Home / Animais / Pica Pau de Banda Branca: Características, Habitat e Fotos

Pica Pau de Banda Branca: Características, Habitat e Fotos

Parte da família Picidae, que pertence ao gênero Piciforme, o pica pau é um pássaro bem popular. O tamanho dessa ave pode variar de pequeno a médio porte.
Neste texto falaremos sobre o Pica Pau de Banda Branca: Características, Habitat e Fotos. (nesta frase não precisa mexer)

Características Gerais do Pica Pau de Banda Branca

Pica Pau de Banda Branca na Arvore
Pica Pau de Banda Branca na Arvore
De comprimento ele tem 35cm. Seu bico conta com uma mancha vermelha na base, o restante é amarelado e possui a cabeça negra que também tem um topete na cor vermelho. Além da cabeça, seu dorso, peito e barriga também são negros e possui uma faixa lateral no pescoço na cor branca.

Habitat do Pica Pau de Banda Branca

Esta variedade de Pica pau vive no oeste do estado de São Paulo e também na Amazônia. Além disso, vale destacar que o Pica Pau de Banda Branca prefere  cerrados e matas.

Ameaças ao Pica Pau de Banda Branca

Pica Pau de Banda Branca de Perfil na Mata
Pica Pau de Banda Branca de Perfil na Mata
Infelizmente, o Pica Pau de Banda Branca sofre riscos de ameaças no Brasil. Os maiores perigos para essa ave é o uso de agrotóxicos em seus habitats. Assim como a poluição, que é uma ameaça também para o Pica Pau de Banda Branca.
Além disso, o risco a destruição do seu habitat natural.

Peculiaridades do Pica Pau de Banda Branca

O Pica Pau de Banda Branca, que também é chamado de Pica pau de faixa branca (cujo nome científico é Dryocopus lineatus, sin. Hylatomus lineatu), pode ser encontrado no nosso país vizinho (Argentina) ou, ainda, em terras mexicanas.
Pode ser reconhecido pelo nome de ipecuacamirá. Os machos e fêmeas do Pica Pau de Banda Branca, que ficam tamborilando em sequência baixa e longa, vivem em grupos familiares ou apenas casais.
O macho dessa espécie participa dos cuidados dos filhotes do casal, e a fêmea coloca normalmente de 2 a 3 ovos.

Classificação Cientifica do Pica Pau de Banda Branca

Pica Pau de Banda Branca Entre Arvores
Pica Pau de Banda Branca Entre Arvores

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
Género: Dryocopus
Espécie: D. lineatus

Nome binomial : Dryocopus lineatus

O responsável pela catalogação do Pica Pau de Banda Branca foi o zoólogo, médico e botânico sueco Carlos Lineu. Conhecido como “pai da taxonomia moderna” Lineu, também criou a nomenclatura da classificação científica e binomial.

Curiosidades Sobre os Pica Paus

  • Pode perfurar qualquer tipo de madeira pois possui um bico muito forte. Para fugir de predadores, faz seu ninho dentro de árvores e troncos o mais alto possível.
  • A sonorização característica da ave é criada pelo seu bico, que pode ser utilizado para perfurar a madeira por 15 a 16 vezes seguidas.
Pica Pau de Banda Branca de Perfil na Arvore
Pica Pau de Banda Branca de Perfil na Arvore
  • Encontram sua comida no tronco das árvores, se alimentando assim de insetos e larvas. A busca por comida para o pica pau se torna uma aventura, pois ele
  • alarga a cavidade com o bico para apanhar as larvas. Para pegar essas larvas, a ave alarga a cavidade e depois, com sua língua pegajosa e comprida, pega o alimento.
  • Com um crânio mais grosso que o de outras aves, consegue o proteger das bicadas potentes e constantes na madeira.
  • Quando perfura com seu bico, exerce uma força até 1000 vezes maior que a força da gravidade.
  • Pode bicar a madeira até 12 mil vezes por dia!

Os Pica Paus do Brasil

Além do Pica Pau de Banda Branca você sabia que o nosso país aglomera mais de 50 variedades dessa ave encantadora? Isso mesmo. Algumas delas são:

  • Benedito de Testa Amarela

Benedito de Testa Amarela
Benedito de Testa Amarela
  • Pica Pau de Cabeça Amarela

Pica Pau de Cabeça Amarela
Pica Pau de Cabeça Amarela
  • Pica Pau Rei (o mais pica pau do Brasil)

Pica Pau Rei
Pica Pau Rei
  • Pica Pau Anão Dourado

Pica Pau Anão Dourado
Pica Pau Anão Dourado
  • Pica Pau Lindo

Pica Pau Lindo
Pica Pau Lindo
  • Pica Pau Bufador

Pica Pau Bufador
Pica Pau Bufador
  • Pica Pau Anão Canela

Pica Pau Anão Canela
Pica Pau Anão Canela
  • Pica Pau de Cara Canela

Pica Pau de Cara Canela
Pica Pau de Cara Canela
  • Pica Pau Chocolate

Pica Pau Chocolate
Pica Pau Chocolate
  • Pica Pau Oliváceo

Pica Pau Oliváceo
Pica Pau Oliváceo
  • Pica Pau Anão de Pescoço Branco

Pica Pau Anão de Pescoço Branco
Pica Pau Anão de Pescoço Branco
  • Pica Pau Anão da Várzea

Pica Pau Anão da Várzea
Pica Pau Anão da Várzea

Conheça o Projeto de Proteção aos Pica Paus no Brasil

Assim como o Pica Pau de Banda Branca, praticamente todo os pica paus correm risco no Brasil. Isso se deve, como já mencionado, à destruição de seus habitats. Além disso, da caça ilegal – o que coloca essas aves em perigo.
Pica Pau de Banda Branca de Perfil na Mata
Pica Pau de Banda Branca de Perfil na Mata
Um dos projetos que se dedica à proteção dos pica paus no Brasil é o Asas – uma ação feita no estado de Minas Gerais, mas que se expande por todo o país.
O projeto Asas é organizado e coordenado pela Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente.

Preservação

Uma das atuações do projeto em preservação do pica pau consiste em receber essas aves que foram ilegalmente capturadas pelo comércio ilegal ou que adoeceram devido a más condições de seus habitats.
Então, os pica paus nessas condições passam por todo uma assistência especializada, no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. Assim, depois da “alta” médica, algumas aves podem ser encaminhadas para criadores adequados, projetos ou são reinseridos na natureza – de forma segura e gradativa.
No projeto Asas, os pica paus (e outras aves) podem ser reensinados a se alimentarem e até mesmo a voarem – já que alguns chegam em condições degradantes.
Mesmo os pica paus que voltam à natureza, recebem chip de identificação, para o acompanhamento de uma vida segura para eles. Ao ser monitorado, essas aves ainda ficam protegidas da caça e do comércio ilegal.
De acordo com dados oficiais do projeto, no ano de 2014, por exemplo, mais de 550 aves chegaram no Asas (incluindo pica paus).

Soltura

Os especialistas dessa ação explicam que todo o trabalho atua com as peculiaridades de cada espécie de ave. Ainda, enfatizam que esse projeto é um dos poucos que prioriza à soltura – já que a maioria visa preservar a vida das aves e animais em cativeiro.
A associação ainda chama a atenção em seus materiais para fatos onde protagonizou um momento importante na preservação dos animais, em especial, de aves como o pica pau. Por exemplo, denúncias de tráfico de aves, destruição do meio ambiente e outros fatores que coloca em risco o nosso meio ambiente como um todo.
As denúncias foram acompanhadas e a associação recebeu recursos e ferramentas para atuar com mais eficiência na proteção dos pica paus do Brasil, de outras aves e animais silvestres. Enfim, de todo o meio ambiente – que é fundamental até para a boa qualidade de vida de nós, seres humanos!

Veja também

O Cabrito é um Caprino

O que é Cabrito ?

Cabras, bodes e cabritos são expressões popularmente conhecidas para referirem-se aos caprinos. A diferenciação está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *