Home / Plantas / Como Cuidar de Mini Espada-de-São Jorge?

Como Cuidar de Mini Espada-de-São Jorge?

As plantas são muito usadas para decoração e para a produção de chás medicinais, mas pouco se comenta a respeito do seu uso religioso. Sim, pois as plantas podem ser usadas com o objetivo de realizar a manutenção da sua fé ou religião, além de servirem muito bem para proteger as pessoas contra uma série de coisas negativas. Ao menos, é nisso que muitas religiões acreditam há muitos séculos. Dessa maneira, até os dias atuais ainda há uma série de processos religiosos envolvendo muitos tipos de plantas ou flores.

Esse é o caso da espada-de-são-jorge, que serve para proteger contra o mau olhado, funciona bem para cuidar da rebeldia dos filhos e ainda pode ajudar contra muitos outros problemas da vida cotidiana. Segundo as religiões afro-brasileiras, sobretudo, a espada-de-são-jorge é uma ótima arma quando se trata de acabar com diversos problemas.

Porém, além de servir para esse intuito, a espada-de-são-jorge ainda pode ser utilizada como planta ornamental, o que também é comum em todo o Brasil. Para que a planta seja utilizada para qualquer um dos objetivos, porém, antes é preciso que os cuidados com ela estejam em ordem. Nesse caso, é preciso saber cuidar da espada-de-são-jorge, sobretudo quando essa se apresenta em sua versão miúda, a mini espada-de-são-jorge. Veja abaixo como realizar o cultivo da cultura.

Como Cuidar da Mini Espada-de-São-Jorge

A mini espada-de-são-jorge exige cuidados muito semelhantes àqueles da espada-de-são-jorge grande, em sua versão amplificada. Dessa maneira, é comum que as pessoas tenham até mesmo as duas versões lado a lado em seu jardim, o que dá um belo contraste.

No caso, para cuidar da espada-de-são-jorge pequena, é preciso que o solo esteja muito bem adubado e também drenado da forma correta. Isso porque a espada-de-são-jorge guarda grandes doses de água em seu interior e vai usando essa água de forma lenta, fazendo com que o solo encharcado crie um ambiente perfeito para a proliferação de fungos.

Para adubar o solo, tenha muitas minhocas e material orgânico de qualidade, capaz de oferecer todo o necessário para o crescimento real da planta. Ademais, a planta gosta mais do ambiente interno, pois as altas e as baixas temperaturas são prejudiciais para a mini espada-de-são-jorge. Dessa forma, a sombra é ideal para o desenvolvimento da espada-de-são-jorge, desde que a planta esteja em locais de entrada de corrente de ar, além de receber o sol de maneira indireta.

Significados da Mini Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-jorge, seja em sua versão pequena ou quando se apresenta grande a imponente, possui sempre o significado de paz e de luta contra as negatividades espirituais da vida.

Essa planta é muito usada para fazer com que as pessoas mantenham um bom nível de paz em suas vidas, lutando contra os males e adversidades. A espada-de-são-jorge protege a casa e a família contra o mau olhado, mantendo afastadas as pessoas que não querem o seu bem. Quando a planta já está murcha e feia, isso quer dizer que ela já recebeu todo o mau olhado para ela e, assim, deve ser trocada por outras.

Nesse caso, é interessante que a espada-de-são-jorge seja jogada no mar ou em um rio, de forma a fazer com que essa planta murcha siga o seu caminho. Além disso, a mini espada-de-são-jorge ainda possui uso importante para a produção de oxigênio, o que faz com que a planta seja muito útil no dia a dia.

Contudo, o mais comum mesmo é ver a mini espada-de-são-jorge ou a grande espada-de-são-jorge em rituais religiosos, sempre para oferecer proteção. Muitos dos rituais individuais, na verdade, usam a planta no colchão, embaixo da cama.

Mini Espada-de-São-Jorge é Tóxica

A espada-de-são-jorge é uma planta muito tóxica, que não deve ser consumida pelas pessoas em hipótese alguma.

Contudo, acontece que a mini espada-de-são-jorge também é muito tóxica, por mais que seja menor e aparente ser mais amável. Dessa maneira, sempre tenha a sua espada-de-são-jorge em locais altos, longe do alcance das crianças, pois o envenenamento pode acontecer muito rapidamente após a ingestão da planta.

É importante, ainda, que essa planta seja mantida fora do alcance dos animais de estimação, pois os bichinhos caseiros adoram mastigar tudo o que veem e, caso mastiguem a folha da mini espada-de-são-jorge, podem morrer. Por mais que seja indicado não ter a espada-de-são-jorge quando há a presença de animais de estimação, pode ser que você goste muito da planta e a queira por perto. Isso é possível, desde que as medidas adequadas sejam tomadas.

Mini Espada-de-São-Jorge na Caixa de Madeira
Mini Espada-de-São-Jorge na Caixa de Madeira

Logo, evite deixar a mini espada-de-são-jorge ao alcance dos animais ou das pessoas mais desavisadas, seja colocando o vaso em locais altos ou, então, em locais afastados. Ademais, é fundamental também que a planta não esteja entre outras plantas, o que pode dificultar e identificação. Deixe a espada-de-são-jorge em posição visível, embora distante.

Uso da Mini Espada-de-São-Jorge Na Decoração

A espada-de-são-jorge pode ser usada para afastar as negatividades e também para a produção de oxigênio, duas das atividades mais comuns para essa planta. Porém, a espada-de-são-jorge também é muito útil quando se trata de decoração de ambientes. Isso porque, por mais que não haja cor na planta, sendo o verde das folhas predominante, é interessante notar como a espada-de-são-jorge cria bons contrastes e, dessa maneira, pode encaixar nos ambientes mais variados.

Mini Espada-de-São-Jorge Na Decoração
Mini Espada-de-São-Jorge Na Decoração

Com paredes brancas ao fundo, por exemplo, o verde da mini espada-de-são-jorge se destaca, fazendo com que todo o ambiente ao redor ganhe um tom de alegria. Além disso, é possível usar a espada-de-são-jorge logo na entrada da sua casa, em uma posição que os convidados não possam alcançar com facilidade – isso porque, como dito, a planta é muito tóxica. Outra opção interessante é ter a espada-de-são-jorge perto de quadros, pendurado na parede e no alto, como se fosse mais uma das obras de artes do local.

Em todo caso, por mais que não pareça à primeira vista, a mini espada-de-são-jorge oferece alternativas para quem deseja usar essa planta para a ornamentação. Dessa forma, com um pouco de criatividade é possível ter acesso a todo um mundo de possibilidades com a sua mini espada-de-são-jorge, que encaixa até mesmo em espaços pequenos.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *