Home / Animais / Barata de Cozinha: Curiosidades, Habitat e Como Acabar

Barata de Cozinha: Curiosidades, Habitat e Como Acabar

O calor está à porta: sim, exceto por uma revisão esporádica, o bom tempo parece ter decolado. Com o aumento da temperatura e o céu limpo, muitos pequenos insetos, como formigas, lacraias, aranhas e baratas assustadoras, emergem de fendas e aberturas.

Embora esses bichinhos sejam “inofensivos”, certamente não é um prazer vê-los perambulando pela casa, mas o que pode ser feito para resolver o problema? Não se desespere, a solução está disponível para todos: aqui estão algumas dicas úteis.

Barata De Cozinha: Curiosidades E Habitat

Blattodea representam um tipo comum de praga de inseto que inclui mais de 4000 espécies diferentes, divididas em seis famílias. Devido à sua grande capacidade de adaptar e sobreviver a diferentes tipos de ambientes, eles são encontrados em todos os lugares, mas, sofrendo com o frio, desaparecem quase inteiramente nas regiões polares ou em países com altitudes acima de 2000 metros.

Muitas famílias, no entanto, evoluíram para colonizar cidades, “mudando” e se espalhando pelo transporte marítimo de mercadorias. As baratas geralmente colonizam os ambientes mais variados, mas preferem, por seu crescimento e desenvolvimento, tender a habitats úmidos e mal iluminados, exatamente como no nascimento.

Barata na Cozinha
Barata na Cozinha

Como muitas espécies de insetos semelhantes, as fêmeas depositam seus ovos para reprodução, em um número variável, dependendo da família a que pertencem, que se abrem em ambientes geralmente úmidos e escuros. No entanto, o ciclo de desenvolvimento, imediatamente após o nascimento, é muito lento e ocorre em intervalos que variam de alguns meses a alguns anos, dependendo das condições ambientais.

Os lugares mais infestados são aqueles em que há comida, da qual as baratas são fortemente atraídas; portanto, não é raro que, onde há uma cozinha, exista a possibilidade de que esses hóspedes indesejados espreitem lá. Isso se aplica às cozinhas de uma casa particular e às de bares e restaurantes ou escolas, institutos e escritórios. Se presentes, instalações industriais e fábricas também estão em risco.

Barata De Cozinha: Como Acabar

Matando a Barata
Matando a Barata

Se você planeja expulsar esses insetos de sua porta com o uso de pesticidas muito comuns, pode se decepcionar: certamente o problema pode parecer resolvido no momento, mas na maioria dos casos parece que esse método convencional não funciona. Os pesticidas também são prejudiciais, especialmente se você é uma mãe nova que está lutando com crianças pequenas ou se tem um amigo de quatro patas que anda pela casa.

Outra solução bastante cara é decidir entrar em contato com uma empresa que lida com controle de pragas: vale mesmo a pena? Primeiro de tudo, o tratamento é bastante invasivo, além de caro, e para algumas baratas você pode ser forçado a ficar do lado de fora de sua porta por mais de duas horas. No entanto, é fato que esse continua sendo o melhor método, caso a infestação esteja em estágio avançado.

A primeira coisa razoável a fazer é inspecionar sua casa em toda parte, prestando atenção especial ao banheiro e à cozinha, onde há umidade, calor e comida. Essa inspeção permitirá que você identifique e tampe qualquer rachadura ou fenda, para garantir que as baratas não tenham chance de sair no tapete da sua sala de estar ou espiar enquanto estiver sentado à mesa confortavelmente.

Depois que as aberturas são fechadas com estuque, você pode prosseguir com a implementação de armadilhas de bricolage que podem ser feitas facilmente com o que você tem em casa. Você pode usar uma armadilha à base de açúcar e giz para criar um prato convidativo para nocautear convidados não convidados.

Outra solução é usar ácido bórico ou ácido tânico, sempre misturado com açúcar, água e farinha. Você deve ter cuidado ao criar mini-porções com base nessas substâncias para evitar intoxicação, principalmente se você tiver animais ou crianças pequenas.

Barata De Cozinha: Meios De Se Defender

Barata Comendo Pão
Barata Comendo Pão

A prevenção é, sem dúvida, o método mais importante na luta contra a colonização de baratas, uma vez que elimina, a origem do problema. Os pontos críticos, de fato, são quase sempre cozinhas, instalações sanitárias, resíduos e adegas: inspecionar e manter periodicamente esses elementos, de fato, elimina o surgimento de colônias ou sua proliferação no interior da nossa casa.

Mesmo a limpeza, com água e vinagre, de prateleiras, de cantos ocultos, como os que estão atrás dos utensílios de cozinha, de superfícies pavimentadas e lado a lado, se torna um impedimento para o crescimento descontrolado de colônias de baratas, já que o vinagre é uma substância prejudicial para eles. o que causa tanto o atordoamento quanto a migração para fora de nossa casa.

O segundo método inclui o tratamento com iscas, ou o fornecimento de “armadilhas” com o objetivo de atrair alimentos, de vários tipos, e que são colocados nos pontos suspeitos de passagem ou assentamento da colônia.

Ligado ao método anterior, o terceiro tipo de intervenção inclui tratamento com substâncias específicas, como cânfora ou pó de bórax (certamente mais suave que o primeiro) ou com compostos químicos específicos, como inseticidas para uso civil, com um forte poder de derrubar, à base de piretrina, com ingredientes ativos muito persistentes e certamente eficazes.

Se, no entanto, preferimos adotar métodos mais naturais, é bom saber que existem na natureza plantações que podem manter esses insetos irritantes afastados: a folha de louro, de fato, é uma anti-barata natural, especialmente se colocada nas folhas, dentro das gavetas dos armários, nos armários ou nos cantos mais difíceis de alcançar. O mesmo vale para alho e alecrim, ou outras plantas que não são de todo perigosas para humanos ou animais de estimação que moram no apartamento.

Barata De Cozinha: Sugestões De Combate Doméstico

O sério perigo de proximidade entre baratas e alimentos é gerado devido ao mau hábito destes últimos de “contaminar” tudo o que tocam, transmitindo alergias e doenças. Veja agora, para recapitular, alguns meios domésticos comuns que são muito eficazes no combate a esses impertinentes insetos em sua residência:

Água e amônia: o cheiro muito forte de amônia irrita todos os tipos de insetos (não apenas as baratas). Pegue um pouco e jogue-o em lavatórios e banheiro e cozinha, isso ajudará a impedir a subida (através dos canos) dessas pragas irritantes.

Bicarbonato e açúcar: este remédio simples e natural ajuda a afastar as baratas; tudo o que você precisa fazer é misturar bicarbonato de sódio e açúcar e polvilhar o resultado em áreas adjacentes a móveis e armários de cozinha ou, alternativamente, onde você viu as amostras. O açúcar serve para atrair baratas, enquanto o bicarbonato de sódio age dentro de seus estômagos.

Cinco Baratas De Cozinha
Cinco Baratas De Cozinha

Vaselina: armadilha de vaselina contra baratas é muito simples de fazer, pois será necessário apenas metade de uma garrafa de plástico na qual aplicaremos a vaselina, ao longo de toda a borda interna. No fundo da garrafa, teremos que colocar algo que atraia insetos (como batata, maçã ou casca de laranja). Sua armadilha de vaselina está pronta! Coloque-o nos cantos da casa e espere que entre em vigor; durante a noite as baratas saem e caem na armadilha, permanecendo coladas à vaselina!

Veja também

Meu Cachorro Avança nas Pessoas na Rua: E Agora?

Os cães são sem dúvida os animais de estimação mais amados e estimados em todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *