Home / Animais / Polvo Gigante do Pacífico: Características, Nome Científico e Fotos

Polvo Gigante do Pacífico: Características, Nome Científico e Fotos

Polvos são um dos mais extraordinários animais marítimos. Eles possuem tantas características que mesmo com um extenso relatório não é possível registrar tudo o que o que seu corpo é capaz de fazer bem como o seu comportamento e ciclo de vida. São animais muito complexos e que vale a pena estudar e saber mais sobre eles.  Diferentes de todos os animais da vida marítima, não se assemelham a peixes, tubarões nem qualquer outro animal. São simplesmente peculiares.

Características dos Polvos

Seu nome já sugere, essa espécie de polvo vive no Oceano Pacífico. Também por sugestão do nome, já se entende que são um dos maiores de sua espécie. Seu comprimento total pode chegar a nove metros. É um dos maiores cefalópodes. O macho adulto pode chegar apesar 71 quilos.

Em relação ao seu corpo, eles possuem um organismo muito desenvolvido. Sua cabeça é como um núcleo para todo o seu corpo. Nela eles contém olhos, boca e mecanismos de respiração. Dela, também saem seus tentáculos, oito no total. Cada tentáculo possui diversas ventosas. As ventosas são pequenos órgãos capazes de utilizar mecanismos de vácuo para fixar-se em qualquer superfície. Também são usadas para atacar as presas, considerando que os polvos são predadores.

Habitat do Polvo Gigante do Pacífico

O nome científico do polvo gigante do Pacífico é. Essas espécies são encontradas em oceanos específicos, eles se localizam de acordo com a temperatura necessária para sua sobrevivência.

Habitat do Polvo Gigante do Pacífico
Habitat do Polvo Gigante do Pacífico

Portanto, essa espécie pode ser encontrada nas águas do hemisfério Sul como Nova Zelândia, África do Sul, e América do Sul.

Alimentação do Polvo

No geral, todas as espécies de polvo se alimentam basicamente de crustáceos, pequenos animais invertebrados, vertebrados e pequenos peixes. O polvo gigante do Pacífico é uma das espécies mais completas entre os polvos. Eles possuem total capacidade de camuflagem, texturização, todos os sentidos aguçados, 280 ventosas em cada tentáculo além de seu tamanho intimidador. Todas as características fazem com que ele seja um predador muito eficaz, inteligente e astuto.

Podem se manter imóveis ou imitando o movimento de algum elemento e passar despercebido pelas presas aguardando a hora de atacar. São muito rápidos no ataque e suas ventosas ajudam a pagar a presa e mantê-la sem movimentos.

Polvo Gigante do Pacífico Procurando suas Presas
Polvo Gigante do Pacífico Procurando suas Presas

Uma das curiosidades sobre a alimentação desses animais é que, acima de seus tentáculos, há uma bolsa onde eles guardam algumas presas até formarem uma refeição completa. Quando chegam a quantidade desejada então se alimentam.

Inteligência dos Polvos

Há diversas pesquisas referente à mentalidade dos polvos. O polvo gigante do Pacífico é um animal que possui diversos cérebros e, como todos os polvos, possuem três corações. O que surpreende mais, não é anatomia. Mas sim a capacidade de intelecto desses animais. Assim como os humanos, eles podem solucionar problemas com base em tentativas, erros e memória. Isso significa que, quando ele tenta resolver algo, utiliza métodos diferentes até achar um que consiga. Ao conseguir ele pratica esse método.

A visão de um polvo é totalmente diferente da visão de qualquer outro animal marítimo. Eles podem controlar a luz que recebem, assim como podem também distinguir cores. Analisando desse modo, a capacidade ocular deles é mais desenvolvida do que a capacidade humana. Considerando que os humanos não podem controlar a luz que recebem.

Seu olfato também é muito aguçado. Porém, um dos órgãos mais surpreendentes são seus tentáculos juntamente com suas ventosas. São supersensíveis e podem distinguir objetos mesmo sem olhar. Além disso, eles possuem sensores que detectam a presença de possíveis presas.

Todos esses atributos fazem com que esses animais sejam predadores preparados inteligentes. Porém, apesar de serem predadores também são presas de animais maiores. Uma das maiores ameaças aos polvos gigante do Pacífico são os tubarões.

Ciclo de Vida dos Polvos

Assim como todas as outras espécies, o ciclo de vida do polvo gigante do Pacífico tem um prazo. Normalmente, esse prazo vem junto com a reprodução. Em época de acasalamento, fêmeas e machos efetuam a reprodução assexuada. Sem nenhum contato, o macho libera esperma e fecunda a fêmea.

Agora, a jornada da fêmea fertilizada tem o objetivo de encontrar um local seguro e tranquilo para que ela possa repousar nos próximos seis meses.

Durante esse tempo, a fêmea terá uma completa devoção aos ovos colocados. São mais de cem mil ovos sob seus cuidados. Durante toda a vigia, ela não se alimenta e não sai de perto de seus filhotes. Vive produzindo um hábitat tranquilo, em boa temperatura e bem oxigenado para que o desenvolvimento dos seus ovos sejam seja tranquilo.

Tudo é feito com muita cautela, porém durante todo esse tempo ela enfraquece. Assim que os ovos começam a se romper, os pequenos povos vão saindo e a fêmea morre.  Assim ocorrerá o próximo ciclo. Esses filhotes se alimentaram de pequenas larvas e plânctons até atingirem o tamanho adulto. A chegarem em sua maturidade sexual o mesmo ciclo se repete.

Curiosidades Sobre os Polvos e Nome Científico

Enteroctopus Membranaceus
Enteroctopus Membranaceus
  • Os polvos possuem três corações. Dois serve para bombear uma parte do corpo e um serve para bombear a outra parte. Todo esse sangue oxigenado é o que os da tanta versatilidade, flexibilidade e velocidade.
  • O sangue dos polvos é azul. Diferente de qualquer criatura, os polvos são dos únicos seres no mundo que possuem sangue azul. Isso porque as substâncias contidas no sangue dos povos são diferentes das substâncias contidas em outros animais.
  • Os polvos usam ferramentas. Pesquisas e estudos sobre a inteligência dos povos já constatou que eles, assim como algumas espécies de macacos, podem fazer a utilização de ferramentas para facilitar alguns serviços.
  • Nome cientîfico. O nome científico dos polvos é Enteroctopus membranaceus
  • Animais invertebrados. Os povos podem entrar em pequenos buracos e vendas. Isso porque seu corpo totalmente flexível devido à falta de esqueleto.
  • Locomoção. A locomoção do povo acontece como uma propulsão a jato de água. A água é armazenada em uma bolsa perto de sua cabeça e é ejetada para o lado oposto do lado que eles querem se movimentar. Além disso eles têm pequenas membranas que possibilitam que eles flutuam na água.

Veja também

Borboleta Junonia Evarete: Características, Habitat e Fotos

As borboletas são muito bonitas e fazem de qualquer lugar mais bonito, sendo muito usadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *