Home / Animais / Como Atrair uma Barata Para Matar? Passo a Passo

Como Atrair uma Barata Para Matar? Passo a Passo

Quando as baratas se sentem confortáveis em uma casa, pode ser muito difícil expulsá-las. Baratas podem comer sua comida, danificar o papel de parede, livros e eletrônicos. Ao procurar comida e água, as baratas podem contaminar alimentos, utensílios e superfícies de preparação à medida que avançam. Eles contaminam os alimentos com um cheiro desagradável e podem ser vetores de doenças, capazes de transportar organismos que causam intoxicação alimentar em humanos e em muitas outras bactérias.

Muitas substâncias nas quais as baratas se alimentam já estão contaminadas. Eles se alimentam de praticamente qualquer coisa: fermentam os produtos com suas fezes a fim de apodrece-los.  Foi comprovado que a presença de baratas em sua casa pode induzir asma em você e em  suas crianças. Além disso, fezes de baratas podem causar eczema e uma reação alérgica em algumas pessoas.

Foto de uma Barata
Foto de uma Barata

Livrar-se de baratas envolve mais do que apenas pulverizar um inseticida ou derrubar uma isca ou poeira. As baratas entram em tudo, multiplicam-se rapidamente e podem sobreviver por vários meses sem comida e até duas semanas sem água.

Características das Baratas

As baratas se distinguem por suas antenas longas, semelhantes a chicotes, corpos ovais planos e caminhada rápida e irregular. A barata alemã adulta é um amarelo claro / marrom e tem 10 a 15 mm. de comprimento. A barata oriental é marrom escura / preta e mede 20 a 24 mm. de comprimento. Os estágios imaturos da barata se parecem exatamente com os adultos, apenas em uma escala menor.

Ciclo de Vida das Baratas

A barata alemã carrega sua caixa de ovos até as 30 ou mais ninfas estarem prontas para eclodir. A Barata Oriental deposita sua cápsula de ovo de 13 mm. de comprimento em embalagens, sacos ou em fendas escuras adequadas antes das 16 a 18 ninfas eclodirem cerca de 12 semanas depois. Eles crescem em estágios, das ninfas à maturidade em 6 a 12 meses para a barata oriental e de 6 a 12 semanas para a barata alemã.

Habitat das Baratas Domésticas

As baratas raramente conseguem sobreviver ao ar livre no clima frio, mas prosperam nos dutos de aquecimento e nas caldeiras de grandes edifícios com aquecimento central, como hospitais, padarias, hotéis e cozinhas de restaurantes e blocos de apartamentos. Eles se agrupam em torno de canos, fogões e pias, especialmente em áreas úmidas, e geralmente permanecem escondidos durante o dia.

Dieta das Baratas

As baratas se alimentam de quase tudo, incluindo lixo, matéria fecal e alimentos para consumo. Eles também exigem acesso à água e geralmente são encontrados em portos inacessíveis, perto de água e alimentos. As baratas podem sobreviver por vários meses sem comida, mas não ficam mais do que alguns dias sem água.

Espécies de Baratas

Espécies de Baratas
Espécies de Baratas

Das mais de 4.000 espécies de baratas no mundo, a maioria das pessoas encontram apenas um ou dois tipos de baratas dentro de casa: baratas alemãs ou baratas americanas.

A variedade alemã possui corpos castanho claro com duas faixas paralelas escuras nas laterais e mede menos de uma polegada de comprimento.

Baratas americanas marrom-avermelhadas crescem um pouco mais, cerca de 1,5 polegadas. Eles também vivem predominantemente no exterior, em lugares como palha e montes de lixo.

Como Eliminar Baratas

Descubra de onde vêm as baratas – As baratas são noturnas, o que significa que elas são ativas durante a noite em busca de comida. Pode ser necessário fazer uma pequena investigação para encontrar a fonte de sua infestação de baratas . Geralmente as baratas se escondem em rachaduras e fendas ao redor de sua casa. Eles entram por esgotos ou aberturas de ventilação, preferindo áreas quentes e úmidas, como cozinhas, como o principal ponto de infestação.

Corte seu Suprimento de Água – Não deixe a água repousar na pia e não regue demais as plantas de interior. Se possível, repare imediatamente qualquer vazamento embaixo da pia e no topo da pia, cortando assim uma fonte potencial de água.

Prova e reparo – lacre lacunas em torno de portas, janelas e onde as linhas de serviços públicos entram para impedir a entrada.

Esconda sua comida – Mantenha os recipientes para alimentos fechados e não deixe os alimentos fora por períodos prolongados. Não deixe a louça suja para fora durante a noite e não deixe frutas na bancada.

Limpe sua casa – Limpe para se livrar dos esconderijos das baratas e remover as fontes de água e alimentos. Esta é a melhor solução natural de controle de baratas. Como na maioria das pragas domésticas, uma grama de prevenção vale um quilo de cura.  Uma limpeza completa da área deve ocorrer antes do tratamento com inseticida. Preste atenção especial à remoção de alimentos e fontes de água e esconderijos.

Tente e não deixe pratos e utensílios sujos na pia. Mantenha as lixeiras cobertas, limpas e esvaziadas regularmente. Áreas como a parte de cima ou de baixo da geladeira são quentes e  alimentos não recolhidos, atraem baratas; portanto, limpe-as regularmente.

Barata Eliminada
Barata Eliminada

Por Que Usar Métodos Caseiros

Um estudo mostra que as baratas alemãs – as espécies de baratas mais comuns encontradas em todo o mundo – estão se tornando mais difíceis de eliminar. Esses insetos portadores de doenças estão desenvolvendo resistência a muitos inseticidas diferentes, tornando-os quase impossíveis de matar apenas com produtos químicos.  Como as baratas estão se aproximando da invencibilidade, os pesquisadores sugerem combinar tratamentos químicos com outros métodos – como armadilhas e melhor saneamento – ao combater um problema de barata. Ou você pode renunciar a produtos químicos e tentar apenas métodos naturais.

Como Atrair uma Barata Para Matar? Passo a Passo

O controle de baratas raramente é fácil devido à dificuldade de levar o inseticida ao inseto. O inseticida, idealmente, deve ter persistência suficiente para matar as ninfas que eclodem posteriormente de cápsulas de ovos não eclodidas.

Armadilhas adesivas – O uso de armadilhas adesivas não é recomendado para controlar baratas, mas deve ser usado apenas para fins de monitorar onde existe infestações.

Armadilha Adesiva
Armadilha Adesiva

Controle inseticida – O sucesso do tratamento depende de quais inseticidas são escolhidos e de quão minuciosa é a aplicação. Lembre-se de prestar atenção especial a rachaduras e fendas onde podem ser encontrados ovos e ninfas.  Ao usar qualquer inseticida, verifique se ele é administrado de maneira segura e que os produtos são mantidos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

A mistura de bórax, ácido bórico ou bicarbonato de cálcio misturados com açúcar, são iscas de grande exito em atrair (por causa do açúcar), e matar baratas (interação do produto com a água no interior do organismo do animal).

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *