Home / Animais / Barata Amarela é Venenosa? É Perigosa? Elas Mordem?

Barata Amarela é Venenosa? É Perigosa? Elas Mordem?

A tal da baratinha amarela é de origem asiática mas é conhecida comumente como barata australiana. Sua proliferação acontece muitas das vezes através do comércio de importação e exportação que acaba acidentalmente transportando as espécie junto às cargas comerciais.

Barata Amarela: Definição e Explicações

Para dar uma definição precisa da barata amarela, ou barata australiana, é necessário recordar o significado exato das baratas. Na verdade, são insetos com semelhanças com outros tipos de baratas. Nesse caso, nos referiremos a besouros, gafanhotos e assim por diante.

Barata Amarela
Barata Amarela

Uma barata é caracterizada por um corpo plano e oval com duas antenas longas na cabeça e seis pernas com vários espinhos. Existem até algumas espécies com asas. É o caso da barata amarela por exemplo. Outros tipos de baratas incluem baratas americanas, baratas orientais, baratas alemãs e baratas de móveis.

A barata amarela, ou barata australiana é facilmente reconhecida pelo padrão de pronoto muito contrastante, bem como pelo triângulo amarelado pálido alongado que limita a parte anterior do elytra. Pode medir entre 27 e 23 mm de comprimento.

Barata Amarela é Venenosa? É Perigosa? Elas Mordem?

Como quase todas as baratas, as baratas amarelas gostam de estar em lugares quentes e úmidos. Esta é a razão pela qual eles tendem a invadir facilmente a cozinha (onde também são atraídos por comida) e os banheiros. As baratas australianas também são frequentemente encontradas ao ar livre perto de pântanos.

Sua dieta é rica em amido e eles ainda conseguem mastigar livros, caixas ou até roupas. Houve casos de baratas australianas que morderam as pessoas ao mesmo tempo. Mas é muito raro e a picada não é infectada. Essas pragas podem, no entanto, espalhar doenças infecciosas. Eles são perigosos para a saúde do homem.

Características da Barata Amarela
Características da Barata Amarela

As baratas amarelas se move rapidamente, apesar de ser bastante alta, ela consegue se esgueirar em pequenas rachaduras ou sob as portas. Ela costuma morar em prédios e pode entrar para procurar comida. Enquanto temem a luz, preferem sair à noite, alimentando-se de tudo o que encontram em seu caminho.

A barata amarela, ou barata australiana, é onívora. Na natureza, elas se alimentarão da decomposição de matéria animal e vegetal. No interior de residências humanas, elas gostam de alimentos doces, gorduras e carne. Sabe-se também delas comendo cabelo, sapatos de couro, insetos mortos, recortes de unha, encadernações e papel.

Combatendo a Proliferação

Esta espécie prefere climas quentes e seus habitats são semelhantes à barata americana. Ambas as espécies podem coexistir nos mesmos lugares. Do lado de fora, este barata é encontrada na casca, sob pilhas de jornais em vegetação em decomposição e outros meios de comunicação, que pode manter a umidade.

Uma infestação de baratas amarelas pode ser difícil de controlar. Para poder gerenciar populações, o método usado deve ser apoiado e sistemático; a sobrevivência de algumas fêmeas ou óticas é suficiente para regenerar uma nova população. Existem duas maneiras principais de combater a barata amarela:

O primeiro é um método não químico de captura ou sucção de baratas para reduzir a infestação. Você também pode adicionar um tratamento por congelamento, superaquecimento ou vapor usando um gás não tóxico. Algumas destas técnicas exigem equipamento especializado e deve ser realizada por especialistas no extermínio.

Inseticida para Baratas
Inseticida para Baratas

O segundo método é o uso de produtos químicos. Vários tipos de inseticidas são comercializados para matar a barata oriental. Eles podem ser aplicados por aerossol, isca e grânulos em rachaduras e fendas ou dentro de uma escotilha. A taxa em que as baratas tendem a se reproduzir é incrível.

Um único par de baratas pode dar até 1000 filhotes e a fêmea tem o poder de manter a semente do macho durante toda a vida e produzir novos ovos sem acasalamento. Se você perceber que há uma infestação de baratas em seu prédio, entre em contato com um profissional rapidamente. Somente um especialista em controle de pragas é capaz de lhe dizer as melhores técnicas a serem adotadas para sua erradicação.

Riscos à Saúde com a Barata Amarela

Embora não se tratem de insetos violentos que possam perseguir humanos, a incidência de baratas amarelas em residências não pode ser visto com menos preocupação. Acima de tudo, lembre-se de tomar precauções para não acabar com uma infestação de baratas amarelas. Para fazer isso, você precisará manter seu quintal e evitar o acúmulo de umidade entre as folhas e os galhos.

Igual a outras baratas domésticas, a barata amarela tem uma constituição corporal que facilita a fixação de germes em partes de seu corpo, como pernas e sob as asas, além de sua própria ingestão dos mesmos que terminam por se acumular em seu intestino.

Em seu processo natural de forrageamento em busca de comida ou locais adequados pra por seus ovos, a barata tende a acabar depositando tais patógenos a medida que caminha sob alimentos ou ainda defecando sobre eles. Uma má higiene ou falta de atenção poderá fazer qualquer um humano ingerir isso, direta ou indiretamente.

E a barata amarela está entre o 1% de espécies que podem sim nos fazer contrair doenças como diarreia, infecções intestinais, gastroenterite e outras patologias talvez ainda mais graves com o consumo de alimentos infectados por elas.

Apesar de geralmente não morderem ou conterem veneno, seu rápido movimento, prevalência e sobrevivência contribuíram para torná-lo uma das pragas mais temidas e odiadas. Estes são insetos considerados prejudiciais. Existem diferentes tipos de baratas e cada um tem métodos específicos de erradicação. Para se livrar da barata amarela, ou barata australiana, o ideal é entrar em contato com um profissional.

Baratas no Mundo Ecologia

Poderá certamente encontrar ainda muitos outros assuntos curiosos e interessantes sobre esses animaizinhos considerados pragas urbanas aqui em nosso blog.

Diversos Artigos Sobre Baratas
Mundo Ecologia – Diversos Artigos Sobre Baratas

Veja também mais esses artigos relacionados:

Veja também

Como Cuidar de um Basset Hound Filhote: Cuidados e Doenças

Você já ouviu falar do cão Basset Hound? Pois bem, esta raça possui cãezinhos bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *