Home / Animais / Como O Polvo Se Locomove? Sistema Locomotor Do Polvo

Como O Polvo Se Locomove? Sistema Locomotor Do Polvo

O polvo é sem duvidas um dos animais mais interessantes e peculiares do mar. Existem características tão singulares que somente as espécies de polvos e lulas tem, e mais nenhum outro animal. Há coisas que somente eles podem fazer, e órgãos diferentes em seus corpos que somente eles têm. Conheça esses incríveis animais:

Sobre Os Polvos

Basicamente, são moluscos marítimos. Sua vida é completamente marinha, porem são muito diferentes dos peixes populares. Vamos iniciar com as informações básicas. Eles são animais cefalópodes, sua cabeça é muito desenvolvida, possuem olhos muito desenvolvidos que podem distinguir cores e formas. Sua boca também fica em sua cabeça assim como alguns ‘dispositivos’ sensoriais. Ainda de sua cabeça, ainda saem oito tentáculos, em cada um possuem também sensores e ventosas.

As ventosas são órgãos que trabalham com o vácuo, fazendo com que o polvo consiga se fixar em praticamente qualquer superfície.

Popularmente, os polvos são conhecidos pela tinta que soltam ao se sentirem ameaçados. Isso é real, eles realmente liberam um líquido ao sentirem que correm algum perigo. Esse líquido é muito tingido por possuir uma substancia que também é encontrada no corpo humano. A melanina.

Uma das características mais interessantes sobre os polvos, é sua capacidade de camuflagem. Há muitos vídeos virais de polvos se locomovendo por algumas diferentes superfícies e de acordo com a mudança de cor de cada lugar, sua pele rapidamente se transforma. Ela pode imitar a cor, textura e opacidade de outros elementos como areia, rochas, conchas e corais.

Seu organismo é realmente surpreendente, quando mais se estuda sobre essas espécies, mais coisas achamos de interessante. Além de tudo o que foi citado, os polvos são animais que não possuem nenhum tipo de esqueleto, nem interno nem externo. Isso o permite de entrar em buracos e se esconder rapidamente em lugares improváveis.

Como Os Polvos Se Locomovem

Agora que já foi explicado sobre o corpo e organismo dos polvos, vamos entender sua locomoção. Como já citado, eles possuem oito tentáculos. Cada um possuindo diversas ventosas. Basicamente, a locomoção do polvo acontece de algumas formas.

Quando estão em alguma superfície, podem rastejar utilizando seus tentáculos, ou agarrando suas ventosas em elementos disponíveis como rochas. Quando estão flutuando em água, utilizam uma técnica com seu próprio corpo. Ejetam a água utilizando uma bolsa contida em seu corpo. Impulsionam-se para a direção desejada, as cabeça vai primeiro e seus tentáculos os auxiliam com equilíbrio e rapidez.

Peculiaridades Dos Polvos

Como já explicado, os polvos possuem características muito singulares. Uma delas é seu sangue. Diferentes de muitos seres, os polvos possuem sangue azul. Isso porque há algumas propriedades e substancias diferentes em seus corpos, que os possibilitam de viverem em águas com baixo nível de oxigênio.

Outro fato muito importante sobre eles, é que eles possuem três corações. Todos têm suas funções importantíssimas. Dois deles servem para bombear sangue para uma parte do corpo e um para outra parte.

Existem estudos e pesquisas que confirmam a capacidade da mente de um polvo. São considerados os invertebrados mais inteligentes do mundo. Entre eles já foi registrado a capacidade de utilizar ferramentas, força e soluções para abrir potes, apertar pregos, etc.

São predadores muito preparados, considerando todos os seus atributos culturais, inteligência e astúcia. Podem se esconder e enganar suas presas. Portanto, mesmo não sendo intimidadores com grandes garras como tubarões, eles são muito mais inteligentes podem pegar suas presas de surpresa. Sua alimentação consiste em pequenos peixes, pequenos invertebrados e crustáceos.

Polvo no Fundo do Mar
Polvo no Fundo do Mar

Apesar de serem grandes predadores, podem também ser considerado alimento para alguns animais maiores, portanto, não está no topo da cadeia alimentar da vida marítima. Por isso, seu corpo também possui algumas técnicas de defesa. Soltar tinta é uma dessas técnicas, porém, além disso eles podem deixar partes de seu corpo para enganar os predadores, e essas partes podem ser rapidamente ser regeneradas, assim como as lagartixas.

A inteligência desses animais também faz com que eles soltem tintas não somente para se proteger, mas também para avisar outros polvos de que em algum local, há ameaças.  Todos os polvos podem se camuflar, porém, algumas espécies são estão evoluídas que conseguem imitar outros animais. Além de sua textura, cores e formatos eles podem imitar o modo de nadar e de se movimentar.

Reprodução Dos Polvos

Durante o período de acasalamento, a fêmea libera substâncias que atraem os machos. Quando a fêmea aceita receber espermas dos machos, acontece a fecundação. Toda a reprodução é assexuada, ou seja, não há nenhum contato entre macho e fêmea. Tudo acontece somente no corpo da fêmea.

Após a fecundação a fêmea coloca seus ovos, e cuida para que tudo colabore para um bom desenvolvimento dos filhotes. Ela pode até facilitar a correnteza e a oxigenação da água.

Reprodução Dos Polvos
Reprodução Dos Polvos

Durante toda a fase de desenvolvimento e maturação dos ovos, a fêmea fica sem se alimentar. Portanto, logo após o nascimento dos filhotes esse polvo falece.

Os filhotes fazem parte de um grupo juntamente com águas vivas, se alimentam de plânctons e larvas até atingirem a fase adulta.

Simbologias E Significados Dos Polvos

Significados e simbologias sempre vão se alterar de acordo com a cultura. Porém, existem algumas convenções em relação a o que um polvo significa.

Todos os seus significados estão relacionados as suas capacidades físicas, seu habitat e seu comportamento durante a sua vida.

Muitos acreditam que o polvo tem lições a passar para a vida humana. Uma delas tem ligação com a regeneração e capacidade de manterem-se longe de suas ameaças. Isso, para alguns isso significa o desapego a coisas que podem estar prendendo e trazendo ameaças a sua saúde mental. Portanto, significa a capacidade de deixar o que não agrega para trás. Isso também tem haver com ciclos, fases, evolução e processos.

Outro conceito importante estar ligado a sua locomoção e capacidade de fluidez. Significa a rapidez dos lapsos da mente, a criatividade, a sabedoria, o pensamento crítico e a leveza com que se leva a vida.

Pessoas que se identificam com esse animal podem ter diversas coisas a aprender e relacionar com eles. Além de serem tão singulares e peculiares quanto esses animais exóticos.

Veja também

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *