Home / Animais / Ciclo de Vida do Peixe Acará: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Peixe Acará: Quantos Anos Eles Vivem?

Frequentemente, os iniciantes na criação têm dúvidas acerca do ciclo de vida do peixe acará. Por quanto tempo vive o peixe anjo? O acará feminino vive mais do que o acará masculino? Qual é a vida útil dele? Esses peixes vivem menos no aquário do que na natureza? Como melhorar a longevidade do meu peixe anjo?

São mesmo muitas perguntas, mas fique tranquilo! Todas elas serão respondidas no artigo que segue abaixo. Confira!

O Ciclo De Vida Do Peixe Acará

Essa espécie de peixe, popular de água doce, que é criada por sua incrível beleza e variedade. Também chamado de peixe anjo, ele pode viver de 10 a 12 anos, tendendo a atingir tamanhos de 15 a 30 centímetros, principalmente se forem mantidos em aquários maiores.

Por causa de seus corpos altos, os exemplares dessa espécie preferem aquários mais altos. Assim, não se saem bem em aquários menores ou lotados. Quem pensa em mantê-los no criadouro, devem se preparar para seu ciclo de vida mais longo do que os peixes comuns de aquário de água doce.

Qual É O Tempo De Vida De Um Peixe Anjo?

Como citado acima, o peixe acará está no final longo do espectro da vida útil, com média de 10 a 12 anos. Pode ser que viva mais, caso seja bem cuidado dentro de um tanque.

Esse tipo de peixe é frequentemente descrito como um peixe resistente que também pode ser criado por iniciantes. Embora não sejam muito difíceis de serem cuidados, existem algumas dificuldades em mantê-los. A verdade é que, quem deseja garantir a longevidade do peixe acará precisa ter um pouco de experiência.

Cuidados Para Aumentar O Ciclo De Vida Do Peixe Acará

Se você acredita que seja essencial criar essa espécie em um ambiente no qual possa prosperar está certo. Se você acredita que melhorar seu ciclo de vida é crucial também está absolutamente certo.

No entanto, a genética também tem um papel importante. Você pode fornecer ao seu peixe anjo os melhores cuidados. Mas se eles vierem de uma linhagem ruim, propensos a doenças e deformidades, é improvável que se tenha sucesso.

 Peixe Acará
Peixe Acará

Portanto, eis o que você pode fazer para melhorar a qualidade de vida desses animais:

Escolha a Qualidade Do Peixe Acará

Não se pode avaliar a genética de um peixe anjo. Em especial, quando se trata de características que não podem ser julgadas em um reprodutor. Por exemplo, fecundidade, comportamento, aspectos relacionados ao tamanho, etc. Você deve confiar em outras coisas.

Compre o seu peixe acará de um criador respeitável que presta atenção na produção de peixes da mais alta qualidade. Os exemplares com as barbatanas que apresentam torções ou curvas nas áreas dorsais, anais ou caudais não mostram uma boa conduta.

Verifique O Tamanho Adequado Do Tanque

Para que o ciclo de vida do peixe acará seja prolongado deve-se garantir pelo menos um tanque de 20 litros. No entanto, recomenda-se um tanque com mais de 30 litros.

Além disso, por causa dos corpos altos que esses peixes têm, também é recomendada uma altura suficiente do aquário. Assim, eles podem nadar confortavelmente.

Em tanques pequenos, os peixes-anjo ficam menores e seu comportamento territorial e semi-agressivo é aumentado.

Peixe Acará no Tanque
Peixe Acará no Tanque

Para Um Bom Ciclo De Vida, Garanta Bons Parâmetros De Água

Qualquer aquarista respeitável entende a importância de bons parâmetros de água no tanque. Dito isto, o peixe acará requer os seguintes requisitos:

  • Temperatura: 24º a 27° C;
  • PH da água: 6,5 a 7,5.

O peixe acará deve desfrutar de um tanque plantado com plantas de folhas largas e muitos esconderijos. Isso o ajuda a se sentir mais à vontade. O substrato de cor escura também pode auxiliar o peixe a se sentir mais relaxado.

A manutenção de parâmetros saudáveis ​​da água envolve a realização de trocas regulares. Isso pode ser semanalmente ou quinzenalmente, baseando-se testes de parâmetros hídricos. Tem também a limpeza adequada do tanque (lavagem de algas, sifão de cascalho, etc.).

Alimente Os Peixes Com Alimentos De Alta Qualidade

Para manter o ciclo de vida do peixe acará, o exemplar, sendo ovíparo, prosperará com uma dieta equilibrada e variada. Isso deve incluir:

  • Flocos de peixe de qualidade;
  • Camarão com salmoura;
  • Alimentos congelados;
  • Alguns vegetais frescos, como alface ou espinafre.

Os peixes-anjo são peixes gulosos e podem ser induzidos a serem alimentados mais do que deveriam. Se você deseja criar peixes dessa espécie, alimente-os com pequenas porções de 3 a 4 vezes ao dia. Lembre-se de não dar mais do que podem comer em cerca de 60 segundos.

Caso a criação seja desprovida de profissionalismo, basta alimentar os animais uma vez ao dia com alimentos de alta qualidade.

Superalimentar seu peixe pode arruinar os parâmetros da água liberando muita toxina. Superalimentação também pode causar problemas de saúde, assim como com os seres humanos.

Se você tiver tempo e vontade, pode preparar comida caseira para o seu peixe acará. Certifique-se de oferecer a ele uma variedade de bons alimentos para ter todas as vitaminas e minerais necessários para permanecer em boas condições de saúde.

Peixe-Anjo-Francês
Peixe-Anjo-Francês

Reduza o Estresse

O ciclo de vida do peixe acará é mantido de forma adequada quando ele não tem condições estressantes. Isso, em especial, durante o período de reprodução. Portanto, deve-se minimizar ou eliminar os fatores de estresse.

Os estressores potenciais para o peixe anjo incluem:

  • Condições insalubres do tanque;
  • Tanque superlotado;
  • Companheiros inadequados (por exemplo, aqueles que podem morder as barbatanas uns dos outros ou que exibem comportamentos agressivos);
  • Aquário exposto à poluição sonora;
  • Muito tráfego ao redor do aquário.

Casos os peixes acará sejam mantidos em um tanque comunitário, é crucial escolher os companheiros certos. Dimensione o aquário para dar conta do crescimento de seu peixe e mantenha-o em um local tranquilo, longe do tráfego diário em sua casa. Embora a espécie não ouça sons, ela é muito sensível às vibrações causadas na água.

Viu como o ciclo de vida do peixe acará pode ser longo? Vai depender muito dos cuidados que se tem com ele e da qualidade adquirida. Mantenha sempre o aquário limpo, o exemplar bem alimentado e crie o animal por muitos anos.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *