Home / Animais / Alimentação da Baleia: O Que Elas Comem?

Alimentação da Baleia: O Que Elas Comem?

As baleias são animais de grande porte muito conhecidos ao redor de todo o mundo, principalmente porque elas podem ser assustadoras, já que são muito maiores do que a maioria dos animais que conhecemos e também estão espalhadas pelo planeta.

Mesmo com toda essa fama, muitas pessoas conhecem as baleias apenas pelo nome, o que significa que praticamente ninguém realmente sabe quais são as características desse animal, onde ele vive e nem mesmo do que ele se alimenta.

Saber como funciona a alimentação de um animal é extremamente importante para que a gente entenda como funciona todo o sistema no qual ele está inserido e também para aprendermos um pouco mais sobre as relações presentes na cadeia alimentar.

Por isso, nesse artigo falaremos um pouco mais profundamente sobre como funciona a alimentação da baleia, qual o estilo de alimentação dela e até mesmo o que ela come em seu dia a dia quando presente em seu habitat natural.

Quanto a Baleia Come?

Antes de mais nada, saber quanto uma baleia come por dia pode ser muito interessante antes que a gente diga o que ela costuma comer em seu dia a dia. Isso porque ao saber quanto ela come, você pode ter uma maior ideia de quanto do seu alimento é retirado da natureza por dia para que ela consuma.

Uma baleia pesa em média 40 toneladas e pode chegar a medir mais de 20 metros, o que mostra que esse é um animal de porte bem grande. Logo, vamos parar para pensar: se a baleia é um animal tão grande assim, quanto será que ela come por dia?

A resposta certa é: até 3 toneladas. Basicamente, podemos dizer que a baleia pode chegar a consumir cerca de 3 toneladas de alimento em apenas um único dia, o que é um número muito grande de alimento, mas é um número relativamente pequeno para todo o tamanho que ela possui.

Portanto, agora você já sabe que uma baleia pode chegar a consumir até mesmo 3 toneladas de alimento em um único dia para conseguir obter as energias que são necessárias para sua sobrevivência.

Qual o Tipo de Alimentação da Baleia?

Caso você ainda não saiba disso, a baleia é um animal com hábitos alimentares carnívoros, o que significa que ela apenas se alimenta da carne de outros animais; ou seja, agora você já sabe que a baleia pode chegar a comer 3 toneladas de outros animais por dia.

Basicamente, isso também significa que a baleia nunca come plantas ou corais, provavelmente porque eles não dariam toda a energia que ela precisa e aí seria necessário que ela comesse ainda mais alimentos para conseguir se manter viva, o que poderia ser praticamente impossível e poderia até mesmo criar um desequilíbrio no ecossistema.

Tipo de Alimentação da Baleia

Portanto, a baleia é um animal com hábitos carnívoros que se alimenta de diversas espécies animais diferentes de acordo com a espécie de baleia que está sendo levada em consideração e também de acordo com o local em que ela habita, já que cada local possui espécies diferentes.

Animais que a Baleia Come

Até aqui, já sabemos que a baleia pode consumir até 3 toneladas de carne animal por dia, já que a sua alimentação é formada apenas por carne e nenhum outro tipo de alimento está inserido na sua dieta.

Basicamente, agora veremos quem são esses animais que a baleia costuma comer durante o dia a dia. Assim, saberemos exatamente do que se tratam essas 3 toneladas que ela consome diariamente para conseguir obter a sua energia para realizar suas atividades diárias.

Geralmente, a baleia costuma se alimentar principalmente de peixes menores, como a raia e a piranha e também de diversos crustáceos. Tudo isso depende muito da espécie, mas de maneira geral ela sempre irá se alimentar de peixes menores e crustáceos, que mudarão suas características de acordo com o local em que vivem e, obviamente de acordo com o local em que ela está inserida também.

Portanto, os peixes pequenos (que não são tão pequenos assim na verdade) e as mais diversas espécies de crustáceos são as principais vitimas desse animal, principalmente por não terem muita habilidade de caça e ainda serem menores do que a baleia.

Curiosidades Sobre Baleias

Agora que já falamos sobre a alimentação que as baleias possuem, vamos falar de maneira mais específica sobre algumas curiosidades sobre baleias; já que aprender por meio de curiosidades é uma forma muito divertida de realmente aprender de maneira mais dinâmica.

  • Algumas baleias possuem uma espécie de barba ao invés dos dentes;
  • Essas barbas servem principalmente para filtrar os alimentos;
  • Enquanto isso, os dentes servem justamente para capturar o alimento e também para morder;
  • As baleias são os maiores mamíferos marinhos existentes no planeta Terra;
  • A expectativa de vida de uma baleia azul é de 90 anos;

  • A gestação de uma baleia dura em média 15 meses, sendo que esse tempo muda de acordo com a espécie de baleia;
  • As baleias estão muito presentes em filmes ao redor de todo o mundo;
  • Os batimentos cardíacos da baleia podem ser escutados até mesmo a 3 quilômetros de distância, já que eles são muito fortes;
  • A baleia azul fêmea foi a maior baleia já caçada até os dias de hoje, já que ela media 34 metros de comprimento e pesava mais de 170 toneladas;
  • A baleia é um animal muito caçado para que seja feito o óleo de baleia e para que a barbatana do animal seja consumida em toda a culinária, principalmente na Ásia.

Portanto, essas são algumas curiosidades interessantes e inusitadas sobre a baleia que provavelmente você ainda não sabia. É muito interessante aprender dessa forma pois o estudo fica muito mais leve e mesmo assim você consegue gravar diversas informações importantes e desconhecidas pela maioria das pessoas!

Quer saber ainda mais informações  muitominteressantes e de qualidade sobre as baleias, mas não sabe onde encontrar textos de qualidade na internet? Sem problemas, aqui sempre temos o texto certo para você! Por isso, leia também ainda aqui em nosso site: qual o tipo de pele da baleia? Revestimento do corpo do animal.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *