Home / Animais / Alimentação da Mula: O que Elas Comem?

Alimentação da Mula: O que Elas Comem?

Burros e mulas são animais com grande importância no desenvolvimento de trabalhos rurais, transporte de alimentos, mercadorias e pessoas. Inclusive, foram de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil desde o período colonial (seja no transporte do ouro das minas, quanto do açúcar dos engenhos e do café das fazendas). Todavia, o processo de urbanização modernizou o transporte de cargas, retirando o prestígio desses equinos, o qual foi recuperado posteriormente com a participação em cavalgadas, concursos, exposições e competições.

Neste artigo, você conhecerá algumas importantes informações sobre as mulas e outros muares, com atenção para alimentação/dieta desses animais.

Então venha conosco e boa leitura.

Mulas e Outros Muares: Características Gerais

A mula é uma fêmea resultante do cruzamento de um jumento com uma égua. Quando mesmo processo de cruzamento dá origem a um macho, este recebe a denominação “burro”. Mulas e burros são, de modo geral, muares.

Em alguns locais do Brasil, os muares podem receber nomes específicos, tais como besta, macho, jerico, mu e outros.

Os muares são estéreis, todavia possuem grande importância dentro das atividades rurais, em razão da sua docilidade e resistência física.

Muares são bastante semelhantes aos cavalos, no entanto, as orelhas são mais compridas e, com isso, possuem maior percepção dos sons. Sua cabeça e pernas são idênticas às do jumento. O diâmetro corporal é semelhante ao da égua. Possui canelas secas e cascos, de certa forma, pequenos. As narinas são afiladas. Geralmente as crinas são curtas e se dispõem para cima, todavia, algumas vezes podem ser longas e caídas, tal como ocorre com os equinos.

Mula Características

Em relação à altura e peso dos muares de forma geral, estes podem medir entre 1,30 metros a 1,50 metros; assim como pesar entre 250 a 400 quilos.

Muares tendem a ser estéreis. Todavia, há registros extremamente raros e incomuns de mulas parindo.

Jumento, Asno e Jegue: Existe Diferença?

O jumento, o asno e o jegue, na verdade, são o mesmo animal. Sendo que as nomenclaturas diferentes são ocorrem de acordo com variedades linguísticas entre uma região ou outra.

O jumento não é considerado um muar (uma vez que esta denominação é específica para burros e mulas), porém é um animal de carga famoso e muito utilizado desde o início das civilizações. Também é bastante empregado para sela e tração, sendo bem útil para a realização de trabalhos pesados no campo.

Altura média para os jumentos é de 1,30 metros; sendo que o peso pode chegar a 400 quilos.

Diferença Entre Muares e Jumentos

Os jumentos possuem orelhas maiores do que as orelhas das mulas e burros. Agora, em relação à altura, estes animais são considerados menores na maioria dos casos.

Os jumentos também são mais peludos, enquanto a pelagem dos muares é mais baixa.  A pelagem dos jumentos admite as colorações acinzentada, branca e preta.

A alimentação dos muares e asininos é formada pelo chamado “volumoso”, composto por uma concentração de água e sais minerais.

Uma das grandes vantagens de um muar sobre um cavalo, é que os muares possuem aproximadamente 25% das necessidades calóricas do cavalo; assim como ingerem menos água.

Em razão da logística necessária para armazenar este “volumosos”, muitos preferem oferecer a alimentação através das pastagens, tanto para o verão quanto para o período chuvoso.

As pastagens são consideradas um método, de certa forma, econômico. Um local de pastagem considerado ideal deve manter água à disposição, bem como sais minerais e áreas com árvores para sombra (no caso, para proporcionar certo conforto térmico para os dias mais quentes).

Vantagens na Aquisição de um Muar

Além da menor necessidade alimentar, a resistência dos muares é superior á resistência dos cavalos. Mulas e jumentos possuem a capacidade de arresto de até 50% o seu próprio corpo, ao passo que, para os equinos, esta capacidade é de 30%.

Mulas e burros requerem menos cuidados veterinários no que diz respeito ao controle de vermes e carrapatos, assim como cuidados de higiene, tal como a limpeza dos estábulos.

Possuem um casco com dureza que pode ser comparada ao marfim, logo não precisam receber ferraduras para realizar longos trabalhos em terrenos planos.

Quando os muares estão em trilhas montanhosas, comportam-se de modo semelhante às cabras.

São capazes de trabalhar por mais de 35 anos, sendo que, em alguns casos, esse período pode ser superior a 47 anos. Além da elevada resistência, possuem instinto de sobrevivência e resistência superior aos cavalos. Como possuem percepção aguçada, dificilmente se colocam em situações de risco, assim como apresentam menor reação a sustos e barulhos.

Ao adquirir um muar, é importante verificar se o jumento e a égua que originaram o cruzamento são marchadores, ou se, pelo menos o jumento é.

Informação Adicional: Diferenças Entre Equinos, Asininos e Muares

Para fechar este artigo, convém esclarecer outras diferenças entre esses animais considerados tão semelhantes. Pois bem, os equinos são nada mais nada mais do que o próprio cavalo ou égua (quando fêmea).

No caso dos asininos, este terminologia é aplicável para os jumentos e jumentas. Em relação aos muares, tal como foi bastante explicado por aqui, a classificação é válida para burros e mulas- sendo que a diferença básica entre estes 2 animais é apenas que um é macho, ao passo que o outro é fêmea. Contudo, ainda é possível incluir outros animais na classificação de muares, como ocorre com os bardotos machos e fêmeas.

O bardoto ainda não foi apresentado por aqui. Mas, a nível de curiosidade, convém informar que este é resultante do cruzamento de uma égua com um jumento macho.

Muares e asininos tendem a ser mais dóceis do que os equinos.

Equinos, Asininos e Muares

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os muares, que tal continuar aqui conosco para visitar outros artigos sobre o reino animal. Por aqui, também existem temas sobre o reino vegetal e outros tópicos.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

AliNutri. Como é feita a alimentação dos muares e asininos. Disponível em: < https://nutriave.com.br/blog/como-e-feita-a-alimentacao-dos-muares-e-asininos/>;

Compre Rural. Burros e Mulas: Porque Profissionais Preferem Eles no Trabalho. Disponível em: < https://www.comprerural.com/conheca-tudo-sobre-burros-e-mulas-e-porque-profissionais-tem-usado-esse-tipo-de-animal-no-trabalho/>;

Mundo Estranho. Qual a diferença entre jumento, mula, burro, jegue e asno? Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-jumento-mula-burro-jegue-e-asno/>;

Por Fora das Pistas. Curiosidade: Equinos, Asininos e Muares: Entenda as Diferenças. Disponível em: < http://www.porforadaspistas.com.br/curiosidade-equinos-asininos-e-muares-entenda-as-diferencas/>.

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *