Home / Animais / História do Bloodhound, Personalidade e Origem da Raça

História do Bloodhound, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer mais uma raça de cachorro, se você é uma apaixonado por cães e adora conhecer sobre raças diferentes esse é o lugar para você. Você vai se encantar hoje pelo Bloodhound, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante. Boa leitura!

Para começar vamos dar algumas informações básicas sobre essa raça. Ele faz parte de uma família chamada ScentHound, a sua raça tem origem na Bélgica e na Inglaterra, foi criado para seguir rastros, o macho mede cerca de 63 a 68 cm de altura e pesa entre 40 e 49 Kg, já a fêmea mede entre 58 a 63 cm e pesa cerca de 36 a 45 Kg. Pode ser popularmente conhecido por outros nomes como cão de santo humberto e hubert hound, ocupa atualmente a 74º posição no ranking de inteligência.

História e Origem do Bloodhound

Bloodhound
Bloodhound

Essa é uma raça bastante antiga, possui um ancestral bem antigo também que é o St. Hubert acredita-se que tenha vivido no século 8 na Europa. Esses animais foram levados para Inglaterra no ano de 1066 por Guilherme I. Esses animais foram bastante utilizados por pessoas da igreja, principalmente para acompanhar na caça, inclusive a raça era criada dentro de alguns mosteiros, isso por volta do século 12. Era conhecida como uma raça de muita qualidade, uma raça grandiosa e de sangue puro, por isso recebeu o nome de Blooded hounds que significa raça de sangue. Desde 1800 esses cães já eram populares na América, eles acabaram ficando famosos por serem utilizados para farejar escravos que fugiam, mas a habilidade de farejar dessa raça vai muito além. Nos dias atuais podemos perceber que o faro deste cão é tão poderoso e útil que são capazes de farejar bandidos e pessoas pessoas desaparecidas, e depois de localizar alguém ele simplesmente vai embora, não é uma raça que ataca as pessoas.  Ao longo do tempo o cão foi sendo cada vez mais reconhecido por suas habilidades de rastreamento, com isso quebrou diversos recordes, inclusive em um determinado período ele era a única raça de cachorro que os tribunais aceitavam as identificações. Por conta do seu nome, muitas pessoas associaram na sua cabeça que ele perseguia pessoas por “sede de sangue”, e com isso muitas pessoas tinham medo da raça. Mas eles não poderiam estar mais enganados. Apesar de ganhar uma certa popularidade com o tempo, não é uma raça escolhida como pet, mas sim muito famosa em exposições e em competições onde pode mostrar sua habilidade em farejar.

Durante o período da revolução francesa entre 1789 e 1799, nessa época com as casas senhoriais sendo destruídas e com os nobres fugindo de lá a raça acabou sumindo do mapa da França. Já na Inglaterra eles continuaram sendo admirados, criados e reproduzidos, com o tempo foram se disseminando para outros países.

Personalidade do Bloodhound

Ao contrário do que muita gente pensa esse cão é bastante calmo quando está descansando, demonstra toda a sua atividade quando é colocado para farejar e rastrear, nesse quesito ele nunca se cansa em quando não cumpre com o seu objetivo.

Ele é muito persistente, bastante forte e também independente, por outro lado muito tranquilo e amigável, convive muito bem com crianças sem riscos. Muita gente acredita que ele seja preguiçoso e rabugento, mas na verdade adora se divertir e brincar. O único ponto é que ele não se solta muito com pessoas estranhas, nesse caso ele tende a ficar mais na dele. É um cachorro que precisa de uma certa persistência no adestramento para habilidades tradicionais como outros cães, mas quando o treinamento envolve o seu faro ele se torna o cão mais simples do planeta.

Fatos Interessante Sobre o Bloodhound

  • São ótimos caçadores, por esse motivo estavam sempre presentes na caça de javalis, além de outros animais pois são bem fortes;
  • Foram inseridos fortemente nas Ardenas justamente por serem hábeis a farejar animais, nesse local existem animais de grande porte nas florestas;
  • O seu nome surgiu depois que chegou na Inglaterra, e por serem tão bem criados foram conhecidos como cão de raça pura, que no inglês era puro sangue, por esse motivo bloodhound;
  • A expectativa de vida dessa raça está entre 7 e 10 anos de vida.

Características Físicas do Bloodhound

Bloodhound
Bloodhound

Essa raça é de grande porte, e possui o corpo comprido. A sua cabeça é alta e pontuda, as suas orelhas são compridas e caídas ao redor da face. Eles possuem também os olhos um pouco caídos e dobras de pele na face, lhe conferindo um ar um pouco triste. As suas bochechas são caídas, possui o focinho alongado e afilado. Mas com tudo tem uma presença que demonstra presença forte. Ele caminha se balançando e são muito gentis, ao contrário do que muita gente pensa. Tem pelos curtos, mas é denso. Com relação a coloração eles podem ser preto com marrom avermelhado, ou somente marrom avermelhado.

Dicas de Cuidado

Bloodhound
Bloodhound

Esse animal precisa gastar energia, por isso precisa de bastante atividade ao longo do dia, seja para correr, caminhar ou brincar, por ser um cão de caça precisa estar ativo. Não se esqueça que ao longo da sua existência ele foi treinado para farejar, e quando começar não vai mais parar, então quando for passear com ele, o leve para locais seguros.  Essa raça costuma babar muito, por isso é importante higienizar a face constantemente. É importante limpar sempre suas orelhas, por seu formato acabam caindo dentro do pote de ração. Seus ouvidos também precisam ser higienizados sempre que preciso para não desenvolver nenhum problema. A sua pelagem é muito fácil de cuidar, não se suja com facilidade, é bom apenas escovar de vez em quando. Eles se dão bem como pet embora não seja popular.

Quanto Custa um  Bloodhound?

Bloodhound
Bloodhound

Os valores de uma raça dessa podem variar bastante no mercado, levando em consideração uma série de fatores  como por exemplo as suas origem, filhotes de pais/avós/bisavós campeões certamente custaram mais caro. 

Mas podemos dizer que o valor em média é de R$3000,00.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.