Home / Animais / Como Curar Sarna de Cachorro com Sabonete de Enxofre?

Como Curar Sarna de Cachorro com Sabonete de Enxofre?

Proprietários  de cães estarão interessados ​​em saber tudo sobre a sarna em cães , seus sintomas e tratamento e até mesmo alguns remédios caseiros. A sarna é uma doença de pele causada por vários tipos de ácaros e pode ter sérias consequências se não for tratada adequadamente. É encontrado em todo o planeta e afeta numerosas espécies de animais. Geralmente, ocorre por contágio direto com algum outro animal afetado ou com objetos que estiveram em contato com ele.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

O enxofre é eficaz no tratamento de sarna sarcóptica em cães (também conhecida como sarna canina), uma doença que é causada pelo ácaro conhecido como Sarcoptes scabiei. O enxofre atua no tratamento da sarna sarcóptica ao romper as proteínas celulares produzidas pelos ácaros, causando sua morte. No entanto, é considerado ineficaz no tratamento da sarna demodécica, uma doença causada por outro tipo de ácaro. Enxofre também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

O Banho

Coloque luvas à prova de água. Misture 120 ml. enxofre de cal em um litro de água morna.  É importante adicionar primeiro o enxofre de cal ao recipiente de mistura e depois adicionar a água morna.  Despeje o molho diluído em um frasco de spray,  tampe e reserve.  Remova as luvas e lave as mãos.

Aplique um pouco de vaselina ou óleo mineral ao redor e dentro dos olhos do seu cão para protege-lo do enxofre. Coloque o seu cão em uma pia de lavanderia com um dreno ou banheira.

Banhe seu cão usando um xampu de limpeza suave. Substitua as luvas para evitar contato com a pele. Sature o casaco inteiro do pescoço até a ponta da cauda. Coloque o frasco de spray perto da pele e aplique sobre a pele molhada do cão.  Mergulhe uma esponja na solução diluída de cal e enxágue cuidadosamente em volta do rosto e das orelhas. Tenha cuidado para não permitir que qualquer solução entre nos olhos.

Coloque um colar elizabetano, que impede o cão de lamber o pelo, até que a solução de enxofre tenha secado. Deixe a solução secar sem intervenção. Não use uma toalha para secar o cão. Não tente acelerar o tempo de secagem.Repita a cada cinco a sete dias por um período de seis semanas.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

Sabonete de Enxofre
Sabonete de Enxofre

Descrição

Sarna canina (sarna sarcóptica) é uma das mais antigas doenças de pele conhecidas. É causada pelo ácaro superficial da escarpa Sarcoptes scabiei var canis. Os animais afetados desenvolvem rapidamente hipersensibilidade ao ácaro, resultando em prurido severo.  É uma condição progressiva que sem tratamento  será generalizada.  A sarna é uma infecção dermatológica causada por ectoparasitos , especificamente por ácaros. De acordo com o tipo de ácaro que causa essa patologia, teremos um tipo de sarna ou outra e, portanto, um tratamento específico.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

Formas de Contágio

A sarna é altamente contagiosa e pode haver uma história de contato com outros cães, também exibindo prurido, em canis, instalações de cuidados pessoais, parques ou no lar.  Filhotes podem ser infectados durante a amamentação por mães contagiadas.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

Progressão da Doença

Quando os ácaros infestam os cães, eles ficam alojados em sua pele.  Eles rapidamente começam a se alimentar da pele, sebo e queratina, proliferando em alta velocidade. Devido a esta infestação na pele, o cão sofre uma grande coceira que os faz coçar e roçar quase tudo até produzir feridas. A detecção precoce dos sintomas é muito importante, pois isso evitará a disseminação para outros animais de estimação e a gravidade do caso específico.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

Efeitos da Sarna

As lesões incluem pápulas, alopecia, eritema, crostas e escoriações. Nos estágios iniciais, as lesões podem ser sutis e consistem em leve prurido, descamação e crostas finas, especialmente nas bordas das orelhas. Elas então se estendem para envolver a área facial. À medida que a doença progride, há envolvimento dos cotovelos, jarretes, peito, abdome ventral e eventualmente a maior parte do corpo.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

Cachorro Com Sarna Recebendo Atendimento da Veterinária
Cachorro Com Sarna Recebendo Atendimento da Veterinária

Sintomas de Sarna

Para detectar a sarna devemos observar vários sintomas que são apresentados, que, felizmente, são sintomas bastante específicos deste tipo de condição da pele e chamam imediatamente a nossa atenção. Os sintomas mais comuns são:

Comichão e ardor da pele;  Vermelhidão e inflamação da pele;  Raspagem constante;  Esfregação contra objetos para alívio;  Falta de apetite;  Perda de peso rápida;  Perda e enfraquecimento do cabelo com áreas completamente sem pelos;  Erupções cutâneas (manchas vermelhas);  Escalas de pele;  Feridas na pele;  Mau cheiro na pele;  Pele seca, crostosa e espessa nos estágios mais avançados da sarna; Cães gravemente afetados irão coçar e morder incessantemente, causando escoriação;   Casos graves negligenciados podem resultar em morte.

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

Tratamento da Sarna

Sarna canina nem sempre é uma doença fácil de diagnosticar, mas o tratamento é simples na maioria dos casos. Não há falta de produtos com licença para o tratamento da sarna canina e qualquer um deles será altamente eficaz se usado de acordo com as instruções do fabricante.

Exemplos de produtos adequados incluem pulverizações (fipronil), lavagens (imersão em enxofre com cal), produtos “spot-on” (selamectina, imidaclopride / moxidectina) e comprimidos mastigáveis ​​(sarolaner). Esses exemplos não são exaustivos e a escolha do produto dependerá da preferência de um clínico individual.

Cachorro Com Sarna no Ouvido
Cachorro Com Sarna no Ouvido

Como Curar Sarna de Cachorro Com Sabonete de Enxofre?

Prevenção

Em caso de infestação todos os cães da casa devem ser tratados, a cama deve ser destruída e o ambiente deve ser tratado com sprays parasiticidas, usando produtos adequados para o controle de pulgas.

A formulação de um programa de controle de parasitas durante todo o ano, que inclui medidas contra pulgas, carrapatos, outros ácaros e endoparasitas, fornece proteção eficaz contra a sarna canina.

Existem fatores que tornam nosso animal de estimação mais propenso à sarna , como a falta de higiene, um ambiente insalubre, problemas de saúde que levam a baixas defesas, desnutrição , contato constante com muitos cães de fora, entre outros.

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *