Home / Animais / Cão Idoso Pode Cruzar? Até Qual Idade é Recomendável Deixar?

Cão Idoso Pode Cruzar? Até Qual Idade é Recomendável Deixar?

A maioria dos cães machos podem gerar ninhadas mesmo quando tornam-se idosos, cães machos podem cruzar até morrerem.  No entanto, a contagem de espermatozoides diminui e pode ser mais difícil para os cães machos engravidarem as cadelas. Para saber quando é hora de parar de reproduzir seu cão macho, considere sua idade e verifique sua saúde geral.

Cão Idoso Pode Cruzar? Até Qual Idade é Recomendável Deixar?

Depois que seu cachorro tiver cerca de 10 anos, você pode querer parar de reproduzi-lo.  Alguns acreditam que certas raças pequenas não devem ser reproduzidas depois dos sete anos, enquanto outras raças podem ser reproduzidas até os 12 anos. Converse com seu veterinário ou consulte seu clube de canil para ver o que é recomendado para a raça do seu cão.

Contagem de Espermatozoides

Se você optar por reproduzir seu cão em idade avançada, você deve entender que as chances sucesso são significativamente menores, então a fecundação pode não ocorrer.Reconheça que a contagem de espermatozóides pode diminuir à medida que o cão macho envelhece. O cão ainda pode se reproduzir, mas a baixa contagem de espermatozóides, diminuem as possibilidades matemáticas.

Coleta de Sêmen

Se você não tem certeza sobre a contagem de esperma do seu cão, consulte o seu veterinário, e realize um exame para verificar as taxas de concepção. Se o seu cão macho não tiver nenhum  problemas, isto significa que a cadela deve engravidar quando se acasalar com ele.  Se os cães não engravidarem durante o acasalamento, talvez seja hora de parar de reproduzir seu cão macho.

Se isso está ocorrendo com o seu cão, você deve levá-los ao veterinário para realizar um exame a partir da coleta de sêmen.  Se você não tem certeza se deve ou não continuar reproduzindo seu cão, leve-o ao veterinário para através de um check-up, determinar o estado geral da sua saúde.

Cães Lesionados

Evite criar seu cão após uma lesão ou problemas físicos. A infertilidade é incomum em cães machos. No entanto, pode ocorrer se o seu cão sofrer uma lesão ou infecção que afeta o sistema reprodutivo.  Outros problemas físicos podem resultar em você precisar parar de reproduzir seu cão. Lesões ou degeneração dos testículos ou do sistema reprodutor podem causar problemas na reprodução. Infecção em geral, também pode causar problemas reprodutivos. A artrite ou outros problemas de mobilidade podem impossibilitar que os cães continuem a procriação.  Pare de reproduzir seu cão se ele tiver problemas de saúde.

Somente cães machos que tenham a melhor saúde devem ser criados. Se a saúde do seu cão começou a diminuir, não é recomendável que o deixe cruzar.

Avaliações Regulares

Quando você adquirir um cão macho para reprodução, leve-o ao veterinário. Faça um check-up completo para ter certeza de que você está criando um cão com ótima saúde.Determine se o seu cão está preparado para criar padrões. À medida que seu cão envelhece, mantenha um olhar crítico sobre ele e avalie-o regularmente com frequência. Você deve se certificar de que o cão continua a aderir aos padrões da raça . Se o seu cão não estiver de acordo com os padrões, não é recomendável que o deixe cruzar, ainda que não esteja idoso.

Aderência aos Padrões

Por exemplo, o pelo do seu cão e sua maneira de andar obedecem a um determinado padrão estabelecido para aquela raça.  Esses padrões podem se deteriorar com a idade avançada e comprometer a qualidade do cão.  Outra avaliação possível está relacionada a capacidade reprodutiva, avalie o tamanho da ninhada. Se o seu cão macho produziu um tamanho de ninhada menor do que o esperado, pode ser hora de parar de reproduzi-lo.

Infertilidade

Geração de ninhadas cada vez menores podem ser indício de processos de infertilidade em curso em seu cão macho. Você pode comparar os tamanhos das ninhadas mais recentes aos tamanhos anteriores das ninhadas que o seu cão já produziu.  Se o seu cão não gerou muitas ninhadas diferentes, você pode comparar o tamanho da ninhada com as de outros cães da mesma raça.

Alterações Hormonais

Determine se o cão ainda está interessado em acasalar. Alguns machos podem sofrer alterações hormonais, que podem afetar sua reprodução. Devido a essas alterações hormonais, seu cão macho pode não estar mais interessado em se acasalar com as fêmeas no cio. Neste ponto é preciso uma palavra de cautela:

Cães machos têm uma capacidade quase infinita de se reproduzir. Mas imediatamente após um período de múltiplas cópulas e bem-sucedido acasalamento, o macho terá uma contagem de espermatozoides esgotada, então tenha isso em mente se o seu garanhão for gerar filhotes em cruzamentos sucessivos.

Cachorro Fêmea e seus Filhotes

Matrizes Femininas

Os rigores da gravidez e do parto são demais para uma cadela de idade avançada lidar. Como regra, a fêmea deve ter uma primeira ninhada antes dos 4 anos de idade. Ela não deve ter mais ninhadas acima dos 7 anos de idade.Qualquer cão é considerado idoso quando atinge 8 anos de idade. Embora o macho ainda possa ser capaz de se acasalar após essa  idade, a qualidade de seu espermatozoide começa a degradar-se, de modo que há um risco maior de problemas de infertilidade, e filhotes fracos e mal formados.

A regularidade do ciclo estral das cadelas após os 8 anos, também diminui de quatro vezes por ano para apenas uma ou duas vezes; resultando em aquecimentos anormais. Engravidar uma cadela depois dos 8 anos de vida muitas vezes resulta em filhotes mortos e parto prematuro . Além disso, diminui drasticamente a contagem geral de filhotes nas ninhadas e aumenta a geração de  filhotes geneticamente enfraquecidos.

Veja também

Alimentação do Cachorro Pinscher: O Que Eles Comem?

Enérgico, curioso e perspicaz, tem muita gente que considera o pinscher uma raça divertida. Sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *