer, o qual foi causa da morte de 61% desses cães nos Estados Unidos, segundo pesquisa realizada no ano de 1998 pela associação Golden Retrivier Club of America. Outra pesquisa mais recente realizada no ano de 2004 pela associação Kennel Club UK aponta essa doença como responsável por 38,8 % das mortes.

Displasias articulares, ou melhor, problemas de encaixe da articulação também são comuns, neste caso são a displasia coxofemoral (também chamada de displasia da anca ou displasia do quadril) e a displasia do cotovelo. Quadros como luxação da patela, ruptura do ligamento cruzado, panosteitis e osteocondrite também são relativamente frequentes.

Golden Retrivier Filhote

Condições oftalmológicas comuns incluem a catarata (quadro mais frequente), glaucoma, atrofia progressiva de retina, entrópio, distichiasis, displasia de retina e displasia corneana.

Em relação aos problemas cardíacos, o Golden Retrivier pode ser suscetível à cardiomiopatia, assim como à estenose aórtica subvalvar.

No caso dos problemas de pele as alergias (ou dermatites) são comum, assim como a seborreia, granuloma lamber e adenite sebácea.

Golden Retrivier Preço, Valor para Comprar, como Adotar e Fotos

É possível encontrar cães dessa raça à venda em canis. Filhotes também podem ser encontrados em sites populares de compras, tais como o Mercado Livre e OLX. Os preços comumente variam entre R$ 1.200 a R$ 2.000.

Quando esses cães são ofertados para adoção, a ação geralmente é anunciada em redes sociais.

Caso o novo dono adquira um cão adulto, deve checar com o dono antigo ou com o canil, se o cachorro possui as vacinas em dia, é castrado ou se possui histórico familiar de doenças (este tópico também é válido para filhotes).

Após a aquisição do cãozinho, os cuidados básicos não devem ser negligenciados. Lembrando também que esta raça precisa de bastante espaço físico e atenção.

Agora que você já conhece muitas características sobre essa raça tão querida, nosso convite é para que continue conosco de modo a conhecer também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Adote Bicho. Adoção- Kadu- Final Feliz. Disponível em: < http://www.adotebicho.com.br/cachorro-para-adocao/kadu-porte-grande-Macho-goldenretriever-11216>;

PetLove. Tudo sobre o seu: Golden Retrivier. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/golden-retriever/r>;

Wikipédia. Golden Retrivier. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Golden_retriever>;

Veja também

Pug e Idoso

Qual a Melhor Raça de Cachorro para Idosos?

Algumas pessoas que não tem animais de estimação, não conseguem entender como é amar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *