Home / Plantas / Tudo Sobre a Couve Flor

Tudo Sobre a Couve Flor

Origem

A couve flor é um vegetal pertencente a família das Brassicáceas, junto com o brócolis, a couve e o repolho. É oriunda da região do Mediterrâneo, como o brócolis, e foi levado à Europa ainda no Século XVI. Existem registros de que já era cultivada pelos egípcios e turcos a pelo menos 1500 anos atrás, mas foi na Europa, no século XVI onde foi descrita como couve flor, diferenciando suas características do brócolis, pois antes não havia muita distinção entre as duas espécies.

Prefere temperaturas mais frias, para passar da fase vegetativa para a fase reprodutiva. Por isso lá se desenvolveu tão bem. O vegetal chega ao Brasil a partir dos imigrantes italianos. Por aqui teve uma excelente adaptação, sendo mais cultivado nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O cultivo da couve flor beneficia desde pequenos produtores familiares, que cultivam pequenas áreas do produto, quanto empresas agrícolas, pois é um vegetal que quando cultivado da maneira certa e com os cuidados necessários, pode ser lucrativo, porém é muito exigente quando se trata da mão de obra, principalmente na hora da colheita.

É uma planta que com o passar do tempo entrou no gosto de todas as culturas, sendo cultivado em muitas regiões do globo.

A couve flor pertence à mesma família do brócolis, da couve e do repolho. Trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, com o passar do tempo caiu no gosto de todas as culturas
A couve flor pertence à mesma família do brócolis, da couve e do repolho. Trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, com o passar do tempo caiu no gosto de todas as culturas

Características

A couve flor é uma planta bienal, herbácea onde possui um sistema radicular superficial, onde está presente um caule grosso e pequeno, sua coloração pode variar entre o verde claro e o escuro. Suas folhas são redondas, e os pecíolos são achatados.

O vegetal é uma fonte muito rica de nutrientes, estando presentes as vitaminas B5, B6, B9 e C, além de manganês e vitamina K. Além dos minerais: potássio, cálcio, enxofre, fósforo e ferro.

É recomendável que se consuma a couve flor todos que desejam manter uma dieta mais equilibrada e mais saudável. Além de possuir sabor e aroma muito bons, o vegetal ainda tem uma fácil digestão, podendo ser consumido por todas as idades, inclusive crianças.

O mais indicado é que a consuma cozida, de preferencia a vapor. Mas também pode ser consumida crua, empanada ou gratinada. Existem pratos que ficam deliciosos com o acréscimo da couve flor.

Variedades

Entre as variedades mais consumidas do vegetal está presente a couve flor branca, que é o tipo mais comum, mais cultivada e vendida. Está que é rica em nutrientes que nosso corpo precisa. Apenas um copo da couve flor já preenche 90% do necessário que precisamos diariamente.

Outra variedade de couve flor, porém, menos comum, é a couve-flor verde. Está teve sua origem a partir da mistura da couve-flor branca com o brócolis, por isso a cor verde vibrante. Seu gosto é mais adocicado que a couve flor branca, além de possuir maior numero de vitaminas C. É mais indicado é o consumo do alimento cozido.

Outra variedade é a couve-flor roxa, está que é mais rara de encontrar que as outras. Ela possui folhas grandes e verdes e o caule pequeno e grosso, como as outras couves, porém, ao abri-lo, se encontra uma cabeça roxa na parte interior do vegetal. Seu sabor é mais leve que as couves e também tem um menor tempo de cozimento, quando é cozida, sua coloração muda de roxo para verde.

O tipo mais comum de couve flor é a branca, mas podemos encontrar também a verde, resultado da mistura com o brócolis e até mesmo roxa
O tipo mais comum de couve flor é a branca, mas podemos encontrar também a verde, resultado da mistura com o brócolis e até mesmo roxa

Como Plantar

De preferencia plantar em áreas com climas mais suaves e amenos. Onde o terreno seja argiloso, alcalino e que possua muita matéria orgânica. É fundamental que se escolha um local onde a planta receba ao menos 6 horas de sol por dia, mas se passar muito desse tempo, ao vegetal pode não se adaptar muito bem a grande exposição ao sol.

As épocas do ano mais indicadas para planta-la é entre Janeiro e Março (Verão-Outono), Maio e Junho (Outono-Inverno) e Julho a Setembro (Inverno-Primavera), lembrando que cada variedade tem o seu período ideal para plantio, então antes de escolher a semente, pesquise em qual época do ano ela é mais indicada para plantio.

Uma das indicações mais recomendáveis para o plantio da couve é o transplante de mudas ao invés de sementes. Você pode obter as mudas em lojas de jardinagem ou viveiros de sua região.

Ao adquiri-la, cave o solo e enterre sua muda até chegar ao caule, é necessário que deixe a terra firme e regue a muda. Mas caso queira cultivar sementes também é possível, de preferencia faça a germinação antes em um local fechado com tampa enrolado por um papel toalha úmido, e depois afunde as sementes na terra por volta 0,5 cm a 1,25 cm. Lembre-se de nunca deixar o solo encharcado.

A planta precisa de muita umidade e nutrientes para crescer saudável e eficiente, caso não receber os cuidados necessários, ela crescera deficiente e o resultado não será o esperado, ela terá deficiência na cor, no sabor e na textura.

Se for necessário, não hesite em utilizar pesticidas para o controle de pragas e fungos, que são muito comuns em plantações de couve-flor. Também quando necessário utilizar fertilizantes para o aprimoramento e fertilização do solo.

Quando a couve-flor está crescendo, uma pequena cabeça branca forma-se no centro da folha, que se ficar exposta ao sol durante esse período de crescimento, ela ficará amarelada. Para evitar isso, existe um processo em que consiste dobrar as folhas da planta sobre esta cabeça, para protegê-la, é um método bem eficaz no combate a alta luminosidade.

Quando sua planta estiver com grande, firme e branca, com mais ou menos 15 centímetros de diâmetro é a hora de colhê-la. Corte a cabeça presente na base planta, deixando ainda algumas folhas com ela para protege-la. Lave-a e ela estará pronta para o consuma

Existem duas maneiras eficazes de armazenar a couve, na geladeira onde ela pode ficar até uma semana e também no congelador, onde fica congelada e armazena por um período maior.

Porque Comer Couve-Flor: Benefícios

A couve-flor é um excelente alimento no combate ao câncer, pois contem antioxidantes capazes de reter mutações celulares, combatendo câncer como o de mama, de cólon, de próstata e na cervical. Possui sulforafano, o que deixa a planta com um gosto mais amargo, porém é um forte combatente que auxilia na saúde do coração, além de possuir substancias anti-inflamatórias, desintoxicantes, devido a sua grande quantidade de fibras ainda auxilia na digestão e deixa os ossos mais fortes devido a presença do cálcio.

Veja também

Planta Mini Clusia: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

A variedade de plantas que temos na natureza é tão grande que muitas se parecem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *