Home / Animais / O que as Lacraias Comem? Como é sua Alimentação?

O que as Lacraias Comem? Como é sua Alimentação?

Lacraias são predadores carnívoros oportunistas e grandes espécies podem se alimentar de uma grande variedade de vertebrados, inclusive (acredite, se quiser) de morcegos.

Definindo Lacraias

As lacraias vem do gênero escolopendra, artrópodes centopéias um tanto assustadoras, representado por muitas espécies nos trópicos do mundo e em áreas temperadas mais quentes, variando consideravelmente em termos de coloração e tamanho. Em geral, as escolopendras são centopéias muito grandes, sendo as menores espécies capazes de atingir pelo menos 10 cm na maturidade.

As maiores espécies encontradas em climas tropicais podem exceder 30 cm e são as maiores centopéias vivas do mundo. Escolopendra pode empregar uma mordida dolorosa, injetando veneno através de seus fossípedes, que são realmente pés modificados no primeiro segmento.

No Brasil existem algumas das muitas espécies de escolopendras, conhecidas como lacraias. A mais comum ou mais conhecida aqui é a de nome científico scolopendra viridicornis, mas há outras como otostigmus scabricauda, octocryptops ferrugineus, cryptops iheringi e scolopendra subspinipes.

O que as Lacraias Comem

Os hábitos de comportamento alimentar das lacraias são basicamente os mesmos em praticamente todas as espécies do gênero, variando de acordo com a região em que habitam e sua composição morfológica (tamanho, especificamente).

Lacraia Procurando Inseto para se Alimentar
Lacraia Procurando Inseto para se Alimentar

As lacraias são predadores ativos , alimentando-se principalmente de insetos e outros invertebrados. Espécimes maiores foram observados predando rãs , tarântulas , lagartos , pássaros , cobras , roedores e até morcegos.

Como é sua Alimentação

O estilo predador ágil e violento de centopéias como a lacraia impressionam, principalmente as lacraias gigantes. Centopéias gigantes são predadores formidáveis. Carnívoros, eles são conhecidos por serem agressivos e enfrentar tudo o que encontram.

Com um comprimento médio de até 30 centímetros, a lacraia gigante ou scolopendra gigantea é uma das maiores centopéias do mundo. Mas seu tamanho não é a única característica assustadora desta espécie encontrada no Brasil e em outras partes da América do Sul, bem como do Caribe.

Apesar de suas múltiplas pernas e corpo longo, a lacraia gigante é particularmente ágil e é conhecida por ser muito agressiva. Ela tende a saltar sobre tudo o que atravessar em seu caminho. De acordo com especialistas, é capaz de controlar muitos invertebrados, incluindo tarântulas, e muitos vertebrados, como lagartos, sapos, cobras e até aves.

Talvez encontre muitos outros vídeos demonstrando sua voracidade com diversas presas diferentes. Sua dieta carnívora é muito variada. Não é raro ver essas criaturas se divertindo em cima de uma presa,devorando até que deixem apenas os ossos. Deve ser admitido que a refeição é bastante assustadora! Para superar sua presa, a centopéia usa seu veneno de ganchos, mas também suas muitas pernas.

Uma vez que a presa é dominada e morta, ela corta cuidadosamente sua comida para se divertir peça por peça. Na América do Sul e no Caribe, invertebrados podem infiltrar-se em casas, levando a encontros com humanos. Sua mordida é dolorosa, mas raramente é fatal.

Mesmo a mordida dessas lacraias gigantes não seria fatal para os seres humanos (mas pode ameaçar a vida de algumas pessoas com alergias). A dor que resulta da picada dessas espécies exóticas seria, no entanto, muito grande e poderia ser comparada àquela sentida após uma picada de vespa. Além disso, eles podem beliscar com o último par de patas.

Prevenção Contra Lacraias

Lacraias ou centopéias perdem mais água na evaporação do que qualquer outro inseto porque elas não são cobertas com um envelope (cutícula) feito de cera. Elas procuram lugares úmidos como o porão, banheiro ou armários, e também estão em rachaduras.

Centopéias vivem fora durante o verão, ou durante todo o ano em climas mais quentes. Outras centopéias em nossas regiões ficam ao ar livre, às vezes enterradas no solo ou escondidas sob pedras e detritos orgânicos para se protegerem de predadores e dessecação.

É melhor consertar qualquer problema de inseto se você não quiser atrair o predador que o alimenta. A lacraia alimenta-se, entre outros, de moscas, baratas e outros. Embora também matem aranhas e lagartixas ocasionalmente, as centopéias são consideradas úteis.

Medidas para tratar dos problemas de umidade em casa são apropriadas para prevenir a infestação em casa. Os tubos corridos devem ser reparados, e é sempre bom tapar os buracos através dos quais pequenos intrusos podem entrar na casa.

A chegada de um predador pode nos ajudar a detectar e controlar a presença de insetos. Se, no entanto, você não dorme desde que você viu uma lacraia em casa e você não sente a coragem necessária para enfrentá-la, a terra diatomácea arranha sua cutícula assim como a de qualquer inseto que se esfregar nela, e as lacraias vão morrer de desidratação.

Você quer Criar Lacraias?

Gosto não se discute e tem quem se agrade da idéia de ter lacraias e outras espécies de centopéias como bichinhos de estimação. Se esse também for seu caso, segue algumas dicas resumidas que podem ser úteis.

É claro que aqui nãos estamos falando exatamente de lacraias comuns pois, como animais exóticos, geralmente são procurados as lacraias ou centopéias mais impressionantes em coloração e tamanho. As principais no mundo mais procuradas são scolopendra subspinipe e, destas, visa-se quatro subespécies:

Scolopendra subspinipes Subspinipes: Esta espécie é marrom a marrom-avermelhada com uma cabeça e pernas alaranjadas. Difundida em todos os trópicos e é encontrada na África, na Ásia e até no Havaí.

Scolopendra subspinipes Subspinipes
Scolopendra subspinipes Subspinipes

Scolopendra subspinipes de haani: Esta centopeia é principalmente um marrom avermelhado com uma cabeça vermelha e pernas vermelhas. É encontrado no sudeste da Ásia e é comumente disponível.

Scolopendra subspinipes de haani
Scolopendra Subspinipes de Haani

Scolopendra subspinipes Mutilans: Esta possui um corpo negro, um primeiro segmento vermelho e pernas amarelas. É encontrado na China e no Japão. Esta espécie, embora um pouco incomum no comércio, tem sido cultivada em um ambiente comum por muitos anos em países asiáticos.

Scolopendra subspinipes Mutilans
Scolopendra subspinipes Mutilans

Scolopendra subspinipes Japonica: Esta espécie é castanha com pernas com faixas azuis e brancas. É a subespécie mais rara em coleções cativas e na natureza é encontrada apenas no Japão.

Scolopendra Subspinipes Japonica
Scolopendra Subspinipes Japonica

É claro que há outras, muitas outras que são também requisitadas para aquisição e você encontrará muitos fornecedores de espécies para importação na internet. Em breve apresentaremos aqui algumas das principais sugestões de cuidados necessários para esse tipo de coleção. Então, fique atento a nosso blog!

Veja também

Top 10 Raças de Cachorros Mais Cheirosos Que Existem?

Há ocasiões em que os cães amados emitem odores desagradáveis, e isso é especialmente verdadeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *