Home / Plantas / Nomes de Orquídeas de Cachos

Nomes de Orquídeas de Cachos

Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas estão se interessando pelo mundo das flores e da jardinagem. Indicada até mesmo por profissionais como um hobbie calmante, a jardinagem é excelente para a natureza e ainda deixa a sua casa mais bonita.

Seja pela jardinagem seja por outros motivos, plantar flores é uma atividade muito interessante; mas que exige cuidados e experiência para que tudo corra bem e a flor cresça saudável e bonita. Para conseguir cuidar de uma flor, é necessário que você a conheça e saiba suas propriedades.

As orquídeas são flores muita escolhidas na hora de fazer o plantio, e por isso muitas pessoas buscam informações sobre elas antes de começar o cultivo. Porém, nem sempre essas informações são fáceis de achar.

Portanto, neste artigo iremos te mostrar alguns nomes/tipos de orquídeas de cachos encontradas na natureza. Te mostraremos também quais as suas características, propriedades, como cultivá-las e muito mais! Continue lendo para aprender tudo sobre as orquídeas de cachos.

O que são Orquídeas de Cachos?

Antes de mais nada, é essencial que você entenda bem o que são as orquídeas de cachos e porque elas recebem esse nome.

Em primeiro lugar, as orquídeas são plantas que fazem parte da família Orchidaceae e estão presentes em todos os continentes do mundo, menos na Antártica. Ela é uma planta muito famosa no Brasil, já que se desenvolve principalmente em climas tropicais e em solos férteis para suas necessidades. Em segundo lugar, essa é uma das maiorias famílias de plantas que existem, e por isso as orquídeas são divididas em diversas categorias, como as orquídeas de cachos.

As orquídeas de cachos nada mais são do que orquídeas que possuem suas flores dispostas ao longo de longas hastes penduradas, o que faz com que elas se pareçam cachos. Por conta dessa condição, ela é muito utilizada em decorações e como elemento compositor de urbanismos.

Vamos ver agora alguns nomes de orquídeas de cachos que você pode tanto encontrar no mercado quanto plantar na sua casa (da maneira que ensinaremos, para que você faça corretamente).

Orquídea de Cachos Cymbidium Leopardo

Ela é considerada o patinho feio das orquídeas, mas ao mesmo tempo também é muito amada por muitas pessoas. Suas flores manchadas são o motivo da polêmica: geralmente, a Cymbidium leopardo apresenta coloração branca e marrom nas flores.

Essa flor deve ser mantida no sol ameno e também nas temperaturas do aparecer da noite, geralmente elas não aguentam climas muito quente como o do Nordeste. Ela não dá trabalho para regar, já que a rega deve ser feita uma vez na semana e sem muitos encharcamentos; é claro que a frequência de rega irá depender da necessidade visível da sua flor, mas na média a frequência não passa dessa que citamos.

É importante lembrarmos que nem todas as orquídeas do gênero Cymbidium possuem essas características, já que aqui nós estamos falando especificamente das orquídeas da espécie Cymbidium leopardo.

Orquídea de Cachos Oncidium

As orquídeas Oncidium são conhecidas popularmente como orquídeas chuva de ouro. Isso porque elas são orquídeas de cacho (possuem as hastes caídas como uma espécie de “chuva”) e possuem coloração amarelada.

Existem cerca de 600 espécies dessa orquídea na natureza e elas são – em sua maioria – epífitas, o que significa que elas crescem em volta de árvores e precisam de apoio para se desenvolver. Essa orquídea é encontrada principalmente no Brasil, no Paraguai e na Argentina (mais especificamente no Norte).

Orquídea de Cachos Oncidium

Geralmente, a época de floração delas é no período mais ameno do ano (na primavera) indo de agosto a setembro. Quando cresce, ela é considerada uma planta de porte médio; não temos como dar um tamanho preciso, já que tudo depende da espécie, mas a orquídea chuva de ouro costuma medir de 30 centímetros a 75 centímetros.

Para quem está pensando em cultivar, a boa notícia é que essa flor não é nem um pouco exigente e extremamente adaptável, o que faz com que ela seja perfeita para pessoas que não tem muita experiência com cultivo de flores ainda.

Orquídea de Cachos Capanemia Superflua

Encontrada principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, essa orquídea é considerada de cultivo complicado, e por isso pode não ser recomendada para pessoas que ainda não têm muita experiência com plantações e não sabem muito bem o que fazer com a flor.

Ela é uma planta de porte pequeno e produz micro-flores durante a floração, que dura uma média de 15 dias e ocorre principalmente nas épocas de verão e primavera.

Para quem tem interesse em cultivar, apesar dela ser de difícil cultivo, essa não é uma atividade impossível. Basta escolher o substrato certo e regar da maneira adequada. Após isso, resta torcer para que ela se adapte ao solo.

Quanto ao substrato, essa flor aceita vários tipos, mas o mais recomendado é uma placa de maneira que dará um maior suporte às hastes. Na hora de adubar, a prioridade deve ser adubos orgânicos feitos de folhas, sendo que ele deve ser colocado a cada dois meses.

Por fim, é importante lembrar que mesmo se seu plantio não der certo uma vez, continue tentando! Muitas plantas são consideradas de plantio complexo mas acabam por se acostumar ao ambiente ao qual estão inseridas; além disso, você também se acostuma com os hábitos de planta e começa a pegar o jeito no cultivo! No fim, você terá uma orquídea de cachos maravilhosa para chamar de sua.

Não conhecia muito bem as orquídeas de cacho? É muito interessante aprendermos coisas novas para ampliar nossos horizontes. Após esse texto você já conhece três diferentes espécies de orquídeas de cachos e sabe até mesmo dicas para cultivá-las. Agora basta escolher a espécie que mais te agrada e começar a plantar na sua própria casa, com certeza você não irá se arrepender quando vir as flores nascendo de maneira tão natural!

Agora que você decidiu fazer seu próprio plantio em casa, quer saber um pouco mais sobre cuidados com orquídeas? Você pode ler também: Água de arroz para orquídeas como fertilizante é bom?

Veja também

Crisântemo Murchando ou Doente, O Que Fazer?

Os crisântemos têm uma imunidade relativamente forte, portanto, a prevenção precoce ajudará a evitar problemas. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *