Home / Animais / Espécies e Tipos de Centopeias

Espécies e Tipos de Centopeias

No meio da noite você já acabou se deparando com um animal todo embolado seja saindo do seu ralo, ou entrando pelas frestas das portas e janelas? Cada região possui seus nomes populares para eles, mas todos os reconhecemos quando falamos centopeias. Ao escutar esse nome, muita gente já fica com medo ou nojo, devido a sensação que eles trazem.

As centopeias são um nome vulgar para as lacraias. É um termo antigo, pois as pessoas acreditavam que elas possuíam cem patas, todas em pares. Entretanto, isso mostrou ser um estudo equivocado. E centopeia se tornou um nome mais popular utilizado em algumas regiões.

Suas características podem parecer estranhas para muitos, mas também fazem parte dos animais que ajudam os seres humanos e todo o ecossistema terrestre de forma direta e indiretamente. E é sobre esse animal que iremos falar, mostrando alguns tipos e espécies de centopeias existentes por aí e suas características.

As Centopeias

Como dissemos, seu nome correto não é realmente centopeia, e sim lacraia. Elas são parte do grupo de quilópodes, que possuem um corpo quitinoso (completo e cheio de quitina), que é dividido em cabeça e tronco. Os quilópodes são somente feitos por centopeias. Seu tronco é bem articulado e meio achatado, podendo ser filiforme ou redondo.

A característica do formato de seu corpo é importante para facilitar todos os movimentos do animal. Possuem pares de pernas por todo o segmento de seu tronco, a quantidade de pares varia entre 15 a 23 pares, dependendo do tipo e de outros fatores. Sua cabeça possui um par de antenas, que estão próximas da onde ficam as glândulas de veneno, sua melhor forma de defesa.

Possuem uma coloração que vai desde o vermelho escuro até amarelo e azul, esses dois últimos sendo bem mais raros. O seu tamanho pode chegar a no máximo 30 centímetros de comprimento, raramente passando disso. São animais carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais. Sua dieta é baseada em minhocas, baratas grilos e outros artrópodes de pequeno porte. Mas caso encontrarem, podem comer cobras, aves e outros animais. Além de também comerem outras espécies de centopeias.

Elas possuem hábitos noturnos, para evitar predadores e também o dessecamento. Além das garras de veneno, também possuem no último par de patas, um aparelho que pica e pode até matar certo animal. Os órgãos sensoriais desse animal ainda é um mistério na comunidade científica, e está em estudos aprofundados para entende-los melhor.

O habitat de um animal, é basicamente onde eles se encontram, seu endereço de forma simples. As lacraias estão muito bem distruibuídas pelo mundo, especialmente nas regiões temperadas e tropicais. Elas ficam escondidas durante todo o dia, em lugares como pedras, pedaços  árvores, ou até um próprio sistema de galerias no solo.

Para um lugar ser o esconderijo perfeito para as centopeias basta ser úmido e não ter quase nenhuma ou nenhuma incidência da luz solar. Isso porque, elas precisam manter-se o mais longe possível, para evitarem dessecarem, por isso, lugares úmidos são ideais. Com seus hábitos noturnos, elas vão atrás de sua comida, totalmente solitárias, já que não costumam viver em grupos.

Um fato interessante sobre esse animal, é que ao andar pelo solo, ela vai cavando buracos para passar e logo depois vai os fechando. Isso ajuda a fazer com que outros predadores não a sigam. Quanto sua reprodução, essa ocorre em diversos meses do ano, dependendo do lugar em que ela habita. Após engravidar, a lacraia utiliza uma prática parecida com a das aranhas, e tece uma teia, onde lá, ela coloca os ovos.

Tipos de Centopeias – os Quilópodes

Quilópode é uma classe que faz parte do filo dos artrópodes. Essa classe é constituída pelas centopeias, e suas diversas variações. Acredita-se que existe mais de 3 mil tipos de centopeias ao redor do mundo, sendo uma quantidade bem alta. Algumas variações delas ainda é desconhecida, e nem todos há muita informação pela internet.

Os scutigeromorpha são pequenos, medindo de 2 a apenas 8 centímetros de comprimento. Uma forma de saber que são dessa variação, é que suas pernas começam curtas e vão crescendo até o final do corpo. Seu corpo ao chegarem na fase adulta, possui exatos 15 segmentos. Outro tipo é a Lithobiomorpha, que são maiores que as scutigeromorpha, porém possuem a mesma quantidade de segmentos e pernas. Um fato interessante sobre essa espécie, é que elas não são cuidadas pelos pais quando nascem.

Quilópodes
Quilópodes

Craterostigmomorpha são somente encontradas na Austrália e Nova Zelândia, com também 15 pares de pernas. Não são muito grandes, possuem um tamanho mediano. As Scolopendromorpha possuem outras três famílias, e são consideradas as mais agressivas. Podem passar dos 30 centímetros de comprimento.

Geophilomorpha são as que mais possuem famílias, um total de 14. Elas possuem um número variado de segmentos, podendo chegar a ter até 177 segmentos. São completamente cegas, e cada tergito possui seu próprio músculo, facilitando sua locomoção e também o enterramento.

Outra Forma de Separar as Centopeias

Um jeito mais simplista de separar essas espécies também é bastante utilizado popularmente. São duas:

  • Lacraia gigante: conhecida por ser a que mais busca alimentos maiores, como insetos, vermes e lesmas. Elas são as maiores, e também possuem pernas modificadas que servem para injetar venenos nas vítimas.
    Lacraia Gigante
    Lacraia Gigante
  • Lacraia comum: Essa normalmente é a mais comum, por isso o nome. Possui apenas 15 pares de pernas, e atacam animais de seu próprio tamanho, como exemplo, outras lacraias.
    Lacraia Comum
    Lacraia Comum

O melhor jeito de evitar esses animais é manter quintais e terrenos limpos, sempre recolhendo folhas secas e cascas de árvores diariamente, para evitar o seu alojamento. Tampe as frestas de janelas e portas, além do ralo do banheiro após utiliza-lo. Caso você seja infectado, procure um médico e não tente nada em casa.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as centopeias/lacraias, e seus tipos. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou, assim como suas dúvidas, ficaremos felizes em ajudar. Leia mais sobre centopeias e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Tipos De Abelhas Sem Ferrão

Você possui algum tipo de alergia? É provável que você possua pelo menos uma, mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *