Home / Animais / Comportamento Do Bicho-Da-Seda, Habitos E Modo De Vida

Comportamento Do Bicho-Da-Seda, Habitos E Modo De Vida

O Bicho-da-Seda

Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer o Bicho de Seda. Uma larva utilizada há 7 mil anos para a fabricação de Seda.

Além disso, você irá aprender quais são as principais diferenças entra a Mariposa e a Borboleta, as características gerais de todas as Mariposas e muito mais.

Mariposa

Antes de conhecer o Bicho de Seda, que tal conhecer e compreender um pouco melhor sobre as Mariposas e suas principais particularidades?

Inseto da ordem dos Lepidópteros, da qual a Borboleta faz parte. Acredita-se que existam ao menos 160 mil espécies diferentes de Mariposas pelo mundo.

Este inseto é encontrado em todo o planeta, ele passa por metamorfose completa durante sua vida, que é dividida em ciclos. Dos quais são: ser lagarta, se transformar em pupa e por fim,  ser uma Mariposa adulta.

Quando lagarta, elas se alimentam de tudo que veem pela frente e chegam a não comer nada durante sua fase adulta.

Ela também é conhecida como Traça e Taturana em algumas partes do Brasil. Um fato interessante, é que as Mariposa existem há mais de 100 milhões de anos.

Sua cor e tamanho varia de acordo com sua grande variedade de espécies, porém, suas asas podem chegar a ter 30 centímetros de uma ponta a outra.

Um fato interessante sobre elas, é que as Mariposas tem mania de voar em círculos em volta de luz artificial. Porém, a resposta para elas fazerem isto, ainda é desconhecida pela ciência.

Alguns de seus maiores predadores são os Morcegos e aves insetívoras como as Corujas. Sem contar, que elas podem ser consumidas por Lagartos, roedores, gatos, entre outros.

Algumas das espécies mais famosas de Mariposa, são:

  • Mariposa Atlas: espécie que se tornou rara, principalmente devido a caça de colecionadores. Sua origem se encontra na Índia, Malásia, China e indonésia. São conhecidas devido a enorme beleza de suas asas coloridas;
  • Mariposa Elefante: chamada assim, devido a grande tromba que existe em sua parte anterior. Ela é encontrada nas cores rosa-claro e marrom-claro;
  • Actias Selene: espécie asiática, muito encontrada no Japão. Esta Mariposa se tornou famosa, devido a longa cauda que ela possui em suas asas;
  • Mariposa Imperador: esta é uma espécie brasileira,ela é considerada a maior espécie de Mariposa que existe no mundo. Suas asas são manchadas de marrom e possuem linhas pretas nelas.

Bicho de Seda

O Bicho de seda é uma lagarta da espécie Bombyx Mori das Mariposas, que é utilizada há milênios para fabricação de Seda.

Este inseto consegue deposita 500 ovos, que eclodem em 21 dias no máximo. Sua origem se encontra na China e ele se divide em mais de 400 espécies diferentes.

Lagarta que vive em torno de 10 a 16 dias, tem coloração branca e durante seus dias de vida, sua programação favorita é se alimentar de toda folha que vê pela frente.

Depois que nasce, ela chega a comer até 70 vezes seu próprio peso em poucos dias de vida.

Após se popularizar na China, o Bicho de Seda se espalhou pelo Japão e a Índia. E assim, ela começou a ser espalhada pelo mundo todo para a produção de sua Seda.

O processo desta larva de montar sua crisálida dura entre 2 e 3 dias; ela chega a enrolar em volta de si, um fio que chega a até mil e quinhentos metros de comprimento.

Quando se torna uma Mariposa adulta, ela vive entre 3 e 15 dias. Durante esta fase de sua vida, seu único propósito é se reproduzir.

Sua comida predileta são folhas de Amoreira, árvore de origem Chinesa conhecida em todo o mundo.

Se quiser saber como ela é utilizada para a fabricação de Seda, acesse este texto do Infoescola.

Mariposa VS Borboleta

Mariposa VS Borboleta
Mariposa VS Borboleta

Como o assunto de hoje é sobre Mariposas, que tal conhecer algumas características que diferenciam estas duas espécies que são confundidas diversas vezes?

Logo abaixo está uma pequena lista que conta, com as principais diferenças entre elas:

  1. As antenas da Borboleta não são clavadas, as da Mariposa sim;
  2. quando uma Mariposa descansa suas asas, ela as deixa descansar em posição horizontal. As Borboletas deixam suas asas descansarem em posição vertical;
  3. a Mariposa é um inseto de hábitos noturnos, já a Borboleta possui hábitos diurnos;
  4. Borboletas se alimentam durante todo o seu ciclo de vida, enquanto a Mariposa normalmente não se alimenta durante sua idade adulta;
  5. a cor da Borboleta e de suas asas, costumam ser fortes, vividas e brilhantes. A cor de muitas espécies de Mariposa, costumam ser mais neutras e menos vividas;
  6. a Mariposa existe há 100 milhões de anos, enquanto a Borboleta existe há somente 40 milhões de anos.

Como podemos ver, existem muitas particularidades únicas em cada uma destas espécies. Sua família se divide em mais de 180 mil espécies diferentes, dividida em 12 incríveis famílias de insetos.

Borboleta nas Flores
Borboleta nas Flores

Curiosidades

E para finalizar o texto, que tal conhecer algumas curiosidades os insetos e seu universo?

  1. Durante toda a história, as Mariposas sempre fizeram parte ou tiveram suas próprias lendas. Uma delas diz que as Mariposas se transformam em Bruxas;
  2. existem em média 10 trilhões de formigas no mundo;
  3. elas possuem ótimo olfato, algumas de suas espécies conseguem cheirar a até 10 quilômetros de distância;
  4. os insetos existem, há ao menos 400 milhões de anos;
  5. um inseto já conseguiu alcançar a velocidade de 145 quilômetros por hora.

Se quiser saber e conhecer mais algumas curiosidades interessantes sobre os insetos, acesse este artigo do Mega Curioso.

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu o Bicho de Seda e suas principais e mais incríveis particularidades.

Sem contar que você entendeu quais são as diferenças entre a Borboleta e a Mariposa, aprendeu curiosidades únicas, sobre os insetos e seu universo, e muito mais.

Se você gostou do artigo de hoje, continue em nosso site. Você não vai se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *