Home / Animais / Quais As Diferenças Entre Barata e Barata Voadora?

Quais As Diferenças Entre Barata e Barata Voadora?

Baratas: esses insetos definitivamente fazem parte do grupo de seres vivos menos populares do mundo entre humanos. Eles representam a Ordem Blattodea, com a subordem Blattaria. Com somente 1% de suas espécies vivendo entre o meio urbano, você sabe quais são as diferenças entre barata e barata voadora?

A barata apresenta a morfologia bastante conhecida, tendo corpo no formato oval, bem como achatado dorsoventralmente. Sua coloração é acastanhada e a aparência não é bem quista pelas pessoas.

Entretanto, as espécies são diferentes, por isso a alteração quanto ao tamanho e as asas. No nosso país, as mais encontradas são:

  • Periplaneta americana – Ou, como é mais conhecida, barata voadora;
  • Blatella germânica – Ou, como também é chamada, francesinha, barata alemã ou baratinha.

Se você quer entender mais sobre uma e outra para poder diferenciá-las, leia tudo o que preparamos!

Diferenças Entre Barata E Barata Voadora

Características da baratinha e da voadora

A voadora tem a morfologia comum a todas as outras baratas:

  • Corpo achatado na forma dorsoventralmente e oval;
  • Mede de 30 a 55 mm de comprimento;
  • Apresenta coloração marrom avermelhadas, menos na faixa submarginal, que é marrom-amarelada;
  • Tanto o macho quanto a fêmea são alados;
  • É rápida e ágil.

Seu padrão quanto a caminhada é uma das diferenças entre barata e barata voadora, pois se mostra bem peculiar. Os movimentos são cíclicos, com saltos pequenos de duas fases:

  • A fase do apoio, onde as pernas apoiam e impulsionam o corpo;
  • A fase da recuperação, onde as pernas são levantadas do chão, bem como balançadas até alcançar a posição original.
    Barata Voadora
    Barata Voadora

Agora, já a baratinha, podemos destacar:

  • Tem o tamanho menor, variando de 10 até 15 mm de comprimento;
  • Possui formato oval achatado;
  • As pernas são espinhentas;
  • Tem longas antenas;
  • A cor é castanha clara;
  • Possui dimorfismo sexual, onde a fêmea de corpo robusto e o macho de corpo delgado e fino;
  • É alada, porém não voa.

Alimentação e Hábitos

Vamos conhecer agora as diferenças entre a barata e a barata voadora com relação aos seus principais hábitos e como elas se alimentam.

Uma barata voadora passa cerca de 75% de seu tempo escondida nos abrigos e fendas preferidos. Eles são do tamanho certo para ela e se localizam perto das fontes de água e alimento. A umidade e a temperatura devem ser relativamente adequadas.

Quanto ao hábito alimentar, uma barata voadora é considerada comedora oportunista. Isso quer dizer que ela come todas as fontes possíveis de materiais orgânicos. Ela é, assim, onívora, com uma boa variedade de matéria vegetal e animal em decomposição. Pode se alimentar, inclusive, de outras baratas, vivas ou mortas.

Alguns dos alimentos – por exemplo, as celuloses – não são digeridos por vias normais. Dessa forma, a digestão é auxiliada por micro-organismos simbióticos presentes dentro do trato alimentar.

Agora é que podemos identificar a diferença entre a barata e a barata voadora nesse quesito. A baratinha, em geral, vive em meio a grandes áreas úmidas e quentes, alimentando-se primordialmente a noite.

Essa espécie é corredora e terrestre, já que possui asas, entretanto, não é capaz de voar. Ocasionalmente ela é vista perambulando de dia, contudo, a frequência maior é no fim da tarde.

A baratinha frequentemente reside perto das residências humanas por conta do acúmulo de detritos e lixo. O que tem semelhante às primas voadoras é o fato de ser onívora e consumir uma boa variedade de organismos mortos ou vivos.

Mas, algo peculiar é que essa barata adora alimentos humanos, em especial, doces, amidos, sementes, carne e grãos. Quer saber algo mais peculiar? Ela pode comer até mesmo cola, creme dental e sabão.

Relação Com Os Humanos

Barata vs Humanos
Barata vs Humanos

Uma espécie voadora é considerada a grande praga urbana. Ela é prejudicial aos indivíduos e gera grande impacto dentro da saúde pública, mas também da economia.

Essa barata transmite muitas doenças, especialmente bacterianas, já que vive próxima, bem como se alimenta dos materiais em decomposição e contaminados. É assim que o organismo patogênico acaba infectando de forma natural o inseto. A espécie causa também um impacto de cunho psicológico nos humanos, proporcionando estresse e ansiedade.

A diferença entre barata e barata voadora nesse sentido, é que a baratinha não transmite somente patógenos bacterianos, mas também vírus e protozoários. É ela quem está diretamente ligada com a disseminação das doenças hospitalares.

Além do mais, a barata produz uma secreção de odor bem desagradável ao se juntar a colônias grandes. Essa secreção pode tornar o alimento por onde ela passa intragável. A espécie morde os humanos também, alimentando-se a partículas das pessoas que estão dormindo. Igualmente, causa ansiedade, assim como estresse.

Diferenças Entre Barata E Barata Voadora Quanto Ao Habitat

As diferenças entre barata e barata voadora é que esta última, a Periplaneta americana, veio das regiões africanas. Nos dias de hoje, pode ser vista mundialmente distribuída. Isso possivelmente se deve ao seu transporte nos navios junto com as mercadorias e indivíduos.

A espécie voadora é encontrada em diversos habitats, desde as áreas secas até nas úmidas. Entretanto, prefere sempre as altas temperaturas. É frequentemente vista em edifícios comerciais, tal como:

  • Padarias;
  • Restaurantes;
  • Mercearias;
  • Hospitais;
  • Fábricas de alimentos;
  • Entre outros locais, com menos ocorrência dentro de residências.

A voadora gosta de ficar nos esgotos, sendo um tipo de espécie sinantrópica, abusando do espaço humano e usando seu lixo.

Já a Blatella germanica, tem mais ocorrências no Sudão, na Etiópia e no sul da Ásia. Tal como a voadora, espalhou-se rápido pelo mundo afora, por conta do comércio internacional.

Blatella Germanica
Blatella Germanica

A baratinha não tolera frio, vivendo próxima das pessoas. Seu habitat é mais extenso que o de suas primas, o que inclui:

  • Florestas tropicais;
  • Áreas secas, tal como chaparrais e taigas;
  • Ambientes rurais, suburbanos e urbanos.

Com isso, pode-se concluir que sua preferência é pelos locais domésticos, geralmente permanecendo:

  • Na cozinha;
  • Dentro dos eletrodomésticos;
  • Nas frestas dos azulejos.

Comumente, tanto uma espécie quanto a outra, são cosmopolitas. Isso quer dizer que podem ser encontradas em todo o mundo todo com o seu título de praga urbana.

Entretanto, ambas mostram alta intolerância aos climas frios, tanto por isso aparecem mais no verão.

Agora você entendeu as diferenças entre barata e barata voadora? Assim, sabendo como é uma e outra, dá para ficar mais atento quanto aos riscos que ambas trazem para os humanos.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *