Home / Animais / História do Boi: Curiosidades e Origem do Animal

História do Boi: Curiosidades e Origem do Animal

O gado (nome científico Bos taurus) é um mamífero herbívoro ruminante de grande porte, com longa história de domesticação pelo homem, para consumo e comercialização da carne, couro e leite.

O macho da espécie é chamado de boi ou touro, enquanto a fêmea recebe o nome de vaca. Quando o animal é mais novo, recebe a denominação de bezerro, sendo posteriormente chamado de novilho.

O gado bovino doméstico conhecido atualmente possui 2 subespécies, sendo elas, o gado europeu (nome científico Bos taurus taurus) e o gado zebu ou indiano (nome científico Bos taurus indicus). Geralmente, as raças de origem indiana possuem maior resistência ao clima tropical e, por essa razão, constituem a maioria das raças encontradas no Brasil- a exemplo das raças Gir, Nelore, Guzerat e outras. Todavia, também é possível encontrar raças mestiças entre o gado europeu e o indiano-como é o caso do Canchim.

Neste artigo, você conhecerá outras informações sobre este mamífero, dentre elas qual a sua história e origem.

Então venha conosco e boa leitura.

Classificação Taxonômica do Gado Doméstico

A classificação científica para os bois obedece à seguinte estruturação:

Bos Taurus
Bos Taurus

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Artiodactyla;

Família: Bovidae;

Subfamília: Bovinae;

Gênero: Bos;

Espécie: Bos taurus.

Família Bovidae / Subfamília Bovinae

Na família Bovidae, estão inclusos os mamíferos ruminantes, os quais podem ser animais domésticos ou domesticáveis (como é o caso das ovelhas, bois e cabras) ou animais selvagens (tal como, os bisontes e antílopes). Este grupamento possui uma boa distribuição geográfica e está presente em quase todos os hábitats (acredita-se que esteja ausente apenas na Austrália).

A maior parte dos bovídeos é de grande porte, sendo que o maior animal do grupamento pesa quase 1 tonelada, bem  como possui uma altura estimada em mais de 2 metros ao nível da cernelha (estrutura equivalente ao ‘omboro’). Todavia, também é possível encontrar animais de pequeno porte, e o menor de todos pesa apenas 3 quilos e possui comprimento e altura equivalente a de um gato doméstico. Curiosamente, nem todas as espécies são herbívoras, uma vez que os antílopes da subfamília Duiker são classificados como herbívoros.

Família Bovidae
Família Bovidae

Já em relação à subfamília Bovinae, o grupamento possui 24 espécies e 9 gêneros. Entre os representantes, estão o gado doméstico, o búfalo, e algumas espécies de antílopes (algumas das quais possuem  4 chifres e até mesmo chifres em espiral). Espécies mais distintas incluem os iaques (prevalentes do Himalaia e partes da Ásia) e bisontes (prevalentes na Europa).

História do Boi: Curiosidades e Origem do Animal

Acredita-se que o processo de domesticação do gado teria iniciado a 5.000 ou 6.000 anos atrás. Bovinos domesticados poderiam ser empregados para transporte ou carga ou ainda para produção de leite, bem como aproveitamento da carne e do couro.

Certas literaturas apontam um processo de domesticação bem mais antigo, correspondendo a cerca de 10.500 anos atrás na região intitulada crescente Fértil (a qual corresponde atualmente aos países do Iraque, Síria e Turquia). Tal domesticação foi iniciado com o boi arouque (nome científico Bos primigenius), espécie que atualmente já está extinta.

Apesar da domesticação do boi arouque, pesquisadores acreditam que uma uma subespécie do mesmo teria sido domesticada de modo independente no Vale do Indo (região que corresponde à Ásia Meridional), a 8.000 anos atrás. Esta hipótese teria sido levantada após algumas análises genômicas.

Em relação à carne bovina, a mesma é extremamente famosa e presente no prato dos brasileiros. O churrasquinho de Domingo com os amigos, por exemplo, é uma tradição muito presente em nosso país.

A carne bovina também é bastante versátil e encontrada à venda em peças. Em relação ao corte, especialistas do ramos apontam um total de 21 cortes diferentes. Em relação às peças, as mais conhecidas e requisitadas são o filé mignon (porção mais nobre, macia e com ausência de gordura, nervos e fibras); o contra-filé; a bisteca; a alcatra; e a picanha (a qual é favorita pra churrasco). Outras peças incluem o patinho (ideal para sanduíches), maminha, fraldinha, maminha (corte proveniente da alcatra) e filé de costela.

Atualmente, a cadeia produtiva de carne bovina está presente em vários ramos de negócios, abrangendo desde a fabricação de ração até a formação de profissionais especializados (dentre eles, zootecnistas, agrônomos e médicos veterinários). Também é possível encontrar empresas especializadas em consultoria para o setor, inclusive voltadas aos sistemas de comércio exterior.

Carne Bovina
Carne Bovina

Agora, voltando às origem do boi e início do seu processo de domesticação, mesmo já sendo animais domesticados a milhares de anos em outras partes do mundo, no Brasil, teriam sido introduzidos na época do Brasil colonial. Os bois foram muito importantes nos engenhos de cana-de-açúcar (especialmente em Pernambuco na primeira metade do século XVI) para movimentar as moendas. A  carne do boi só foi apreciada por aqui posteriormente, uma vez que havia predomínio do café e cana-de-açúcar como atividade comercial.

Curiosidades Sobre o Boi: Alimentação, Comportamento e Aspectos Reprodutivos

Os bois são animais herbívoros classificados como ruminantes, logo possuem mais de um compartimento gástrico. Ao todo, são 4 compartimentos, os quais recebem o nome de rúmen, retículo, omaso e abomaso.

A terminologia “ruminate” provém do comportamento de ingerirem o alimento rapidamente e, em seguida, regurgitá-lo para boca, na qual, ele é mastigado e ingerido mais uma vez.

São criados em rebanhos com condições de dominância muito firmes. Dentro dos rebanhos, as vacas, em particular costumam interagir através de vocalizações (tanto para longas, quanto para curtas distâncias). Tal vocalização também pode expressar uma variedade de situações emocionais. As mães e os filhotes tendem a vocalizarem com certa individualidade.

Bezerros e novilhos costumam ser bastante apegados à mãe nos primeiros meses de vida, permanecendo com estas até o desmame (o qual ocorre com 8 a 11 meses de idade).

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os bois e sua história de domesticação, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Sua visita é sempre bem-vinda.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Animal Base. Bos Linneus, 1758. Disponível em: < http://www.animalbase.uni-goettingen.de/zooweb/servlet/AnimalBase/home/genus?id=271>;

Animal Diversity Web. Bovidae antílopes, cattle, gazelles, goats, sheaps and relatives. Disponível em: < https://animaldiversity.org/accounts/Bovidae/>;

Britannica. Bovinae. Disponível em: < https://www.britannica.com/animal/Bovinae>;

Sal & Grill Churrascaria. Entenda quais são os diferentes tipos de corte de carne bovina. Disponível em: < http://salegrill.com.br/blog/entenda-quais-sao-os-diferentes-tipos-de-corte-de-carne-bovina/>;

SERAFIN, T. S. Publico. Uma viagem genética pela origem das vacas domésticas. Disponível em: < https://www.publico.pt/2019/07/15/ciencia/noticia/viagem-genetica-origem-vacas-domesticas-1879704#>;

Wikipédia. Bos taurus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bos_taurus>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *