Home / Plantas / Quais são os Benefícios do Jamelão? E os Malefícios?

Quais são os Benefícios do Jamelão? E os Malefícios?

O jamelão é uma fruta pequena, arredondada e roxa. Poucas pessoas sabem que nessas pequeninas  e saborosas frutas, estão quantidades significativas de substâncias benéficas para a saúde humana. 

É o fruto da árvore conhecida cientificamente como Syzygium Cuminii. Ela está presente na família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, acerola, pitanga, araçá, entre outras. É originária da Índia, porém teve ótima adaptabilidade no Brasil e em vários outros países de clima tropical do mundo.

São pequenos frutos, extremamente saborosas que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde. Continue acompanhando este post para saber quais são os benefícios do Jamelão. Veja a seguir!

Jamelão: Quais são os Benefícios?

O Jamelão é um fruto rico em vitamina C, taninos e flavonoides, além de grande concentração de fósforo. É extremamente útil no combate de diversas doenças. Isso se deve ao fato dos benefícios não se concentrarem apenas na fruta e sim na árvore inteira. 

A casca da árvore do Jamelão é dotada de propriedades anti-inflamatórias, anti diabéticas e anticarcinogênicas. E na folha, são encontradas também propriedades que combatem a hipoglicemia. Ou seja, é uma árvore incrível, rica em propriedades, onde cada parte da planta, possui as suas em específico. 

No caso do Jamelão, as propriedades que se destacam são: os carboidratos, Vitamina C, cálcio, fósforo e claro, as fibras. 

Veja a seguir quais são os benefícios do Jamelão. É uma deliciosa fruta e você pode incluir ainda no seu cardápio, logo depois de ler todas as vantagens do consumo da mesma.

Contra a Leucemia

Leucemia
Leucemia

O jamelão é uma fruta rica em antocianina. Poucos sabem, mas elas são excelentes para eliminar do corpo as células leucêmicas presentes no sangue, evitando então uma possível doença. Existem diferentes estudos que comprovam o jamelão com quantidades significantes de antocianinas que auxiliam nesse tipo de combate. 

Rico em Fósforo

Quando falamos do jamelão, o fósforo é a propriedade que mais se destaca, isso se deve pelo fato da fruta possui cerca de 4 mg para um porção de apenas 100 gramas da fruta. 

Vale destacar que o fósforo tem função fundamental no nosso organismo, pois é ele responsável pelo crescimento dos dentes e ossos. Além disso, ele é capaz de produzir o ATP, que é utilizado principalmente no armazenamento de energia. 

Rico em Antioxidantes

Jamelão no Pé
Jamelão no Pé

O jamelão é fruto rico em antioxidantes. Na sua composição estão presentes grandes quantidades e assim defendem o organismo de decorrentes males. O antioxidante é fundamental na defesa do nosso corpo, eles são capazes de prevenir ou pelo menos atrasar qualquer tipo de dano à célula. 

Eles inibem os substratos oxidáveis, são fundamentais na defesa das células contra os mais variados radicais livres. O consumo do Jamelão pode ajudar você a consumir essas importantes substanciais e fortalecer o seu organismo. A maior concentração de antioxidantes está presente nas sementes, no interior da fruta. 

Contra o Câncer

Como o Jamelão possui muitos antioxidantes, ele também ajuda no combate ao câncer. Isso porque protege as células, e desta maneira, não deixa os radicais livres de um possível câncer se manifestar dentro delas. 

Vitamina C

Na fruta também há abundância de Vitamina C, essa vitamina tão importante para o nosso sistema imunológico. Como em diversas outras frutas da família Myrtaceae, o jamelão é identificado como uma das frutas onde está presente a maior quantidade de vitamina C.

Comendo Jamelão
Comendo Jamelão

A Vitamina C é muito importante para o nosso organismo. Ela é um antioxidante, além disso é capaz de proteger contra diversas doenças. Ela também é importante na fortificação dos ossos, para a pele e também para os tecidos. Também auxilia na absorção do ferro por parte do organismo. 

Contra a Diabetes

O mel possui propriedades capazes de diminuir o nível de açúcar no sangue, com isso, o nível de açúcar no sangue é reduzido. Para pessoa com diabetes é uma excelente alternativa. Isso se deve aos seus glicosídeos e alcalóides, esses dois componentes transformam a glicose em energia e não deixam que ela aumente, agindo então como uma insulina. 

O jamelão é uma fruta muito indicado para o consumo diário. Porém, é fundamental saber existem algumas contraindicações, alguns malefícios que eles podem causar para determinadas pessoas. Veja a seguir quais são eles! 

Quais são os Malefícios do Jamelão?

Suco de Jamelão
Suco de Jamelão

O jamelão possui muitos benefícios, mas é preciso ficar atento para quem pode consumir. O seu consumo em excesso não é indicado para gestantes ou em período de amamentação, além disso, pessoas diabéticas, que possuem baixos índices de açúcar no sangue, não devem consumi-la também, isso porque corre o risco de acontecer hipoglicemia. 

Os benefícios são muitos, e os malefícios são poucos. Para gestantes o consumo não é proibido, claro, apenas o excesso é que faz mal. Porém, para os diabéticos é preciso muita atenção, já que ela reduz os níveis de lucar no sangue e quem já possui esses índices baixos, pode piorar a situação. 

Vale destacar que o jamelão é uma fruta muito nutritiva e cheia de propriedades, porém, é preciso incluí-la dentro de uma dieta, essa que seja nutritiva, saudável, e balanceada. Com o jamelão sendo consumido com moderação, junto a outras frutas, com grãos, sementes, etc. 

O Consumo do Jamelão

A fruta pode ser consumida de inúmeras maneiras. Pode ser na composição de sobremesas, de geleias, tortas, molhos como também em licores e bebidas em geral. 

Um consumo muito comum do jamelão é através do chá de suas folhas. Confira a receita abaixo: 

Para fazer o chá de jamelão você precisará de:

  • 10 folhas de jamelão
  • 500 ml de água
    Apanhando Jamelão do Pé
    Apanhando Jamelão do Pé

Para fazer é simples, basta ferver a água dentro de uma panela, quando notar que as primeiras bolhas estão saindo, desligue o fogo e depois coloque as folhas de jamelão para descansar dentro da panela e tampe-a.

Deixe por alguns minutos (5-10) e depois passe em um peneira para sair os pedaços da folha. Pronto! O chá já está pronto para servir e fortalecer o sistema de defesa do organismo com as propriedades do Jamelão. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! Acesse outros posts para ficar por dentro do mundo das frutas, plantas e animais. 

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *