Home / Animais / Subprodutos do Boi e Comportamento do Animal

Subprodutos do Boi e Comportamento do Animal

Filé mignon, alcatra, picanha, contrafilé… Esses são termos conhecidos por todos nós, graças à popularidade da carne bovina. A espécie Bos taurus possui um histórico de domesticação que remonta a milhares de anos atrás e atualmente é explorada para comercialização de carne, couro e leite. Curiosamente, outras estruturas também podem ser aproveitadas, tais como os ossos, cascos, pelos e chifres.

Os ossos do boi podem ser utilizados para confecção de sabão, ração e farinhas. Os pelos podem ser aproveitados para confeccionar pinceis artísticos.

O próprio processo de criação do boi para comercialização da carne possui uma ampla cadeia produtiva, na qual estão envolvidos agrônomos, zootecnistas e médicos veterinários. Processo que também conta com a participação de empresas de consultoria em sistemas de comércio exterior.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os subprodutos comerciais do boi, bem como sobre as características inerentes ao animal (dentre elas, o seu comportamento).

Então venha conosco e boa leitura.

Características Gerais do Boi (ou Gado Bovino)

O gado bovino doméstico (nome científico Bos taurus) é a espécie a quem é atribuída a denominação “boi” ou “touro” a machos adultos; bem como “vaca” a fêmeas adultas. Indivíduos mais jovens são chamados de “bezerros” e, posteriormente, de “novilhos”.

Gado Bovino
Gado Bovino

Esta espécie possui duas subespécies, sendo elas o gado europeu ou taurino (nome científico Bos taurus taurus); e o gado indiano ou zebu (nome científico Bos taurus indicus). O gado zebu é conhecido por possuir a famosa corcunda (ou zebu) e possui maior adaptação ao clima tropical- logo, a maioria das raças encontradas no Brasil derivam desta subespécie (a exemplo da Nelore, Guzerat, Gir e outras).

Subprodutos do Boi e Comportamento do Animal

Do gado bovino podem ser obtidas a carne vermelha (da qual é cada parte pode ser comercializada com corte específico); o couro; e o leite (o qual também contam com derivados). As derivações da carne bovina e do leite serão apresentadas mais especificamente nos tópicos abaixo.

Em relação ao comportamento, o gado é um animal mamífero herbívoro de grande porte e ruminante. Dessa forma, possui mais de uma cavidade gástrica (no caso, 4). Mastiga o alimento, ingerindo-o rapidamente para depos regurgitar, mastigas e ingerir mais uma vez.

São encontrados em rebanhos. As vacas possuem uma linguagem especial de vocalização com os seus filhotes.

Subprodutos do Boi: Principais Cortes da Carne Bovina

Especialistas neste ramo costumam definir que a carne bovina pode ser classificada de acordo com 21 cortes diferentes, dentre os quais os mais famosos são, sem dúvida, a picanha, alcatra, contrafilé e filé mignon.

Picanha
Picanha

A picanha é a carne favorita do churrasco. Possui um formato triangular, bem como uma capa de gordura sólida- a qual é responsável pela conhecida maciez em sua textura. Tal textura a torna muito adequada à grelha. No entanto, também pode ser preparada frigideira ou no forno. A melhor sugestão de consumo da picanha é no espeto.

O filé mignon é conhecido como o mais nobre (e igualmente mais caro) corte de carne bovina. Possui grande maciez, assim como ausência de gordura e outros elementos, tais como fibras e nervos. É uma peça bastante versátil, logo pode compor vários pratos- dentre eles, estrogonofes, refogas, bifes de corte alto, assados e até mesmo picadinhos; assim como pratos mais chiques e refinados, tais como medalhão e o tourneador.

Contrafilé
Contrafilé

O contrafilé e a peça ideal para bifes, medalhões e churrasco. A partir desta peça é possível obter excelentes cortes (os quais recebem o nome de entrecorte ou bife chourizo). Desta peça também se origina a bisteca.

A alcatra também é considerada um carne nobre, tais como as peças descritas acima. Possui corte mais magro, no entanto, sabor intenso. Também pode dar origem a outros cortes (nesse caso, ao baby beef, maminha, miolo de alcatra e o topo sirloin).

Em relação às carnes menos nobres, alguns exemplos incluem a fraldinha, patinho, maminha e filé de costela. A maminha, particularmente, é bastante empregada em pratos que contenham carne recheada.

Patinho
Patinho

O patinho possui muitas fibras macias e pouca gordura, logo é ideal para bifes á milanesa, assim como para o preparo de sanduíches e hambúrgueres que contenham carne. Também combina muito com recheios e escondidinhos.

No caso da fraldinha, esta carne também é muito boa para hambúrgueres. Na verdade, é a ideal para composição dos discos de carne utilizados nos hambúrgueres. Apesar disso, também  cai bem em cozidos, estrogonofe e até mesmo assada na grelha- no entanto, não deve ser esticada no espeto, mas mantida compacta.

Subprodutos do Leite de Vaca

O leite é um produto secretado pelas glândulas mamárias da vaca durante a lactação. Sua liberação ocorre através da ordenha. Possui alto valor nutricional e comercial, sendo um componente essencial até mesmo para pequenos produtores familiares.

Leite de Vaca
Leite de Vaca

O leite pode ser aproveitado em sua forma direta ou através de seu derivados, dentre os quais estão inclusos o iogurte, o requeijão, os variados tipos de queijo, a manteiga e o doce de leite. Em relação aos subprodutos, especificamente, para que estes sejam de boa qualidade é necessário que o leite possua características físico-quimicas e microbiológicas satisfatórias. Logo, também deve ser obtido, manipulado e armazenado de um modo higiênico e que vise a conservação de suas propriedades.

Composição e Valor Nutricional do Leite de Vaca

O leite de vaca conta com a presença de mais de 100 proteínas em suspensão  ou emulsão na água, dentre elas a caseína- a qual é considerada a sua principal proteína.

No leite, há mais de 90 % de água. Possui um quantitativo de lipídios equivalente a 3,5 a 6%. Seu principal carboidrato é a lactose, a qual corresponde a um percentual médio de 5%.

Entre os minerais, estão presentes o Cálcio, Potássio, Fósforo, Cloro, Sódio, Magnésio e uma pequena concentração de microminerais. Em relação às vitaminas, há pequena concentração das vitaminas A, E, C, D, K e algumas do Complexo B.

*

Gostou das dicas ?

Este artigo foi útil para você ?

Deixe a sua opinião em nossa caixa de comentários abaixo. O convite está aberto para que também venha conhecer outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

LOBATO. V. Tecnologia de fabricação de derivados do leite na propriedade rural. Disponível em: < http://livraria.editora.ufla.br/upload/boletim/extensao-tmp/boletim-extensao-033.pdf>;

Sal & Grill Churrascaria. Entenda quais são os diferentes tipos de corte de carne bovina. Disponível em: < http://salegrill.com.br/blog/entenda-quais-sao-os-diferentes-tipos-de-corte-de-carne-bovina/>;

WALTTIAUX, M. A. Composição do leite e seu valor nutricional. Disponível em: < http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4383/material/19_composicao_do_leite_e_seu_valor_nutricional.pdf>;

Wikipédia. Bos taurus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bos_taurus>;

Veja também

Por que os Equinodermos Tem Esse Nome?

O filo Echinodermata teria surgido no período pré-histórico Cambriano ou Câmbrico (o qual, na escala …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *