Home / Animais / É Bom Levar Gato para Passear?

É Bom Levar Gato para Passear?

Quem tem um cachorro em casa já está careca de saber dos benefícios do passeio ao pet, mas será que essas regras valem para todos os animais? Será que os gatos gostariam de sair para passear em nossa companhia? E ainda usando uma coleira? Tudo isso soa um pouco estranho quando nos referimos aos bichanos, não é mesmo? Pois é, por isso viemos esclarecer uma série de coisas sobre os passeios com os gatos.

Você consegue imaginar o seu gato caminhando ao seu lado utilizando uma coleira? Os gatos são muito independentes, por isso quando não castrados eles tendem a fugir para dar aquela famosa voltinha. Já quando castrados eles acabam se tornando mais caseiros, quando moram em apartamento eles nem tem a chance de tentar escapar. Mas se você quer saber se é bom levar seu gato para passear, fique com a gente até o final.

É Bom Levar Gato para Passear?

Gato na Coleira
Gato na Coleira

Bom, a gente já sabe que não é aconselhável que nenhum animal saia para passear sem coleira, pois acidentes podem acontecer. Os cachorros ficam super felizes ao ver uma coleira, mas e os gatos? Qual a relação deles com a guia?

Precisamos entender que as coisas funcionam de maneira diferente com os gatos, eles são muito sensíveis e muitas vezes não toleram nem carinho. Estar dentro de uma coleira para eles é estar preso e indefeso, pode perceber que nem roupas eles conseguem aceitar. Não é natural para os gatos utilizar uma guia, assim como é para os cães. É importante entender tudo isso primeiro, mas a tarefa não é impossível. Pode não ser uma tarefa fácil, principalmente se o gato já for adulto, mas a personalidade do gato, os seus costumes e a sua criação, tudo isso vai interferir no resultado final.

Recomendamos que a introdução aconteça enquanto ele ainda é uma bebê, apresente a coleira e deixe que ele se sinta confortável e seguro com ela, vá dando alguns pequenos passos, tudo no tempo dele, assim é bem possível que ele se acostume com a novidade. Mas saiba que os gatos são animais cheios de personalidade, e por isso isso deve influenciar bastante se isso vai dar certo ou não, por isso respeite o tempo do animal.

Passeios podem fazer muito bem para ele, e são muito recomendados para gatos ansiosos, deprimidos, acima do peso, agitados, com dificuldade de se relacionar, gatos que moravam nas ruas e foram adotados, os que moram dentro de apartamentos muito pequenos e fechados. Para esses animais os passeios podem trazer muitos benefícios, por isso seja muito paciente com eles.

Dicas de Como Ensinar o Gato a Passear

Já falamos que os filhotes serão muito mais fáceis de adaptar a essa novidade, mas gatos mais velhos também podem aprender a lidar com essa situação. Por isso resolvemos separar algumas dicas bem legais que podem funcionar na sua casa. Confira nossa lista de dicas bem especiais.

Como Comprar uma Coleira para Gatos?

Gato na Coleira
Gato na Coleira

Tudo começa na hora  de comprar a coleira, os gatos precisam de uma específica para eles e que sejam bem firmes e seguras, além de confortáveis claro. Pois sabemos que eles se incomodam com muita facilidade. Nunca escolha coleiras que vão apenas no pescoço, além de não funcionais elas são perigosas. Escolha coleiras do tipo retráteis, coleiras muito curtas são desconfortáveis, longas você acaba perdendo o controle.

Eles precisam se acostumar com a novidade, não o assuste, deixe que ele explore o quanto achar necessário. Já sabemos que eles costumam ficar muito desconfiados, então quando eles virem a coleira vão ficar atentos, deixe que ele se aproxime e passe algum momento sozinho com ela para ver que não tem nada demais. Ele pode querer brincar com ela, não tem problema, se isso acontecer vai ser um ótimo sinal, o que ele não pode é ter medo dela.

Assim que conseguir convencer o seu bichano a colocar a coleira é hora de dar os primeiros passos. O ideal é que isso aconteça em um ambiente familiar para ele, por isso dentro de casa mesmo você pode iniciar o gatinho. Assim, quando forem para rua, ele apenas vai replicar o movimento.

Seja Paciente

Faça tudo com muita tranquilidade, nada de ansiedade. Quando perceber que ele se sente bem confortável é hora de dar o próximo passo e seguir para rua. Tudo a passos lentos, ande em um local bem tranquilo onde nada possa assustá-lo. Se notar qualquer desconforto aborte a missão e o leve para casa.

O Segredo é Não Desistir

Saiba que a tarefa realmente não é fácil e que você vai precisar tentar por muitas vezes. A prática leva a perfeição, e torna a tarefa mais comum para ele. Um passeio bem feito por semana já é uma grande conquista.

Essas dicas são ótimas e não tem como não funcionar se você seguir corretamente. O mais importante de tudo é que todos estejam felizes, ele precisa estar confortável com a situação e você deve comemorar cada evolução. Nunca force nada que ele não queira, respeite para que ele não traumatize.

Informações Importantes

Gato na Coleira
Gato na Coleira
  • Mesmo depois de completamente adaptados, eles precisam respeitar alguns limites e você é responsável por isso. Primeiro entenda que gatos não são cachorros, por isso a experiência do passeio tende a ser completamente diferente. Não se frustre.
  • Alguns cuidados devem ser tomados, não deixe ele longe de você para que tenha total controle, pois diferente dos cachorros eles podem querer se aventurar nas alturas, não permita.
  • Vacina em dia, isso vai proteger seu pet de todas as doenças que ele agora na rua passa a ter contato.
  • Visitas regulares ao médico veterinário inclusive antes de iniciar os passeios, e depois para verificar se a saúde do animal continua ok e se os passeios têm sido benéficos ou não para eles.

Boa aventura!

Veja também

Patos e Gansos

Qual é a Diferença entre Pato e Ganso?

Hoje viemos esclarecer mais algumas dúvidas sobre a diferença entre o pato e o ganso, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.