Home / Plantas / Cores da Lantana: Lilás, Branca, Roxa, Amarela e Laranja com Fotos

Cores da Lantana: Lilás, Branca, Roxa, Amarela e Laranja com Fotos

Uma flor extremamente exuberante que sempre impressiona quem a conhece. Estamos falando da lantana (nome científico Lantana câmara), que também pode ser conhecida como cambarazinho, verbena arbustiva, cambará miúdo, camaradinha e muitos outros.

O que mais chama atenção da lantana são suas cores vibrantes e muito variadas. Além de tudo, possuem um cultivo muito fácil e podem ser uma boa aposta para aqueles que estão começando a investir na jardinagem. Acompanhe o artigo e conheça um pouco mais sobre a lantana. Preparado?

Características da Lantana

As lantanas são flores rústicas e que podem ser plantadas na estação da primavera. São práticas e costumam florir durante todos os meses do ano. A característica mais incrível dessa planta é que suas flores mudam de cor conforme vão amadurecendo e podemos ter pequenos buquês nas cores:  amarelo, vermelho, laranja  e roxo. Existem também uma espécie que apresenta flores brancas.

A planta pode chegar a alcançar dois metros de altura e é amplamente utilizada no paisagismo. Costumam atrair muito insetos, em especial, as borboletas que podem contribuir para um visual ainda mais lindo no seu jardim. Assim, a dica para manter os seus canteiros coloridos é investir na lantana e aguardar o seu festival de cores.

Elas costumam florescer com menos facilidade durante o inverno e se adapta a climas diversos, sendo encontrada em todas as regiões do país. Podem ser cultivadas de forma isolada, mas funcionam muito bem em cercas vivas e canteiros. Algumas espécies podem apresentar flores menores e o vegetal não chega a medir mais de cinquenta centímetros.

Como Cultivar a Lantana

As lantanas precisam de sol intenso para crescer de forma saudável. Possui grande resistência a doenças e pragas quando são tratadas de forma correta. Para isso é necessário atentar para a reposição de material orgânico no solo, além das regas regulares e da correta manipulação ao realizar o plantio.

Ao realizar o transplante procure cavar um buraco bem maior que a muda (um exemplo é  uma muda de dez centímetros que exige uma cavidade de vinte centímetros) e vá preenchendo com uma a mistura de matéria orgânico. Durante as três primeiras semanas você deve molhar a planta diariamente até a adaptação completa. Após esse período realize a rega apenas uma vez na semana. Já a  adubação deve acontecer a cada ano.

Outras Espécies de Lantana

No nosso país são diversas as espécies de lantanas que podem se desenvolver plenamente devido a facilidade do seu cultivo. Uma delas é a lantana-pendente (nome científico de Lantana montevidensis) e que pode chegar a medir um metro de comprimentos. Elas se adaptam muito bem em locais em que o clima é frio e pode ser perfeita para quem mora na região sul do Brasil.

Além disso, ela pode apresentar novas possibilidades cores e apresenta flores  amarelas e roxas em forma de um lindo degradé.  A espécie é originária da América do Sul e foi encontrada pela primeira vez no Uruguai. As minilatanas também  podem ser uma opção incrível para as suas composições aumentando ainda mais as possibilidades de combinação de cores.

Espécies de Lantana
Espécies de Lantana

Já a lantana branca possui a mesma cor de floração durante todo o amadurecimento das flores. A Lantana undulata  é nativa do nosso país e pode ser encontrada nas regiões Nordeste, Norte e Sul do país e se adapta muito bem ao nosso clima tropical. Para quem procura uma opção de flores pendentes essa pode ser uma opção incrível e que pode chegar a mais de um metro de altura.

Deve ser cultivadas em sol pleno e solo rico em adubo orgânico. As regas também acontecer semanalmente. Como já citamos anteriormente, a lantana é amplamente indicada para os aspirantes a jardineiros, pois possui um cultivo muito simples e rápido.

Ficha Técnica da Lantana

Curiosidades da Lantana
Curiosidades da Lantana

Veja algumas das informações mais importantes e detalhadas sobre esse vegetal:

  • Pertencem a família das verbenáceas e são nativas da América ( em especial América Central e do Sul)
  • Podem ser conhecidas por uma infinidade de nomes populares, dentre eles: cambará de cheiro, cambará e cambará.
  • Desenvolvem-se em arbustos de caule semilenhosos e podem chegar a medir dois metros de altura. Já as suas flores formam lindos buquês que encantam pelas cores que podem apresentar. Por esse mesmo motivo elas são conhecidas como plantas “arco-íris”. Muito legal, não é?
  • As folhas da lantana possuem aspecto rugoso e áspero. Para o plantio é ideal deixar um espaço sobrando na profundidade. Isso vai garantir que planta se desenvolva plenamente. A adubação pode ser feita com uma mistura de farinha de osso, mamona e o NPK 4-14-8
  • São plantas que adoram sol e podem ser expostas plenamente aos raios solares. Por esse motivo se dão muito bem com o clima tropical do Brasil.
  • A multiplicação pode acontecer por estaquia e menos frequentemente por sementes. O ciclo de vida da lantana é perene.
  • Você sabia que a lantana possui frutos? Além disso, é muito importante lembrar que ela é uma planta tóxica e pode causar problemas caso o seu consumo seja feito de maneira errada. A utilização com um tratamento terapêutico deve ser acompanhando por um médico, ok?
  • Outros nomes pelo qual é conhecida a lantana: Chumbinho, verbena arbustiva, bandeira espanhola, camaradinha, cambarazinho, dentre outros.
  • A mudança nas cores das flores acontece geralmente do centro do buquê para a periferia dele. Um verdadeiro espetáculo para os nossos olhos, não é mesmo?
Flor Lantana
Flor Lantana

E você? Conhecia essa espécie de flor que pode mudar de cor de acordo com o seu tempo de amadurecimento. A lantana pode ser uma boa opção para o seu jardim garantindo muita beleza e alegria para a sua casa. Além disso, você poderá acompanhar o espetáculo das borboletas que costumam ser atraídas pelas cores dessas belíssimas flores.

Ficamos imensamente felizes com a sua visita aqui no Mundo Ecologia e reforçamos o convite para que você continue acompanhando nossos artigos. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a lantana e as formas do seu cultivo é só nos deixar um comentário logo mais abaixo. Até mais!

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *