Home / Animais / Tudo Sobre Chinchila: Cuidados, Preço e Fotos – Ele Morde?

Tudo Sobre Chinchila: Cuidados, Preço e Fotos – Ele Morde?

As chinchilas são roedores nativos das cordilheiras andinas peruanas e chilenas. Muitas vezes mantidas como animais de estimação, as chinchilas também são valorizadas por suas peles luxuosas e macias e quase foram levadas à extinção por causa da demanda.

O Que São as Chinchilas – Fotos

Esses roedores pequenos e bonitinhos têm pelagem macia e peluda. Eles pesam cerca de 1 a 1,5 quilos e medem entre 23 a 38 centímetros de comprimento, mas a cauda pode acrescentar outras de 8 a 15 cm ao seu comprimento. Eles têm orelhas e olhos arredondados de ambos os lados de uma cabeça larga. Sua pele é muito densa, macia e agradável ao toque. Esses lindos roedores podem viver até 20 anos.

O pêlo de chinchila era originalmente manchado de cinza amarelado na natureza, de acordo com alguns pesquisadores. Através da criação seletiva, no entanto, outras cores se tornaram comuns, incluindo prata, amarelo-cinza, cinza-azulado, branco, bege e preto. Cada cabelo termina em uma ponta preta, não importa a cor das chinchilas.

Os ancestrais da chinchila surgiram há mais de 40 milhões de anos atrás, e foram os primeiros roedores a se proliferarem pela América do Sul. A partir do século 18 , a chinchila ganhou notoriedade por causa de sua pele e, infelizmente por isso, quase entraram em extinção no início do século 20. Só não ocorreu derradeiramente porque países como Bolívia, Chile, Argentina e Peru se mobilizaram em defesa do animal, criando leis que proibiram a caça.

Chinchilas e porquinhos da índia são linhagens semelhantes, e também com o porco espinho. Se observarmos a morfologia da chinchila notaremos uma certa semelhança com os coelhos, mas sem as orelhas pontudas. Além disso, chinchilas tem caudas felpudas e grandes olhos. São quatro dedos e cada pata com garras bem finas e duras.

Cuidados Com Chinchilas De Estimação – Ele Morde?

Chinchilas não se dão bem com calor e umidade. Por isso, se pretende adquirir chinchila, lembre-se de providenciar um cercado ou gaiola com ótima ventilação e que possibilite uma frequente limpeza para manter o piso seco. Não recomendamos muitas pois não se socializam muito bem juntos, enjaulados. O máximo de duas chinchilas é o ideal em um bom espaço para ambos.

Chinchilas podem comer alguns vegetais como cenoura, ou frutas secas, também feno e nozes. O mais recomendado porém são pellets, desses que já são vendidos nas lojas especializadas em comidas de roedores. Um sistema de água por tubo sipper para saciá-los é a melhor tática.

E a higiene? Quando e como dar banho em chinchilas? Acredite se quiser, mas o banho de chinchila não é com água, mas com poeira! Isso mesmo, e de preferência cinzas vulcânicas. Não se preocupe em ir a um vulcão pra conseguir, pois isso também já é comumente vendido em lojas de animais pertinho de você.

Apesar de ser considerado um animal inteligente e capaz de interatividade com humanos melhor até do que os coelhos, não recomendamos chinchilas para crianças pequenas. Isso porque chinchilas são em geral hiperativas e muito sensíveis. Uma criança que brinque como criança pode assustar a chinchila e corre o risco de morder, por medo. Sim, chinchila em situações de stress podem morder.

Chinchilas podem fazer animais de estimação maravilhosos para a família certa. Eles são animais inteligentes, inquisitivos e amorosos. Eles são ativos, vocais e divertidos de assistir. Como eles podem viver até 20 anos, eles podem ser companheiros de longa data.

Essas adoráveis criaturas são animais sociais e precisam de muita interação. Uma chinchila solitária requer muita atenção e pode se tornar muito apegada ao seu dono. Se você é incapaz de dedicar tanto tempo para o seu animal de estimação, é melhor ter duas chinchilas do que um animal de estimação solitário e infeliz. Duas chinchilas podem brincar e interagir e não depender completamente de seu dono.

O Que as Chinchilas Comem?

As chinchilas são vegetarianas, têm estômagos sensíveis e requerem alimentos específicos para manter sua saúde. Eles também são animais que participam da coprofagia, o que significa que comem suas próprias fezes. Esta prática é completamente normal e necessária para obter nutrientes importantes.

Uma dieta bem equilibrada e nutritiva é a maneira mais fácil de garantir que seu animal de estimação permaneça saudável. Felizmente, existem muitos excelentes alimentos de chinchila disponíveis, por isso é fácil cuidar do seu animal de estimação.

Existem os alimentos comerciais industrializados, feitos especialmente para chinchilas e produzidos em forma de pellets, estão disponíveis em lojas de animais. Pellets são projetados para que seu animal de estimação possa facilmente comê-los e incluir as quantidades corretas de proteína, gordura e fibras. A comida deve estar disponível em todos os momentos.

Feno fornece o volume que sua chinchila precisa e é uma parte muito importante de sua dieta diária. Também pode ajudar a usar seus dentes sempre crescentes. Feno de qualidade ou alfafa é uma boa escolha. Use sempre feno fresco, limpo e seco. Um rack de feno é uma boa maneira de certificar-se de que seu animal de estimação tem um suprimento constante de feno limpo.

Há uma variedade de guloseimas disponíveis em lojas de animais que uma chinchila adoraria, mas eles só devem ser mimados com isso muito ocasionalmente. Secas rosa mosqueta, hibisco e folhas de dente de leão, todos fazem deleites maravilhosos. Nozes, sementes e frutas secas são muito apreciadas pelas chinchilas, mas devem ser alimentadas com moderação ou evitadas. Eles são engordados ou ricos em açúcar e podem causar problemas digestivos.

Blocos de sal ou rodas são bons para chinchilas. Eles podem fornecer minerais essenciais que seu animal de estimação pode estar faltando. Um suplemento de vitamina C também pode ser benéfico para o seu animal de estimação. Embora os pellets de chinchila devam ter tudo o que precisam, um suplemento é uma boa maneira de garantir isso. Existem suplementos de vitamina C que podem ser facilmente adicionados à água do seu animal de estimação.

Preço das Chinchilas

Analisando os valores praticados em alguns caviários brasileiros pela internet, notou-se que filhotes de chinchila variam os valores entre R$ 200,00 a até R$ 800,00 dependendo do sexo e cor da espécie (a mesma média de preços por adultos e muitos sites de ofertas pela internet). Vale lembrar que é necessário alguma autorização do IBAMA para criação de chinchilas.

Veja também

Habitat da Estrela do Mar: Onde Elas Vivem

O habitat das estrelas-do-mar (onde elas vivem) são as profundezas dos oceanos do planeta; desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *