Home / Animais / Jacaré-De-Óculos: Características, Nome Científico e Fotos

Jacaré-De-Óculos: Características, Nome Científico e Fotos

Habitantes das águas doce e um predador em potencial, o jacaré de óculos ou Jacaretinga é um animal comum de regiões como sul do México e América do Sul. É possível encontrar também aqui no Brasil, na nossa tão diversa Amazônia. Se você nunca ouviu falar sobre esse animal exótico continue lendo para conhecer mais.

Características do Jacaré-De-Óculos

Desde criança aprendemos sobre o jacaré. É um dos animais mais perigosos. Também são populares, sua imagem já foi explorada em cinemas, animações, entre outros. São carnívoros, ariscos e nada sociáveis com humanos, só entre eles. Seus dentes afiados podem ser letais.

O jacaré-de-óculos pode passar dos 2 metros de comprimento no caso dos machos e fêmeas podem chegar a 1 metro e meio. Quando adultos podem chegar a 60 quilos.

Quando filhotes são amarelados e levemente esverdeados. Durante seu crescimento vão adquirindo a coloração verde e as costas brancas. Isso justifica seu outro nome: Jacaretinga. Tinga é um sufixo do guarani que significa branco.

O nome jacaré-de-óculos se dá por causa de sua estrutura óssea. Ao redor dos seus olhos existe uma estrutura que se assemelha a uma armação de óculos.

Essa espécie é equipada com tudo o que um perigoso predador precisa. Sua visão é aguçada e panorâmica, sua boca contém sensores na parte inferior, esses sensores permitem que eles saibam quando passa um peixe ou qualquer outra presa por perto. Isso faz com que nada passe desapercebido por perto. Podendo abocanhar sem ver.

Assim como a maioria dos répteis, esse jacaré não consegue também controlar sua temperatura corporal, ou seja, a temperatura não fica estável como a dos humanos. Portanto eles precisam alternar entre sol e água para regular.

A cauda desse animal também tem uma força absurda. Uma golpeada dela pode causar graves ferimentos em humanos.

Comportamento do Jacaré-De-Óculos

É impressionante a capacidade desses répteis de se manterem imóveis. Você já viu uma lagartixa dentro da sua casa? Ela é capaz de ficar parada por horas se não for incomodada. Os jacarés também são assim.

Em partes rasas da água podem se manter imóveis somente com o nariz para fora para poder respirar, e assim ficam por horas. No sol também ficam imóveis por muito tempo com a boca aberta liberando calor. Só dentro de água que precisa se movimentar para poderem nadar, nesse caso, são velozes e ágeis. Sua cauda funciona como um Leme dando estabilidade e rapidez em seus movimentos.

A temperatura corporal também é um dos motivos pelos quais os jacarés ficam imóveis por tanto tempo.

O Jacaré-De-Óculos pode se alimentar de diversos animais. Entre eles estão peixes, alguns anfíbios, algumas aves e até pequenos mamíferos.

Mesmo sendo predominantemente carnívoro, jacarés podem comer frutas eventualmente. Isso também contribui para a distribuição de sementes. Pois de seus dejetos novas plantas podem germinar e desenvolver.

Reprodução dos Jacarés-De-Óculos

Ovos de Jacaretinga de Jacaré-De-Óculos
Ovos de Jacaretinga de Jacaré-De-Óculos

Eles atingem a maturidade sexual entre 5 e 7 anos. Nesse tempo já são adultos estão quase em seu tamanho máximo

Em tempos chuvosos como verão, chega a época de acasalamento dos jacarés. Nesse período há batalhas violentas entre os machos para poderem acasalar com maior número de fêmeas possíveis. Esses animais não vivem em bando, grupos ou colônias, são animais solitários que se encontram somente na época de acasalamento.

Após o acasalamento as fêmeas podem chegar a por 40 ovos. Elas os escondem em locais seguros debaixo de vegetações e os protegem durante todo o tempo. Esse período pode durar de dois a três meses.

Um fato interessante sobre os jacarés é que a temperatura do ninho onde são colocados os ovos é o que definira o sexo dos filhotes que nascerão, incomum, não é?

A fertilidade das fêmeas e sua capacidade de por e proteger tantos ovos faz com que os jacarés não sejam uma espécie tão ameaçada por poucos indivíduos. Os filhotes nascem com 20 centímetros de comprimento e durante alguns meses eles têm a proteção de sua mãe até que também vivam sozinhos. Esses jacarés podem viver até 25 a 30 anos.

Diferença Entre Jacarés e Crocodilos

Muito se pergunta sobre a diferença entre jacarés e crocodilos. Os dois são répteis, os dois estão nessa terra a muito tempo, os dois vivem por muitos anos, os dois são perigosos, os dois são predadores, enfim, há muito em comum entre esses dois animais, até em sua aparência.

Jacaré e Crocodilo
Jacaré e Crocodilo

Porém há muitas coisas diferentes também, o que vai diferenciar um do outro, além de sua família, são alguns detalhes de aparência, comportamento, entre outros. Pois apesar de muitas similaridades, são animais diferentes. Seguem algumas diferenças:

  • Crocodilos pertencem à família Os jacarés pertencem à alligatoridae.
  • O quarto dente do crocodilo é visível mesmo quando o animal está com a boca fechada. Já o quarto dentro do jacaré não é visível se ele tiver com a boca fechada.
  • Jacarés normalmente tenho focinho mais largo e mais arredondado do que os crocodilos que tendem a ter o focinho afiado e alongado.
  • Crocodilos são maiores e mais robustos que jacarés não importa a espécie.
  • Jacarés são encontrados somente em água doce já os crocodilos podem habitar em águas doces e águas salgadas.

Ameaças aos Jacarés-De-Óculos

Por serem grandes predadores, perigosos e ágeis, pode parecer difícil ser presa de algum animal. Mas há grandes perigos na selva. Só aqui na Amazônia, os jacarés brasileiros podem ser alvo de onças-pintadas, sucuris ou animais maiores. Além disso, são caçados pelos humanos pois seu couro é valioso para a indústria têxtil.

Onça Caçando um Jacaré
Onça Caçando um Jacaré

Essas são as ameaças diretas sofridas pelos jacarés, além disso não só eles como todo o reino animal, sofre com as mudanças climáticas que nos humanos causamos ao planeta. Isso ainda não quer dizer que sejam os únicos, mas são a linha de frente ao enfrentar esse tipo de problema.

A destruição do habitat natural dos animais gera consequências, uma delas é o desaparecimento e diminuição gradativa do número de espécies.

Conclusão

Uma espécie exótica e interessante que temos no Brasil. O Jacaré-de-Óculos é responsabilidade nossa. Aprendendo mais sobre esses animais saberemos a melhor maneira proporcionar o ambiente ideal para sua procriação e vida saudável.

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *