Home / Plantas / Como Usar Folhas da Planta Lavanda?

Como Usar Folhas da Planta Lavanda?

As lavandas são plantas da família Lamiaceae, sendo bonitas e perfumadas, com suas flores que são usadas para inúmeros fins, tais como perfumaria, chá, extração de óleo e decoração, que tem sido bastante presente no mundo.

Uma característica muito interessante dessa planta é que ela possui um perfume fresco que passa uma sensação de frescor com nuances geladas, já que, na verdade, todas as plantas dessa família possuem perfume, além de ser uma parente próxima da menta que possui as folhas perfumadas, e essa característica também está presente na lavanda, só de você manusear as folhas delas você já consegue sentir o perfume, pois óleo dela está presente tanto nas folhas quanto na flor.

Aprenda Mais Sobre a Família da Lavanda e Suas Folhas

Essa família é chamada de Lamiaceae ou Labiatae.

O nome alternativo da família Labiatae (“lábios” em latim) refere-se ao fato de que as flores normalmente têm pétalas fundidas em um lábio superior e um lábio inferior.

São uma família de plantas com flores, comumente conhecida como a família da menta ou do lamio ou da salvia.

Muitas das plantas são aromáticas em todas as partes e incluem ervas culinárias amplamente utilizadas, como manjericão, hortelã, alecrim, sálvia, salgados, manjerona, orégano, hissopo, tomilho, lavanda e perilla.

Algumas espécies são arbustos, outras são árvores (como teca) ou, em casos raros, são videiras. Muitos membros da família são amplamente cultivados, não apenas por suas qualidades aromáticas, mas também por suas inúmeras qualidades médicas, e em certos países pela facilidade de cultivo, uma vez que eles são facilmente propagados por estacamento.

Além daqueles cultivados por suas folhas comestíveis, alguns são cultivados para folhagem decorativa, como Coleus.

Família da Lavanda e Suas Folhas

Outros são cultivados para sementes, como Salvia hispanica (chia), ou para seus tubérculos comestíveis, como Plectranthus edulis, Plectranthus esculentus, Plectranthus rotundifolius, e Stachys affinis.

Usos da Folha de Lavanda: Apenas a Flor é Usada? A Folha Também Serve Para Algo?

A folha de Lavandula angustifolia possui tanta utilidade quanto a flor.

O óleo dessa flor está presente em todas as partes delas, estando presente nas folhas, na flor, no caule e até mesmo nas raízes, porém, está presente em uma quantidade muito baixa, e para retirar uma boa quantidade de óleo seria interessante tirar de todas as partes possíveis.

Já que o óleo está presente em todas as partes isso quer dizer que da folha inúmeros produtos podem ser feitos, tais como perfumaria, óleos essenciais, chás e temperos.

Como Utilizar a Folha da Lavanda?

Os uso mais comum da folha é para fazer chá, e ele é um pouco diferente do uso da flor.

Existe várias maneiras para fazer o chá da flor, e uma delas é organizar uma média de uma xícara de água, onde será fervida e em seguida será adicionado 5 gramas de uma colher de sopa de flor da alfazema. Depois fecha-se e se aguarda por cerca de 10 minutos. Depois de pronto, o chá pode ser adoçado a gosto, mas é recomendado mel e pode ser ingerido até 4 vezes por dia.

No caso da folha, o processo é um pouco diferente, já que precisa fazer a infusão da folha, para que isso aconteça deve seguir as instruções a seguir:

  • Coloque água em uma panela, e a cada meio litro de água adicione 2 colheres de sopa de folhas de alfazema picadas (10 gramas de folhas secas). O chá pode ser adoçado a vontade também (de preferência com mel) mas em geral é indicado a ingestão de apenas 2 vezes ao dia em adultos.
  • As folhas tem mais usos como a criação do óleo concentrado e inúmeros benefícios; há até relatos de que moer as folhas de lavanda entre os dedos e aplicar o óleo expelido nas têmporas ajuda a aliviar os males de todo dia, podendo acalmar e relaxar a pessoa, além dos efeitos a saúde que essa planta oferece; claro que a ingestão de chá pode ser mais forte e ter um efeito mais eficiente do que só espremer as folhas, além de que o controle e o balanço hormonal que essa planta possui terá um efeito milhares de vezes melhor ingerido.

Conheça Mais Sobre os Efeitos do Chá e do Óleo

Os efeitos benéficos desta planta são inúmeros, tanto o chá quanto o óleo essencial são incríveis, além de que o chá não é só para beber, mas também pode ser usado como relaxante capilar e outras inúmeras funções.

As propriedades diversas que foram ditas anteriormente incluem: ação vermífuga, ação sudorífica, é sedativo, é relaxante muscular, tônico estomacal, tônico para neurônios, estimulador da circulação sanguínea, anti-microbiano, serve como purificante, serve como repelente, e como possui efeito relaxante faz tratamento nos olhos também, combate a insônia, auxilia o sistema nervoso, tem efeito cicatrizante, é calmante, alivia a tosse, alivia gases, anti-perspirante, desodorante, anti-inflamatório, anti-reumática, analgésico, expectorante, antiespasmódico, anti-asma e anticonvulsivante.

A quantidade de benefícios da lavanda é absurda, e isso faz desse chá e do óleo essencial algo muito apreciado, não obstante efeitos colaterais, pois, por servir como calmante ele pode causar sonolência.

Gostou do texto sobre a folha da lavanda?

Temos vários textos sobre a lavanda, tipos de lavandas, espécies e mais sobre a família dessa planta milagrosa, siga os links abaixo.

Veja também

Crisântemo: Cuidados e Como Fazer Muda Planta

Entre as flores existentes, talvez apenas a rosa seja capaz de superar o crisântemo em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *