Home / Animais / Por que Cachorro Gosta de Dormir nos Pés do Dono?

Por que Cachorro Gosta de Dormir nos Pés do Dono?

Você tem um cachorro e percebe o quanto que ele gosta de dormir nos seus pés? Esse artigo foi feito para você, continue lendo e descubra porque o cachorro gosta de dormir nos pés do dono.

Dizem que os cachorros são os melhores amigos do ser humano, não é mesmo? E de certa forma, esse ditado tem uma certa razão. Os cachorros são animais dóceis, carinhosos e trazem alegria para todos que vivem na casa com ele.

Independente da raça, quando a noite chega, e você quer apenas descansar depois de um dia cansativo de estudos e trabalho, o seu amiguinho de quatro patas chega perto de você e deita nos seus pés.

Você já parou para pensar nos motivos que levam os cachorros a fazerem isso com os seus donos? Qual o segredo que os nossos pés guardam para serem tão atraentes aos nossos cachorros? Vamos descobrir?

  • É simplesmente uma demonstração de amor

Os cachorros sabem amar de forma muito mais simples do que nós, meros humanos. Ele passa o dia todo esperando aquele que o ama e cuida, chegar para que assim possa mostrar o seu amor.

Uma das formas que os cachorros encontram de demonstrar ama o seu dono é a de dormir nos seus pés, e para nós que somos donos dessas belezinhas, a sensação em nossos pés é maravilhosa.

  • Você é a referência para ele

Apesar de serem animais irracionais, é inegável a conexão que um cachorro mantém com o seu dono. Ao adotar um filhote, o vínculo de companheirismo e amor é estabelecido de ambas as partes.

Nesse caso, você se torna uma referência para ele. Por isso, quando você chega, ele abana o rabinho em sinal de felicidade. E dessa mesma forma é que quando você deixa os pés disponíveis, ele logo tenta se debruçar sobre eles.

Por que Cachorro Gosta de Dormir nos Pés do Dono

Ao fazer isso, ele deseja demonstrar que você é importante para ele, e que não adianta você investir caro em caminhas prontas pois, para ele, o melhor local de soneca será sempre os seus pés.

  • Ele quer te proteger o tempo todo

Imagine o quanto seu cachorro ama você. E quem ama cuida, não é mesmo? E a sensação de passar esse cuidado para o seu dono é demonstrada quando ele se acomoda em seus pés, e sabe que ali você permanecerá por um longo tempo.

E isso é incrível porque ele não se importa em ficar desconfortável, e nem quer saber se você ficará com os seus pés imóveis por muito tempo. Naquele momento, ele apenas quer cuidar do seu dono. E isso basta para deixá-lo feliz.

  • Os donos passam segurança

Quando você não está em casa, o seu cachorro pode ficar sozinho, mas ainda que ele não fique sozinho, ele não terá a presença do seu dono, o que poderá causar uma sensação de insegurança, principalmente se ele tiver sido adotado a pouco tempo.

Ao dormir nos seus pés, ele se sentirá feliz e seguro, pois sabe que a pessoa que cuida dele está ali, e lhe oferece esse tipo de proteção.

É importante deixar claro que se essa ação vem acompanhada de outras também. Ele poderá ser acompanhado pelo veterinário ou psicólogo. Os outros sintomas que você deve analisar são:

1 – Se o animal chora ao você se ausentar.

2 – Se ele anda muito colado às suas pernas.

3 – Se não lida bem quando você sai de casa sem ele.

  • O cachorro quer te dominar

Parece engraçado quando falamos isso. Não é mesmo? Mas sim, os cachorros podem começar a gostar de dormir nos pés do dono como uma forma de dominação, de conquista efetiva do seu espaço.

O problema é que você não pode deixar que o seu cachorro te domine, ele deve amar e respeitar você. Se esse for o caso, você precisará desenvolver com seu animalzinho alguns princípios de hierarquia, para evitar esse tipo de posicionamento.

Cachorro Dominador

Para lhe ajudar, solicite ajuda ao veterinário, para que ele oriente você sobre a maneira mais efetiva de aplicar esses princípios de hierarquia em seu cachorrinho.

  • Ele pode ser ciumento

Claro que isso não é uma regra. No entanto, alguns estudos apontam que se o seu cachorro não tinha esse costume, mas “do nada”, passa a fazer isso, essa atitude pode significar um tipo de ciúme do seu cachorrinho para com você.

Nesses casos, é importante analisar que mudança na rotina ocorreu, se alguém que não morava com você passou a morar, seja um outro animalzinho, ou até mesmo um outro humano, uma criança ou um novo namorado, por exemplo.

Para esse tipo de situação, é importante que você leve o seu cãozinho a um veterinário, que irá lhe fornecer as informações necessárias para lidar com esse problema de ciúmes, e melhorar a convivência entre vocês.

Essas são as justificativas mais aceitas pela comunidade científica quando o assunto é o motivo de um cachorro gostar de dormir nos pés do dono. Essa é uma atitude bastante comum entre os cachorros.

E para aqueles que pensam que eles podem se sentir incomodados, não se preocupem. Os cachorros não se incomodam em ficar em posições que aparentemente são desconfortáveis para nós.

Ainda que as posições sejam incômodas, no caso dos cachorros, eles suportam todo o desconforto pois sabem que aquele momento é bastante especial, pois ele pode confortar o seu dono e proporcionar um belo final de dia para ele. E, dessa forma, o animal também se sente satisfeito.

Tenha sempre a ideia de que o seu cachorro tem em você a pessoa mais especial do mundo. Por isso, o sentimento de proteção e amor vem sempre em atitudes simples, como abanar o rabo, balançar a cabeça, lamber sua mão, e também em forma de descanso nos pés do seu dono.

Por isso, quando seu cachorrinho chegar perto dos seus pés para dormir à noite, tenha paciência, e sinta todo o turbilhão de sentimentos que ele disponibiliza para você por meio dessa atitude.

Demonstre também para o seu cachorro o quanto ele é especial para você, aconchegue-o sempre que chegar em casa.

Veja também

Animais que Começam com a Letra F: Nomes e Características

A fauna animal é diversa de A a Z. A numerosa quantidade de espécies, filos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *