Home / Plantas / Casca-da-Virgindade: O Que É? Para Que Serve? Como Funciona?

Casca-da-Virgindade: O Que É? Para Que Serve? Como Funciona?

A casca-da-virgindade é a casca da árvore do Barbatimão. Ela recebe esse nome popular devido a sua característica de, quando usada para chá, tem poder adstringente e cicatrizante, sendo muito usada para banho de assento e tratamento de corrimento vaginal.

O barbatimão é uma das plantas mais utilizadas no Brasil. Seus poderes medicinais já são conhecidos há muito tempo e muito utilizado pela população indígena.

Vamos saber mais sobre essa planta e sua utilização.

Informações Científicas da Casca-da-Virgindade

A árvore de barbatimão, de onde é tirada a casca chamada de Casca-da-Virgindade, tem outros nomes populares, como Casca-da-Mocidade ou Ubatima.

Esta planta tem o nome científico Stryphnodendron barbatimam Mart.

A casca-da-virgindade  é o nome popular da planta da família das fabáceas, nativa do cerrado brasileiro. É uma árvore pequena, de tronco tortuoso, cujo fruto em forma de vagem grossa, carnuda, com muitas sementes. Contém tanino sendo usada para curtir o couro e,  portanto tóxica para animais. Possui muitas propriedades medicinais, algumas que serão discutidas no texto a seguir.

Stryphnodendron Barbatimam Mart

Folhas: compostas, bipinadas com até 8 jugas e folíolos  de 6 a 8 por pare de pina.

Flores: amarela-esverdeadas

Fruto: vagens grossas e carnosas.

Floração: setembro-novembro

Frutificação: julho-setembro.

Para Que Serve

A casca-da-virgindade tem ação adstringente e ação antisséptica. Ela é muito utilizada na saúde da mulher, para inflamações no útero e no ovário, combater hemorragias, gonorreia, além de corrimento vaginal.

Existe também a pomada de barbatimão, que é uma promessa de tratamento de HPV, uma vez que apresentou bons resultados em estudos, podendo ser uma cura para esse tipo de infecção.

Como Usar

Devido às suas propriedades, o chá da casca-da-virgindade ou da árvore de barbatimão, é um excelente remédio caseiro para corrimento vaginal.

A lavagem da região íntima com o chá-da-casca-virgindade (o chamado banho de assento) auxilia no tratamento do corrimento vaginal devido às propriedades antissépticas, adstringentes e cicatrizantes.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de casca-da-virgindade (ou casca da árvore de barbatimão);
  • 2 litros de água;
  • 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre

Modo de Preparo

Ferver a água com a casca-da-virgindade por 15 minutos, depois deixar esfriar e coe. Acrescenta a colher de suco de limão (ou vinagre) e lave a região íntima de 3 a 4 vezes por dia.

Tratamento Para Corrimento Vaginal

O corrimento vaginal é a presença de um muco amarelado, de odor característico, podendo ser acompanhado por coceira, na região íntima da mulher. Está ligado a diversos problemas de saúde, ligados a presença de fungos e desequilibro da microbiota vaginal.

O tratamento geralmente inclui antifúngicos e antibióticos e envolve também o tratamento do parceiro.

Cuidados para Tratar o Corrimento Vaginal

Embora comum, o corrimento vaginal deve ser tratado o quanto antes, mas alguns cuidados podem evitar o surgimento do problema.

Além do banho de assento com chá-da-casca-da-virgindade, outros cuidados podem ser realizados para prevenção do problema:

  • Usar roupas frescas, de algodão e não apertadas;
  • Evitar lavar a região íntima constantemente com ducha higiênica, pois isso remove a proteção natural da região;

  • Lavar bem as mãos, sempre após ir ao banheiro;
  • Evitar usar absorventes internos;
  • Usar calcinhas de algodão;
  • Após contato íntimo, lavar a região com sabonetes específicos para higiene íntima;
  • Consultar um médico assim que aparecerem os sintomas.

Outras Propriedades da Casca-da-Virgindade

A casca-da-virgindade também é indicada para: úlceras, feridas, impigens, doenças da pele, afecções da garganta, colite, diarreia, escorbuto, anemias, hemoptises, hemorragia uterina, gastrite, úlcera gástrica, câncer, afecções hepáticas e diabetes.

Pomada e Sabonete

Após o estudo das propriedades características da casca-da-virgindade e do barbatimão (folhas também), algumas empresas criaram produtos específicos, como sabonetes e pomadas.

No caso dos sabonetes, quando há indicação médica, eles podem ser usados devido à sua ação cicatrizante, bactericida e fungicida.

No caso da pomada, essa foi desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas.

Segundo esse grupo de estudo, a pomada pode ser capaz de eliminar as verrugas, causadas pelo HPV, quando aplicada 2 vezes por dia na região, e aparentemente não existem efeitos colaterais relacionados ao seu uso.

Além disso, acredita-se que ela consegue eliminar completamente o vírus, evitando o reaparecimento das verrugas genitais porque atua desidratando as células afetadas pelo vírus, até que elas secam, descamam e desaparecem.

No entanto, esta pomada foi testada em apenas 46 pessoas, e por isso ainda são necessários mais estudos que possam confirmar que o barbatimão realmente seja eficaz na eliminação do vírus.

Depois desse passo também é preciso obter a aprovação da ANVISA, que é o órgão responsável por regularizar a venda de remédios em território nacional até que esta pomada possa ser comprada nas farmácias, sob orientação médica.

O que é HPV?

O HPV, também conhecido como papilomavírus humano, é uma infecção que pode causar o surgimento de verrugas.

Essas verrugas geralmente surgem na região genital do homem ou da mulher, mas também podem afetar outras partes do corpo, como ânus, nariz, garganta ou boca.

O vírus HPV está diretamente ligado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como câncer de colo do útero, ânus, pênis, boca ou garganta.

Conclusão:

A casca-da-virgindade é a casa da planta chamada barbatimão. A casca dessa planta tem muitas propriedades medicinais e o chá feito com a casca é usado como banho de assento para mulheres, para tratamento do corrimento vaginal e algumas doenças ginecológicas.

A casca-da-virgindade possui propriedades antissépticas, adstringentes e cicatrizantes e é uma das plantas medicinais mais utilizadas no Brasil.

Existem estudos nos quais a casca-da-virgindade é a matéria-prima para sabonetes e pomadas, para tratamento de problemas ginecológicos, sobretudo relacionado ao HPV.

Fonte: http://maisestilo.net/2014/02/voce-conhece-a-casca-da-virgindade/

https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/barbatim%C3%A3o/casca-da-virgindade/

 

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *