Home / Animais / Barata de Esgoto: Curiosidades, Habitat e Como Acabar

Barata de Esgoto: Curiosidades, Habitat e Como Acabar

As baratas são insetos muito temidos por uma grande parte das pessoas. Uma das espécies urbanas mais conhecidas é a barata de esgoto. Nesse artigo vamos trazer algumas informações sobre esses animais e também orientar sobre a melhor forma de mantê-las bem longe da sua casa. Vamos conferir?

Modo de Vida da Barata de Esgoto

Em regiões urbanas é muito comum o aparecimento de baratas de esgoto. Elas possuem o nome científico de Periplaneta americana e costumam aparecer com mais frequência no turno da noite quando saem de suas tocas em busca de comida.  Preferem alimentos que possuem gordura e açúcar, mas podem se alimentar até mesmo de lixo e fezes.

Por esse motivo são sempre encontradas em restos de lixo, em esgotos, caixas de gordura e em bueiros. São insetos que voam com muita facilidade e por serem muito ágeis são bem difíceis de serem capturados.

Para perceber se um local se encontra infestado com barata é preciso notar alguns detalhes como: presença de fezes, pedaços de asas do insetos, pequenas ovas e um cheio que é muito marcante.

As baratas de esgoto podem chegar a medir cinco centímetros e possuem a cor marrom com um detalhe na cor amarela em sua cabeça.

Reprodução das Baratas de Esgoto

As baratas de esgoto colocam seus ovos em uma espécie de cápsula (ooteca) que  é carregada pela mãe até o momento em que a cápsula  é depositada e acontece a eclosão. As fêmeas escolhem locais como buracos, frestas e espaços que ficam atrás dos moveis para depositar as ovas.

Após saírem dos ovos, os filhotes ainda passam por um processo de amadurecimento e só com o passar do tempo que vão desenvolvendo asas e tornam-se aptas para a reprodução. A barata de esgoto pode viver por até três anos e  chega a realizar o ciclo de reprodução por até vinte vezes durante a sua existência. Inacreditável, não é mesmo?

Um fato interessante é que os ovos amadurecem mais rapidamente de acordo com a umidade e a temperatura do local em que são colocados.

Foto Com Seis Baratas
Foto Com Seis Baratas

Como Eliminar a Barata de Esgoto

As baratas que vivem nos ambientes domésticos podem transmitir diversas doenças para os seres humanos. Como costumam viver em locais sujos e contaminados, as baratas são uma verdadeira ameaça para a saúde. Elas podem ser responsáveis por enfermidades, principalmente, do trato intestinal.

Para eliminar as baratas de esgoto é preciso ficar atento para os locais que elas costumam viver e se reproduzirem. Alguns pequenos cuidados são muito importantes para evitar a proliferação do inseto. Confira:

  • Verifique caixas de papel e inspecione o fundo de gavetas, armários e demais locais que podem servir de ninho para as baratas.
  • Locais gordurosos como os fogões, armários, pias e depuradores de ar são um verdadeiro paraíso para a reprodução das baratas. Portanto, capriche na limpeza desses locais.
  • Procure colocar o lixo em locais corretos e não esqueça de fechar os recipientes.
  • Verifique paredes, portas e demais locais que possam conter buracos que servem de abrigo para as baratas.
  • Proteja seus ralos e as portas da sua casa. Essa medida pode evitar que as baratas entrem dentro da sua residência.
    Eliminar a Barata de Esgoto
    Eliminar a Barata de Esgoto

Curiosidades Sobre o Animal

Agora que você já sabe como evitar que as baratas de esgotos invadam a sua casa, que tal conhecer alguns fatos engraçados e curiosos sobre esse animal?

Você sabia que apenas em um período de um ano, um casal do insetos pode chegar a colocar no mundo mais cem mil novos indivíduos? Sim, você não leu errado: cem mil filhotes de barata em apenas um ano! Inacreditável, não é mesmo? Um estudo destaca que somente na cidade de São Paulo existem aproximadamente duzentas baratas para cada habitante da cidade.

Pesquisas relatam que as baratas existem há aproximadamente trezentos e cinquenta milhões de anos.  Elas são responsáveis por acidente com energia, já que também podem destruir fios elétricos.

São transmissores de doenças como infecções, micoses, poliomielite, hepatite, conjuntivite, alergias, dentre muitas outras enfermidades.

Mesmo com diversos estudos é praticamente impossível eliminar os ovos das baratas quando eles ainda estão na cápsula protetora. Os procedimentos de eliminação das baratos são direcionados para eliminar os filhotes depois do seu nascimento.

As baratas adoram locais úmidos e quentes. Dessa forma, os banheiros, lavanderias, cozinhas são os locais que mais acumulam o inseto. Um dado bastante curioso sobre as baratas é que elas são capazes de viver por duas semanas sem qualquer tipo de alimento.

São animais que gostam de viver escondidos e uma estimativa destaca que para cada barata que nós encontramos, existem aproximadamente cinquenta indivíduos escondidos pelas redondezas. Elas costumam passar mais da metade do seu dia dentro dos seus abrigos.

As baratas geralmente voam no seu período de acasalamento. De forma geral, os animais realizam esse ciclo durante a estação do verão.

A antena da barata é a parte do seu corpo que permite que ela sinta cheiros e gostos. O seu poder de se regenerar é algo incrível, já que em poucos dias ela consegue ter uma nova pata regenerada. O mais incrível é  barata consegue sobreviver sem a cabeça por diversos dias.

Encerramos por aqui e esperamos que o nosso artigo tenha sido útil! Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a barata de esgoto é só nos deixar um comentário, ok? Aproveite e acompanhe novos conteúdo sobre plantas, animais e natureza aqui no Mundo Ecologia. Até mais!

Veja também

Boiadeiro-Australiano

Top 10 Raças de Cachorros Mais Inteligentes do Mundo

Os cachorros são animais muito inteligentes, que tratam as pessoas com amor e respeito na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *