Home / Animais / Lacraia É Venenosa? Ela É Perigosa?

Lacraia É Venenosa? Ela É Perigosa?

Quem já passou por isso sabe: estar dormindo e despertar de repente com a sensação de que tem alguma coisa ‘andando’ em cima de você é horrível. Não importa que tipo de inseto for, a sensação é sempre desesperadora.

Uma Experiência Desagradável

Tem circulado na mídia um caso recente envolvendo as temíveis lacraias. A moça dormia, tranquilamente, mas foi despertada com essa sensação mencionada e o pior aconteceu. Acordou sobressaltada e, na tentativa de tirar o que quer fosse, foi picada. Era uma lacraia.

A picada foi no rosto, bem próximo aos olhos. E os primeiros efeitos surgiram nela instantaneamente. Além da dor, a inflamação. A região dos olhos onde a picada aconteceu inchou tanto que o olho se fechou. Não houve melhor alternativa do que procurar logo um médico.

No ambulatório, após exames clínicos, ficou constatado que essa moça teve uma reação alérgica e por isso a picada tomou essa proporção. Foi medicada, recebeu as orientações necessárias pra lidar com o problema, e dispensada pra casa. Revoltou-se com a demora em tudo aquilo sarar. Levou dias pra o olho abrir novamente.

E seu rosto só voltou a normal depois de duas semanas… Situações envolvendo lacrais tomarem a proporção que tomou como no caso dessa moça são raras mas, como pode ver, são possíveis. E isso nos leva as questões de nosso artigo: ‘Lacrais são venenosas? Até que ponto são perigosas?’

A Personalidade da Lacraia

Antes de mais nada, é importante ressaltar que lacraias não são insetos, e muito menos pragas. Lacraias pertencem a família dos centopéias miriápodes e possuem um significativo valor na ecologia. São mais valiosas nos jardins que os gongolos e podem ser tão valiosas quanto as minhocas.

Dentro de casa, embora não seja mesmo o ambiente adequado para as lacraias transformarem em seu habitat, elas podem diminuir consideravelmente a população de baratas e outros insetos inconvenientes que possam existir escondidos pelos cantos e nos interiores de suas paredes, assoalhos, etc.

Admitimos, porém, que dentro das residências são indesejáveis. Sua aparência assusta e sua velocidade de movimento consegue ser, no mínimo, intimidador. Além disso, lacraias tendem a ser agressivas. Diferente dos gongolos que se recolhem enrolando-se em seu ventre passivos, as lacraias não se deixam intimidar.

A tendência natural das lacraias, na verdade, é a de fugir. No momento que perceberem a presença humana, procuram rapidamente alguma brecha onde possam se esconder imediatamente. Mas se você insistir em capturá-la, tome cuidado porque ela vai tentar picar e, no caso de se sentir acuada, ela vai atacar.

A Picada da Lacraia

Em média aqui no Brasil, as lacraias terão entre três a quinze centímetros de comprimento. Dependendo de onde você vive, podem se deparar com lacraias maiores que isso. Há espécies que ultrapassam os trinta centímetros de comprimento aqui mesmo em nosso país. Todas podem picar, e vai doer.

No geral, a picada da lacraia é muito comparada com a picada de uma abelha. Então, quem já sofreu uma picada dessas vai te garantir que é dolorosa. Quanto maior a lacraia, maior a dor em função da potência e profundidade que seu ferrão possa atingir na epiderme.

As lacraias possuem duas pinças na cabeça, logo abaixo das antenas, que servem pra capturar suas presas e injetar o veneno que tende a deixar suas vítimas anestesiadas, facilitando a lacraia a concluir o processo de dilacerar sua presa e comê-la. São essas pinças, chamadas de forcípedes, que podem picar você.

E, como já foi dito, a picada injetada provocará dor, muita dor. Dependendo da pessoa e sua resistência, a dor poderá ser insuportável, mas não é fatal. Limpe e desinfete a ferida e passe gelo no caso de ter inchado, e tudo se normalizará dentro de poucos dias.

Lacraias São Venenosas

A picada da lacraia é sim venenosa. Acetilcolina, serotonina, histamina ou cianeto de hidrogênio são alguns dos componentes tóxicos prováveis de existir nas glândulas da lacraia, dependendo da espécie.

Mas a quantidade e, como já dito, a potência da mordida de uma lacraia no ser humano não é grande o suficiente pra causar nenhuma mortalidade. A mordida incha geralmente muito forte, torna-se muito intensa, irradiando dor por todo o corpo.

É importante alertar, porém, que dependendo do tipo e dosagem do veneno, e dependendo da constituição física e situação de saúde do humano que for vítima, os efeitos podem chegar a fenômenos de paralisia, que podem durar vários dias. Além disso, o veneno geralmente causa náusea e tontura, bem como dormência no local da picada.

Especialmente pessoas já doentes e enfraquecidas, bem como crianças e idosos são recomendados a procurar tratamento médico. Mesmo necrose pode ocorrer abaixo do local da mordida e deve ser tratada com urgência médica. Tal como acontece com todas as mordidas, existe o risco de envenenamento do sangue.

Lembra da moça que mencionamos no início do artigo? Pois é, ela sofreu reações alérgicas, semelhantes as que se pode sofrer também em casos de picadas de abelhas. Em casos raros, também pode causar problemas respiratórios, arritmia cardíaca e choque anafilático.

Mas essas situações são exceções, e não a regra. Cada caso é um caso, mas no geral, a picada de lacraia não causará nenhum mal além da dor, da sensação de queimação, da vermelhidão no local da picada e do inchaço. Não há necessidade de se desesperar quando ver uma em seu lar.

Homem Brincando Com Lacraia Gigante
Homem Brincando Com Lacraia Gigante

Se esse assunto sobre lacraias desperta seu interesse e desejar mais informações, aqui mesmo em nosso blog ‘Mundo Ecologia‘ você encontrará abundante material a respeito inclusive, curiosidades, a importância ecológica das lacraias, os riscos da picada em crianças, os tipos que existem, desde as pequenas até as grandes lacraias, o que comem e como vivem ou como você pode se livrar delas, bem como se tratar em caso de ser picado.

Então aproveite seu tempo navegando pelos artigos de nosso blog e absorva todo o conhecimento que considerar necessário sobre essas centopeias ágeis, intimidadoras e inconvenientes dentro de sua casa. O mundo ecologia agradece sua visita e se põe a disposição para esclarecer quaisquer novas dúvidas.

Veja também

Top 10 Raças de Cachorros Mais Cheirosos Que Existem?

Há ocasiões em que os cães amados emitem odores desagradáveis, e isso é especialmente verdadeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *