Home / Animais / Piolho de Cobra e Lacraia Com Fotos

Piolho de Cobra e Lacraia Com Fotos

Piolhos de cobra são artrópodes caracterizados por ter dois pares de pernas articuladas na maioria dos segmentos corporais e são conhecidos cientificamente como diplópodes. Lacraias são espécies quilópodes do grupo das centopéias caracterizados como espécies predatórias e venenosas.

Polidesmida

É a maior ordem da família dos piolhos de cobras, contendo aproximadamente 3.500 espécies, incluindo todos os milípedes relatados para produzir cianeto de hidrogênio.

Os membros da ordem polidesmida também são conhecidos como “milípedes de dorso chato”, porque na maioria das espécies, cada segmento do corpo tem quilhas laterais largas conhecidas como paranota. os polidesmida são muito comuns na serapilheira, onde se enterram alavancando a extremidade anterior do corpo.

Um exemplo típico de piolho de cobra dessa ordem é Orthomorpha coarctata. Presume-se nativa do sudeste da Ásia, mas devido ao transporte humano ocorre em áreas tropicais e subtropicais em todo o mundo, incluindo as ilhas havaianas, as Índias Ocidentais, a costa do Golfo da América do Norte e as Ilhas Galápagos.

Spirostreptida

Spirostreptida é uma ordem da família dos piolhos de cobras. Existem aproximadamente 1000 espécies descritas, fazendo spirostrepida a segunda maior ordem de milípedes após a anterior, polidesmida.

Spirostreptida são geralmente grandes, longos e cilíndricos, com 30 a 90 anéis corporais. Os olhos estão presentes na maioria. Esta ordem contém os milípedes mais longos conhecidos.

Um exemplo típico de piolho de cobra dessa ordem é Archispirostreptus gigas. Apelidado de centopeia gigante da África, é o mais longo dos diplópodes. Os maiores indivíduos listados têm quase 40 cm de comprimento e mais de 2 cm de diâmetro. É difundida na África oriental de Moçambique para o Quênia, principalmente na floresta, mas também em áreas costeiras se tiver pelo menos algumas árvores.

Spirobolida

Spirobolida é uma ordem da família dos piolhos de cobras contendo cerca de 500 espécies em 12 famílias. Os seus membros são distinguidos pela presença de uma pronunciada “sutura” que corre verticalmente para baixo da frente da cabeça. A maioria das espécies vivem nos trópicos, e muitos são coloridos.

Spirobolida
Spirobolida

Um exemplo típico de piolho de cobra dessa ordem é Anadenobolus monilicornis. Esta espécie é preta listrada de amarelo e pode medir entre 2,5 a 10 centímetros de comprimento. As pernas são vermelhas. Esta espécie é nativa do Caribe, mas pode ser encontrada no Brasil, Suriname, Guiana, Barbados, Trinidad e Tobago, St. Martin, Martinica, Guadalupe, Porto Rico e Haiti.

Julida

Julida é uma ordem da família dos piolhos de cobras cujos membros são longos e cilíndricos, normalmente variando de 10 a 12 centímetros (ás vezes maiores) de comprimento. Os olhos podem estar presentes ou ausentes, e em machos maduros de muitas espécies, o primeiro par de pernas é modificado em estruturas semelhantes a ganchos.

Esta é a ordem mais comum de piolhos de cobra existentes no Brasil.Mas também predominam espécies que vão das zonas temperadas da América do Sul a América do Norte seguindo pelo Panamá para a Europa, Ásia ao norte do Himalaia e sudeste da Ásia.

O destaque como piolho de cobra dessa ordem vai para o Paeromopus angusticeps, um espécie muito recorrente na região da Califórnia, nos Estados Unidos. São em dimensão bem semelhantes aos típicos piolhos de cobra daqui, medindo em média 10 a 15 cm, com 5 a 7 cm de espessura. A diferença está na coloração.

O padrão de cores consiste em faixas alternadas de marrom em uma cor base preta ou azul-preta, embora em alguns indivíduos a faixa seja amplamente indistinta da cor base. Como outros membros da família paeromopodidae a que pertencem, o exoesqueleto é marcado com pequenos sulcos ou estrias paralelas. Cada olho é composto por até 30 ocelos dispostos em um remendo de cada lado da cabeça.

Geofilomorfos

Geofilomorfos é uma ordem da família das lacraias com corpo altamente alongado, fino e deprimido que vivem sob pedras e no solo e são especialistas em perseguir e capturar minhocas em suas próprias galerias subterrâneas. São cerca de 1250 espécies distribuídas em 7 famílias e é praticamente global, presente em todos os ecossistemas terrestres, ausente apenas nas regiões mais frias do mundo (incluindo todo o continente antártico).

Um exemplo típico de lacraia dessa ordem é Geophilus flavus, espécie de lacraia de coloração amarelada comumente encontrado em locais à beira-mar. Esta espécie é encontrada em toda a Europa e foi introduzida na América do Norte e na Austrália.

Escolopendromorfos

Escolopendromorfos
Escolopendromorfos

Os escolopendromorfos é uma ordem da família das lacraias temidas por incluir nessa ordem a maior de todas as espécies. No total, 34 gêneros com cerca de 700 espécies são reconhecidos, inclusive todas as espécies mais conhecidas aqui no Brasil. Suas pinças venenosas associadas a sua agressividade é uma característica peculiar.

Um exemplo típico de lacraia dessa ordem é Scolopendra cingulata, considerada a maior lacraia da Europa atingindo cerca de 17 cm. Sua coloração é muito variável, de marrom-esverdeado a marrom-amarelado, mais claro em espécimes jovens, com faixas transversais mais escuras, sendo a cabeça, antenas, último par de pernas e o último segmento do tronco laranja.

Litobiomorfos

Litobiomorfos é uma ordem da família das lacraias que fica numa intermediação na sua morfologia entre as espécies da ordem escolopendromorfos e as espécies da ordem scutigeromorfos, devido um corpo mais curto e um menor número de pernas. No entanto, dentro desta ordem estão os litóbius.

Um exemplo típico de lacraia dessa ordem é a Lithobius variegatus, uma pequenina lacraia muito comum na Ilha Britânica de anéis roxos ou marrons em torno de suas pernas. São conhecidas pela agilidade de se evadir quando encontradas debaixo de rochas ou tocos apodrecidos de árvores.

Confira também:

Veja também

Tipos De Abelhas Sem Ferrão

Você possui algum tipo de alergia? É provável que você possua pelo menos uma, mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *